São Paulo quer se provar como algoz de Abel Ferreira em meio a crise do Palmeiras

Nesta quarta-feira, a partir das 20h (horário de Brasília), no Allianz Parque, o São Paulo quer provar mais uma vez que é o algoz do treinador e do Palmeiras

© Getty

Esporte São Paulo FC 25/10/23 POR Estadao Conteudo

Palmeiras e São Paulo voltam a se enfrentar três meses após o duelo nas quartas de final da Copa do Brasil. A classificação da equipe de Dorival Júnior na ocasião evidenciou o retrospecto recente no clássico Choque-Rei: desde que Abel Ferreira chegou ao País, o time tricolor é o que mais o atrapalhou. Nesta quarta-feira, a partir das 20h (horário de Brasília), no Allianz Parque, o São Paulo quer provar mais uma vez que é o algoz do treinador e do Palmeiras.

PUB

Técnico palmeirense desde outubro de 2020 e prestes a completar três anos de casa, segunda-feira, Abel tem o São Paulo como principal carrasco. Dos 19 duelos, somando todas as competições em que se encontraram (Campeonato Paulista, Brasileirão e Copa do Brasil), a equipe tricolor, hoje comandada por Dorival Júnior, saiu vitoriosa em sete. Somando os clássicos com os demais rivais paulistas (Santos e Corinthians), Abel só perdeu outros dois.

Neste ano, foram quatro encontros, com duas vitórias são-paulinas - ambas válidas pelas quartas de final da Copa do Brasil -, um empate no Paulistão e uma vitória palmeirense, pelo Brasileirão. Com o caminho da vitória claro, Dorival Júnior deve mandar a campo um time com força máxima, a fim de encerrar um jejum incômodo: a falta de vitórias no Brasileirão.

Até a 28ª rodada, o time de Dorival ainda não triunfou longe do Morumbi. São seis empates e sete derrotas até aqui no ano. Só o América-MG, lanterna do Brasileirão, tem um desempenho pior: os mesmo seis empates, mas com oito derrotas. Por outro lado, o retrospecto recente de Dorival Júnior em clássicos à frente do São Paulo pode servir de ânimo para o torcedor acreditar no triunfo.

Desde que assumiu o comando do time, no final de abril, disputou oito clássicos. Cinco vitórias, já considerando as duas diante do Palmeiras na Copa do Brasil, um empate e apenas duas derrotas. Com 38 pontos no Brasileirão, o time ocupa a 10ª colocação do Brasileirão e busca se afastar de vez da briga contra o rebaixamento. A distância em relação à zona de rebaixamento é de oito pontos.

CRISE ALVIVERDE

Se para o São Paulo o clima é de otimismo apesar do jejum - muito por causa do título inédito da Copa do Brasil, que já garantiu a vaga da equipe na Libertadores de 2024 -, o Palmeiras vive uma crise em sua diretoria que afeta diretamente o elenco. Leila Pereira, presidente alviverde, é questionada por decisões recentes e poucos investimentos na temporada; nas últimas semanas, foi foco de manifestações da torcida palmeirense e das organizadas.

Nos últimos dez jogos, somou duas vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Nessa sequência, foi eliminado da semifinal da Libertadores pelo Boca Juniors e viu a distância para o líder Botafogo aumentar no Brasileirão. Foram seis gols marcados e oito sofridos no período. Nesta segunda-feira, 23, Leila discursou para conselheiros do clube na reunião do Conselho Deliberativo.

Na última rodada, voltou a vencer. O triunfo por 2 a 0 sobre o Coritiba foi o primeiro de Abel Ferreira desde setembro. O clube chegou a quatro jogos seguidos com derrota no Brasileirão, pior marca do português desde que assumiu o comando alviverde.

"É sempre difícil perder como foi nesta última sequência nossa, mas fizemos um jogo bom fora de casa e isso vai dar confiança para o time. Fazemos as coisas da melhor forma, trabalhando bem, e vamos continuar nesta pegada na quarta-feira, em casa, com o apoio da nossa torcida", afirmou o volante Richard Ríos, que chegou à marca de 43 jogos pelo Palmeiras neste ano. "Vamos dar o nosso melhor dentro de campo para sair com os três pontos."

Abel Ferreira retorna à beira do campo nesta quarta após dois jogos suspensos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Endrick, que cumpriu suspensão contra o Coritiba, também estará à disposição no clássico. Quarto colocado do Brasileirão com 47 pontos - 12 atrás do líder Botafogo -, o Palmeiras almeja a classificação direta para a Libertadores.

Leia Também: Veja a queda assustadora de Piqué a mais de dois metros de altura

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 20 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 23 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 20 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

lifestyle Smartphone Há 21 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

fama Pedro Leonardo Há 21 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

brasil BR-116 Há 21 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 21 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 21 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 22 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad