O que é sapiossexualidade e por que isso rende tanta polêmica?
Sinais e sintomas da "orientação" s-xual divisiva que prioriza a inteligência
O que é sapiossexualidade e por que isso rende tanta polêmica?
Se você aprecia a inteligência em um parceiro, parabéns: você é como a maioria das pessoas neste planeta! Mas não pense que só isso faz de você um sapiossexual.
Sapiossexuais são descritos como pessoas que são física, emocional, romântica e relacionalmente atraídas pela inteligência. Eles acham que a inteligência é o traço mais importante e erótico e a valorizam mais do que a aparência física, o status, a conexão emocional e até a personalidade de um parceiro em potencial.
Mas isso é realmente uma orientação s e x u a l? E por que isso atrai tantas críticas? Clique na galeria para descobrir mais sobre a controversa identificação sapiossexual e os famosos que se assumiram.
©
Shutterstock
É um termo relativamente novo
A sapiossexualidade é uma adição relativamente nova ao léxico da sexualidade e, embora houvesse sussurros online sobre a palavra anteriormente, Merriam Webster relata que o primeiro uso registrado foi em 2004.
©
Shutterstock
Os sinais de ser sapiossexual
Antes de entrarmos na polêmica envolvendo o termo, primeiro vamos analisar como a sapiossexualidade se parece. A seguir estão os traços comuns tipicamente associados aos sapiossexuais nos relacionamentos.
©
Shutterstock
Seus relacionamentos começam devagar
Muitas vezes, espera-se que os sapiossexuais não entrem no romance imediatamente. Em vez disso, os relacionamentos tendem a começar como amizades, dando-lhes tempo para realmente entender a outra pessoa. Em outras palavras, não é uma atração imediata baseada em aparências físicas.
©
Shutterstock
Eles podem parecer menos s e x u a i s
Sapiossexuais tendem a preferir discutir coisas como livros e filmes nos primeiros encontros, ao invés de tentar ir para a cama o mais rápido possível. Discussões intelectuais às vezes podem ser mais eroticamente gratificantes do que o toque físico.
©
Shutterstock
A discussão intelectual é necessária para a intimidade física
A maioria dos sapiossexuais supostamente não consegue se sentir confortável o suficiente para se conectar com alguém sexuallmente, a menos que tenha tido uma conversa intelectual. Em outras palavras, falar de política poderia muito bem contar como preliminares! O terapeuta de intimidade e de relacionamento Casey Tanner disse ao MBG: "A conexão intelectual pode ser considerada preliminares muito mais eficazes do que até mesmo o toque físico".
©
Shutterstock
Eles evitam conversa fiada
Conversas nada desafiadoras e frívolas não são um bom presságio para os sapiossexuais. Se a conversa começar a seguir esse caminho, eles geralmente farão perguntas mais difíceis para levar as pessoas a pensarem sobre coisas que normalmente não pensariam. Eles supostamente preferem desenterrar insights em vez de simplesmente passar o tempo.
©
Shutterstock
Eles querem ser desafiados
Enquanto estiverem mentalmente excitados, os sapiossexuais não se importarão tanto com o que você veste ou com quanto dinheiro você ganha.
©
Shutterstock
Eles também são atraídos pela inteligência emocional
Embora a inteligência seja um foco dos sapiossexuais, a inteligência emocional também está envolvida. Isso significa que eles também podem ser atraídos por pessoas que mostram compaixão, empatia e humildade.
©
Shutterstock
Não confundir com demissexualidade
Muitas vezes, a sapiossexualidade é confundida com a demissexualidade – uma orientação caracterizada por apenas experimentar atração íntima por alguém depois de construir uma conexão emocional com a pessoa. Para os sapiossexuais, a centelha intelectual é mais importante do que a conexão emocional e, de fato, a conexão deve ser intelectual antes que eles possam começar a experimentar atração sexuaal.
©
Shutterstock
Eles são ótimos na parte de comunicação
Conversas através de mensagens de texto ou e-mails são especialmente boas para os sapiossexuais, que supostamente tendem a ser muito articulados. Brincadeiras espirituosas são consideradas um turn-on e seus sentimentos são tipicamente sempre esclarecidos.
