Elon Musk é investigado por possíveis violações ao mercado na compra do Twitter

O proprietário do X, nome atual da plataforma, teria sido convocado a testemunhar, mas não compareceu ao último depoimento

© Getty Images

Tech Economia 06/10/23 POR Estadao Conteudo

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), órgão regulador do mercado financeiro no pais, investiga se o bilionário, Elon Musk, violou as leis de valores mobiliários ao comprar ações do Twitter. A informação foi divulgada pela agência de notícias Bloomberg, nesta quarta-feira, 5. O proprietário do X, nome atual da plataforma, teria sido convocado a testemunhar, mas não compareceu ao último depoimento.

Musk estaria sendo investigado desde abril de 2022 quando iniciou o processo de compra do Twitter por US$ 44 bilhões - antes de comprar a rede social, ele adquiriu 9,2% das ações, mas só reportou a transação para as autoridades no mês seguinte, o que contraria as regras do regulador local. A comissão solicitou milhares de documentos inclusive de outras pessoas envolvidas na transação.

O empresário testemunhou duas vezes, em julho de 2022, e deveria ter dado novo depoimento em 15 de setembro de 2023, ele não compareceu. Segundo a comissão, o dono do X teria feito uma série de objeções à investigação, alegando que o caso não deveria ser tratado em São Francisco. Agora, a SEC quer forçar o bilionário a comparecer para um novo depoimento.

Durante o processo, os investigadores sugeriram novas datas e a possibilidade de mudança do local para coleta do testemunho para a cidade Fort Worth, Texas, onde Musk reside legalmente, mas o empresário não voltou atrás. Em comunicado, o advogado de Elon Musk, Alex Spiro, confirmou as informações, afirmando que a comissão "tomou o testemunho do Sr. Musk várias vezes nesta investigação equivocada" e enfatizou "já chega".

O processo ocorre de "maneira contínua e não pública". Declarações e divulgações feitas sobre as transações de ações estão sendo revisadas, de acordo com um documento entregue ao Tribunal Federal em San Francisco. Centenas de documentos já estão nas mãos das autoridades estadunidenses.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama boletim médico Há 17 Horas

Maidê Mahl está internada em estado grave, diz hospital

politica BOLSONARO-SAÚDE Há 11 Horas

Bolsonaro se sente mal e vai a hospital antes de ato na avenida Paulista

fama Redes Sociais Há 11 Horas

Suzana Alves, ex-Tiazinha, mostra rotina após se converter

fama Deolane Bezerra Há 11 Horas

Carlinhos expõe afastamento de Deolane antes de prisão

politica Governo Há 15 Horas

Lula demite Silvio Almeida após acusações de assédio sexual

fama ELIEZER-CARMO Há 15 Horas

'Nunca quis ser pai, estava pouco me lixando', diz Eliezer

justica Dartford Há 15 Horas

Amigo é suspeito de esfaquear casal de brasileiros na Inglaterra

fama Bets Há 16 Horas

Com Deolane presa, irmãs postam publis do 'Jogo do Tigrinho'

brasil Maceió Há 9 Horas

Estudante aponta arma para colega durante briga em faculdade; vídeo

fama família real britânica Há 9 Horas

Autora revela desabados de Diana durante casamento com Charles