Lira diz que Câmara trabalha para melhorar economia e defende aprovação da reforma tributária

Em sua avaliação, a aprovação da matéria no Congresso "permitirá um imenso salto de qualidade à economia brasileira".

© Getty

Economia Lira 13/10/23 POR Estadao Conteudo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), destacou o papel da Casa em aprimorar a economia do Brasil com a aprovação do novo arcabouço fiscal e da reforma tributária - que segue em tramitação no Senado. Em sua avaliação, a aprovação da matéria no Congresso "permitirá um imenso salto de qualidade à economia brasileira".

PUB

A declaração ocorreu nesta quinta-feira, 12, em participação do Fórum Parlamentar sobre LiFE (Estilo de Vida para o Meio Ambiente), em Nova Délhi, na Índia.

Na viagem, o alagoano assumirá a presidência do P20, o grupo de presidentes de parlamentos do G20.

A fala de Lira sobre a reforma tributária, contudo, ocorre em meio a um cronograma apertado para concluir a votação da matéria neste ano, após o relator do texto no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), ter pedido adiamento.

A previsão agora é que o parecer seja apresentado no dia 24. A votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), por sua vez, deve ocorrer somente em novembro.

A reforma deve voltar para a Câmara, já que os senadores provavelmente aprovarão o texto com modificações em relação ao que passou pelo crivo dos deputados. A Casa comandada por Lira, contudo, está com a pauta congestionada.

No discurso desta quinta-feira, Lira comentou que o principal desafio da humanidade é encontrar "caminhos e soluções viáveis" para conciliar as demandas por crescimento econômico, inclusão social e proteção ambiental. "Essas são as três dimensões inseparáveis do desenvolvimento sustentável - objetivo tão nobre quanto complexo de ser alcançado", disse.

Em sua avaliação, o objetivo é ainda mais decisivo e difícil para os países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. "Precisamos, todos, abraçar formas colaborativas no plano internacional para promover os objetivos de desenvolvimento sustentável em benefício de toda a humanidade, e não apenas dos privilegiados de sempre", afirmou.

Para isso, segundo o deputado, os parlamentos precisam "estar na vanguarda de todos esses esforços".

"Nossos Parlamentos devem ser vocais na reafirmação e implementação dos compromissos dos países desenvolvidos quanto ao financiamento da luta contra as mudanças climáticas", comentou o presidente da Câmara.

Lira citou a posição de destaque do Brasil nos diálogos internacionais sobre o meio ambiente e repetiu a prioridade da chamada "pauta verde" no Congresso Nacional.

De acordo com ele, há três temas que estão no horizonte da Câmara para apreciação no curto prazo: regulamentação do mercado de carbono; marco regulatório do aproveitamento energético offshore; e marco regulatório da transição energética com ênfase no uso de hidrogênio.

Em paralelo a essas iniciativas, Lira disse que o Parlamento brasileiro continua a trabalhar pela ampliação do uso de biocombustíveis sustentáveis.

"O Parlamento do Brasil já provou que deseja e sabe fazer a diferença nas discussões sobre desenvolvimento sustentável. Contem com o nosso apoio e empenho para avançarmos também no plano internacional", afirmou o presidente da Câmara.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Lido di Camaiore Há 17 Horas

Brasileira atropela sete pessoas e mata duas jovens turistas na Itália

fama Educação Há 16 Horas

Colégio nega matrícula para filhos de Cristiano Ronaldo em Portugal

mundo TikTok Há 16 Horas

Tendência viral no TikTok leva crianças ao hospital com queimaduras grave

politica ALEXANDRE-MORAES Há 15 Horas

Parlamentares dos EUA querem cancelar vistos de Moraes e de outros ministros do STF

fama Gal Costa Há 18 Horas

Viúva e filho de Gal Costa chegam a acordo sobre herança e venda de casa

fama Família Cazarré Há 17 Horas

Com filha internada, Letícia Cazarré reflete sobre a luta de Guilhermina

mundo EUA Há 17 Horas

Menino de 12 anos salva pai durante ataque de urso de 90kg

fama O-KANNALHA Há 12 Horas

Quem é O Kannalha, músico de 27 anos que se envolveu com Preta Gil

justica Ceará Há 18 Horas

Idosas são presas por mandar matar irmã e cunhado em disputa de herança

brasil Rebouças Há 18 Horas

Aluna de 10 anos passa mal em escola no Paraná e morre após ser socorrida