©
Shutterstock
Eles podem perder o interesse romântico após um desentendimento
Alguns casais podem concordar em discordar, mas muitos sapiossexuais perderão o interesse romântico em alguém se não acharem válidos os argumentos políticos, filosóficos ou espirituais de seu interlocutor.
©
Shutterstock
Eles estão atentos aos processos de pensamento
Os sapiossexuais tendem a analisar não apenas as informações que estão sendo compartilhadas, mas o processo de chegar a essas conclusões – e quanto mais sofisticado, melhor.
©
Shutterstock
Eles preferem amizades profundas e duradouras
Dizem que os sapiossexuais são grandes amigos, pois valorizam o crescimento e o aprendizado com as pessoas durante o tempo que passa com elas.
©
Shutterstock
Isso é mesmo orientação sexuall?
Apesar da crescente aparição da sapiossexualidade nas discussões sobre identidade s e x u a l, há muitos que ainda não vêem a sapiossexualidade como uma orientação real.
©
Shutterstock
Problemas com a inclusão no guarda-chuva LGBTQ+
Um dos principais problemas surge quando as pessoas afirmam que a sapiossexualidade deve ser incluída sob o guarda-chuva LGBTQ+. Muitas pessoas queer argumentam que ela não pode ser incluída porque não está relacionada às preferências de gênero.
©
Shutterstock
É mais uma identidade s e x u a l suplementar
Em outras palavras, uma pessoa sapiossexual também pode se identificar como gay, hétero, bissexual, pansexual ou graysexual (assexualidade cinza, o espectro entre a assexualidade estrita e as alossexualidades).
©
Shutterstock
Trata-se do "como" e não do "quem"
"A sapiossexualidade é como a pessoa desenvolve sua atração por alguém. É o como, não o quem, de sua experiência de atração", disse Kryss Shane, assistente social e especialista em LGBTQ+, ao MBG.
©
Shutterstock
O que há em um nome?
Muitas pessoas que se identificam como sapiossexuais ainda se apegam ao rótulo de que isso é uma orientação, o que não é um problema por si só. Os rótulos ajudam as pessoas a se sentirem confortáveis e confiantes sobre sua sexualidade, ao mesmo tempo em que permitem que uma comunidade se forme ao seu redor.
©
Shutterstock
Alguns acham que é capacitista e classista
Apesar de muitos acharem a sapiossexualidade pretensiosa, um argumento mais profundo foi levantado de que essa "orientação" é capacitista e classista.
©
Shutterstock
Alguns acham que é capacitista e classista
"Isso exclui aqueles com dificuldades de aprendizagem e neurodiversidade", explicou Jenn M. Jackson, Ph.D., escritora e colunista da Teen Vogue, no Twitter. "Ela privilegia marcadores tradicionais de intelecto, como diplomas e carimbos de passaporte, que muitas vezes são menos acessíveis aos pobres."
©
Shutterstock
O argumento tem fundamento
Uma vez que a sapiossexualidade pode assumir a forma de uma preferência por pessoas que leem um certo tipo de literatura ou completaram um certo grau de estudo, o argumento da sapiossexualidade ser capacitista e classista inegavelmente tem algum peso.
©
Shutterstock
Famosos que se assumiram sapiossexuais - Karol Conká
A rapper e ex-BBB assumiu ser sapiossexual no podcast PodDarPrado e explicou da sua identificação pelo fato de sentir atração, "prazer, pelo intelecto. Depois de uma troca intelectual. É a pessoa que se interessa pelo intelecto, pela troca intelectual primeiro. Não é o corpo que atrai, não é o físico; é a conexão do intelecto. Não que a pessoa precise ser inteligente, não é isso. É só ter uma troca que encaixa".
©
Getty Images
O drama Mark Ronson
Em 2019, o famoso produtor musical Mark Ronson disse que se identificava como sapiossexual no 'Good Morning Britain' e provocou um pouco de controvérsia depois que o apresentador declarou: "Então, você está se assumindo como sapiossexual, parabéns!" A mídia interpretou esse momento em que Ronson se assumiu, como se ele estivesse reivindicando uma comunidade marginalizada que precisava "sair do armário".
