Palmeiras junta os cacos após queda da Libertadores e pega Santos embalado no Brasileirão

No clássico com o Santos, neste domingo, na Arena Barueri, o Palmeiras colocará à prova a frase do português para se reencontrar no Brasileirão

© Divulgação / Palmeiras FC

Esporte Clássico 08/10/23 POR Estadao Conteudo

O técnico Abel Ferreira tem como um de seus mantras a ideia de que o time tem "24 horas para comemorar ou lamentar" resultados antes de retomar a concentração para o próximo desafio. No clássico com o Santos, neste domingo, na Arena Barueri, o Palmeiras colocará à prova a frase do português para se reencontrar no Brasileirão após a eliminação na semifinal da Libertadores diante do Boca Juniors.

Do outro lado, porém, a equipe alviverde não terá moleza. O Santos conseguiu se recuperar com Marcelo Fernandes em seu comando técnico, deixou a zona de rebaixamento e tem mostrado uma postura em campo convincente. Um duelo com um rival dolorido é a oportunidade perfeita para alcançar o terceiro triunfo seguido e deixar concorrentes para trás.

Um dos trunfos do Santos para sair com a vitória atende pelo nome de Marcos Leonardo. Se balançar as redes, ele entrará para o top 50 de maiores artilheiros da equipe da Vila. O atacante de 20 anos foi fundamental na vitória sobre o Bahia por 2 a 1 e na goleada por 4 a 1 sobre o Vasco e busca seu primeiro gol contra o rival alviverde. O sistema alvinegro está montado para o jovem brilhar.

Um cenário oposto é o que se encontra no Palmeiras. Enquanto o time sofre para fazer gols (dois nos últimos quatro jogos), o técnico Abel Ferreira insiste em deixar os jovens no banco mesmo sendo nítida a mudança de comportamento do time com Endrick, Kevin e Luís Guilherme em campo.

Na rodada passada, contra o Red Bull Bragantino, Abel colocou garotos em campo e viu o Palmeiras fazer uma apresentação razoável apesar da derrota por 2 a 1. Contra o Boca, retomou a formação titular que não tem dado certo e não teve tempo suficiente para reagir e evitar que a decisão fosse para os pênaltis.

"Eu durmo na cama que eu faço, não na que fazem para mim. Eu perco e ganho com as minhas ideias, não com as dos outros", expressou o português após a queda na Libertadores. Resta saber se diante dos resultados negativos, Abel fará alterações na equipe titular. A distância para o líder Botafogo é de oito pontos, restando 13 partidas, uma delas um confronto direto no Rio.

No Santos, apesar da confiança em processo de recuperação, a ausência de atletas importantes preocupa. O meia Lucas Lima, o atacante Soteldo, o lateral-esquerdo Dodô (titulares) e o volante Rodrigo Fernández (reserva) não vão jogar porque estão cumprindo suspensão. Messias, Nonato e Morelos devem ganhar um lugar no time titular. Os santistas consideram favorável o fato de o Palmeiras ter de mandar o jogo em Barueri por causa do show, na próxima semana, do cantor canadense The Weeknd no Allianz Parque.

"Como o Palmeiras não jogará no seu estádio, vamos tentar tirar proveito dessa situação, já que em Barueri o gramado não é sintético. Essa nossa sequência de vitórias foi muito importante. Foram dois confrontos diretos e tive a oportunidade de voltar a exercer essa função de ala, dessa vez pela direita. O Marcelo tem me orientando bastante sobre o posicionamento e estou fazendo de tudo para me aprimorar cada vez mais", avaliou Lucas Braga.

Outra condição que o Santos tentará derrubar no domingo é um longo tabu contra o Palmeiras que já dura quatro anos. Nos últimos 12 encontros entre alvinegros e alviverdes, os jogadores do time da capital puderam comemorar em nove oportunidades, além de três empates. A última vitória santista aconteceu em outubro de 2019, na Vila, pelo Brasileirão (2 a 0).

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 17 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 19 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 19 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 18 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 20 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 19 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 20 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 19 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 20 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 18 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia