Krenak é o primeiro indígena eleito à Academia Brasileira de Letras

Ailton Krenak foi eleito com 23 dos 39 votos

© Wikimedia / Coletivo Garapa

Cultura Brasil 07/10/23 POR Agência Brasil

O primeiro indígena a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, Ailton Krenak, de 70 anos, é filósofo, ambientalista e também o grande responsável por convencer os deputados constituintes, a votar e reconhecer na Constituição de 1988 os direitos dos povos indígenas. Krenak disse que ficou surpreso com sua admissão na ABL, já que, segundo ele, é uma instituição que historicamente nunca se abriu para a diversidade das culturas dos povos originários.

Ele enfatizou que dezenas de meninos e meninas indígenas estão seguindo seu exemplo, escrevendo livros e espalhando o pensamento indígena de uma forma ampla e coletiva. Para ele, a eleição da ABL ter acontecido no dia 05 de outubro, mesmo dia em que a Constituição completou 35 anos, não foi uma coincidência e sim um eixo que se completa e que vai fazer as novas gerações e instituições aprenderem com o tempo a se abrir para a diversidade. A artista indígena Daiara Tukano, considerou a eleição de Krenak para a ABL um marco histórico.

Ailton Krenak foi eleito com 23 dos 39 votos. Ele assume a cadeira número 5, que pertenceu a Raquel de Queiroz e também a José Murilo de Carvalho, falecido em agosto deste ano. Disputaram com Krenak a historiadora Mary del Priore e o escritor também indígena Daniel Munduruku, que obtiveram, respectivamente, 12 e 4 votos.

Krenak nasceu em 1953, na região do vale do rio Doce, em Minas Gerais, território do povo Krenak, um local afetado pela atividade de extração de minérios. Krenak é ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas. É comendador da Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República e Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Krenak organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia e contribuiu para a criação da UNI, a União das Nações Indígenas.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica DEBATE-SP Há 11 Horas

Datena agride Marçal com cadeirada e é expulso de debate da TV Cultura

politica PABLO-MARÇAL Há 8 Horas

Equipe de Pablo Marçal diz que ele fraturou a costela e segue no hospital

mundo Inglaterra Há 10 Horas

Professora fica paraplégica após acidente com barra de 120 kg em academia

fama Michael Jackson Há 11 Horas

Morre Tito Jackson, irmão de Michael Jackson, aos 70 anos

politica Eleições Há 1 Hora

Marçal é detonado por eleitores após provocar Datena: "Desserviço"

justica Pé de Serra Há 9 Horas

Ex-jogador de futebol é encontrado morto na Bahia

justica MORTE-SP Há 8 Horas

Estudante que ligou para o namorado e pediu socorro é achada morta em SP

esporte Caio Paulista Há 10 Horas

Ex-mulher de Caio Paulista diz ter sido vítima de agressões; entenda

lifestyle Ovos Há 9 Horas

Como saber se um ovo está estragado usando a lanterna do seu celular

fama Jennifer Lopez e Ben Affleck Há 9 Horas

Jennifer Lopez e Ben Affleck vistos juntos pela 1.ª vez desde separação