©
Shutterstock
Ele pediu desculpas
Em uma entrevista posterior à Rolling Stone, o músico esclareceu: "Eu não me considero parte de nenhuma comunidade marginalizada. Peço desculpas se alguém entendeu mal ou se ofendeu com isso. Parece que eu fui em um programa de TV para dizer, tipo, 'Pessoal, eu tenho uma grande notícia!' O fato de eu – um homem branco heterossexual – continuar e meio que me declarar parte de qualquer comunidade marginalizada era aterrorizante para mim, ou apenas embaraçoso."
©
Shutterstock
O que realmente aconteceu
Ronson foi questionado sobre a sapiossexualidade no 'Good Morning Britain' depois que uma outra parte do programa se concentrou nesse assunto. Ele admitiu que não sabia muito sobre isso e os anfitriões explicaram que era algo como "quando você é atraído pela inteligência", levando Ronson a pensar: "Isso soa ótimo. Claro, quem não seria?" Os anfitriões então capitalizaram isso para criar seu momento de "sair do armário".
©
Shutterstock
Bela Gil
Ao podcast Mil e Uma Tretas, a chef e apresentadora destacou ser sapiossexual: "Minha autoestima e esse senso de beleza estão muito relacionados ao intelecto. Eu sou sapiossexual, eu me atraio por pessoas inteligentes, não necessariamente bonitas. Então eu não acho que eu tenho que ser hiper, ultra, mega bonita. Então, assim... Para que eu vou botar silicone, entendeu? Deixa eu ler um livro, porque vai funcionar muito mais", confessou ela
©
TV Globo/Fábio Rocha
Key Alves
A polêmica participante do 'Big Brother Brasil 23' atiçou a curiosidade dos espectadores e da internet depois de se definir sapiossexual, termo até então pouco conhecido no Brasil. "Se o cara é muito inteligente, estilo nerd mesmo, meu olhinho fica brilhando, apaixonada. Mas é difícil achar homem assim, viu! E tem que ser mais velho, também, tipo 20 anos a mais que eu", afirmou a jogadora de vôlei.
©
TV Globo/Paulo Belote
Como o entendimento de Ronson estava errado?
O educador de gênero e sexualidade Eli A Scriver, fundador do 'Pillowtalk', uma coluna e programa de rádio queer-inclusivo, esclareceu ao InStyle que a sapiossexualidade não é apenas a atração pela inteligência, mas sim ser mais atraído pela inteligência do que por outras características, incluindo senso de humor, ideação familiar ou empatia, por exemplo.
©
Shutterstock
Outras coisas para lembrar
Se uma pessoa sapiossexual gosta de você, isso não significa que você é mais inteligente do que todos os outros – afinal, a inteligência é subjetiva. A inteligência pela qual os sapiossexuais são atraídos é a inteligência percebida, que não pode ser medida com precisão.
©
Shutterstock
Existem muitos tipos de inteligência
Como mencionamos anteriormente, há inteligência emocional, além de haver inteligência espiritual, inteligência linguística, inteligência logística e assim por diante. O tipo de inteligência preferido por um sapiossexual dependerá de que coisas ele foi criado para valorizar, ou das crenças particulares que ele possui.
©
Shutterstock
Por exemplo
Um sapiossexual pode ser atraído por filósofos de esquerda e outro pode achar atraentes só os teóricos políticos de direita. A inteligência em questão é determinada puramente pelo viés do sapiossexual.
©
Shutterstock
Lifestyle
Sexualidade
24/10/23
POR Notícias Ao Minuto
Se você aprecia a inteligência em um parceiro, parabéns: você é como a maioria das pessoas neste planeta! Mas não pense que só isso faz de você um sapiossexual.
Sapiossexuais são descritos como pessoas que são física, emocional, romântica e relacionalmente atraídas pela inteligência. Eles acham que a inteligência é o traço mais importante e erótico e a valorizam mais do que a aparência física, o status, a conexão emocional e até a personalidade de um parceiro em potencial.
Mas isso é realmente uma orientação s e x u a l? E por que isso atrai tantas críticas? Clique na galeria para descobrir mais sobre a controversa identificação sapiossexual e os famosos que se assumiram.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA