A guardiã por trás da fada: Rayssa faturou o ouro com a mãe como suporte

A caminhada nos Jogos Pan-Americanos de Santiago foi um tanto quanto diferente para a dupla inseparável

© Getty

Esporte RAYSSA-LEAL 23/10/23 POR Folhapress

 (UOL/FOLHAPRESS) - Há quem pense que fadas são tão poderosas que não precisam de ninguém por trás. Não é bem assim. Rayssa Leal, a Fadinha do skate, tem uma guardiã muito especial: a mãe Lilian Mendes, que também é conselheira, técnica e manja de skate tanto quanto a filha.

PUB

A caminhada nos Jogos Pan-Americanos de Santiago foi um tanto quanto diferente para a dupla inseparável. Pela primeira vez, Rayssa e Lilian não dormiram juntas no mesmo quarto durante o período de competições e também não conseguiram se ver. A atleta brasileira ficou dentro da Vila Pan-Americana com a amiga skatista Pâmela Rosa.

Nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, Lilian Mendes recebeu uma credencial especial e pôde ficar com a filha na Vila Olímpica e teve acesso irrestrito. Na época, Rayssa tinha 13 anos e foi a atleta mais jovem da história a participar dos Jogos Olímpicos e, por isso, o Time Brasil abriu exceção.

O último sábado foi o dia em que as duas conseguiram matar as saudades. Antes mesmo de começar a competição, Rayssa atravessava a pista da arena de skate durante o aquecimento para ouvir os conselhos da mãe na arquibancada. Concentrada, Lilian só tinha olhos para a pequena — que já está crescendo. A Fadinha brasileira está com 15 anos e explicou ao UOL que era importante ter a ajuda da mãe naquele momento.

"Ela não pôde ficar na Vila comigo, então já estava praticamente uns seis dias sem vê-la. Como já tínhamos montado a estratégia, ela falou para eu ir com confiança e aí a gente só estava matando a saudade mesmo. Ela me passa uma segurança que outras pessoas não conseguem por ela ser minha mãe e minha coach. Enfim, com ela, eu me sinto bem mais forte, me ajuda bastante", disse Rayssa logo após ganhar a medalha de ouro no skate street.

Finalmente, após a competição, as duas puderam celebrar juntas com toda a equipe. No fim do dia, Lilian acompanhou Rayssa na Casa Brasil, em Santiago, para ver a filha adicionando seu ouro no contador de medalhas que o COB montou no espaço especial.

Não há dúvidas de que Rayssa é um dos principais destaques do Time Brasil e, consequentemente, uma das atletas mais requisitadas, o que faz Lilian também ser uma personagem importante. Apesar disso, a guardiã da Fadinha prefere se manter longe dos holofotes.

O foco de Lilian é na filha, e nada mais justo: ela é mãe, treinadora, conselheira, amiga, é tudo. Para Rayssa, a guardiã Lilian sempre estará lá, atenta nas melhores manobras que possam fazer a Fadinha brasileira voar em todas as competições.

Leia Também: Natação ganha ouro e quebra recorde no Pan-americano do Chile

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama MC Mirella Há 21 Horas

MC Mirella expulsa os pais de casa: "Não quero mais morar junto"

politica Bolsonaro Há 19 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

fama Problemas de Saúde Há 21 Horas

Ator da Globo que pediu Pix é novamente internado

mundo Dominique Pelicot Há 21 Horas

Homem que permitiu estupros da esposa por 10 anos: 'Vou morrer como cão'

politica BOLSONARO-PF Há 12 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

fama Gisele Bündchen Há 20 Horas

Grávida e radiante, Gisele Bündchen exibe barriguinha ao ir à academia

lifestyle Saúde Há 21 Horas

Quatro sinais de que você está consumindo açúcar em excesso diariamente

justica São Paulo Há 19 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

esporte Indefinição Há 13 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

fama KIM-KARDASHIAN Há 21 Horas

Kim Kardashian sensualiza com seu robô da Tesla, adquirido por R$ 170 mil