Celebridades que sofrem dismorfia corporal
A dismorfia corporal é uma condição comum que pode afetar até mesmo as pessoas que admiramos
Celebridades que sofrem dismorfia corporal
Muitas pessoas se preocupam com a sua aparência física. É completamente normal notar nossas “imperfeições”, seja uma dobrinha ou um nariz torto. Pessoas que sofrem dismorfia corporal, porém, têm uma fixação tão forte em suas “imperfeições” que não conseguem se ver como um todo. Quando elas se olham no espelho, essa é a única coisa que enxergam e acreditam que isso também é a única coisa que os outros veem nelas.
Esse distúrbio pode ter um impacto profundo, levando à ansiedade e à depressão. Embora as doenças mentais estejam se tornando menos estigmatizadas no século XXI, as questões relacionadas com a aparência e a imagem corporal estão sendo cada vez mais divulgadas. Siga na galeria para entender melhor o que é dismorfia corporal e ouvir os famosos que convivem com isso.
©
Getty Images
Dismorfia corporal
O termo "dismorfia corporal" tem sido usado com certa frequência. Com a ascensão do Instagram e do TikTok, há um aumento significativo nas preocupações com a imagem corporal, o que aumenta o desejo de comparação com os outros. Embora muitos de nós enfrentemos essa luta, a dismorfia corporal é um transtorno mental grave, chamado tecnicamente de transtorno dismórfico corporal, que amplifica esses sentimentos a um grau extremo.
©
Shutterstock
O que é dismorfia corporal
A dismorfia corporal é um transtorno de ansiedade que pertencente à mesma categoria do transtorno obsessivo-compulsivo. Quem sofre esse transtorno passa várias horas por dia reparando na sua aparência e fica constantemente atormentado por pensamentos pessimistas.
©
Shutterstock
Fixação em imperfeições específicas
Indivíduos com esse transtorno normalmente se fixam em imperfeições específicas, muitas vezes criadas pelas suas próprias mentes. Eles não se convencem nem mesmo através de afirmações positivas de seus familiares de que essas "falhas" não existem realmente. Nessa busca pela transformação, eles podem tomar medidas drásticas, como fazer uma cirurgia plástica ou mesmo se afastar do contato social para escapar dos olhares.
©
Shutterstock
Dismorfia corporal x falta de autoconfiança
A dismorfia corporal se destaca das demais inseguranças pelo profundo impacto na qualidade de vida e na capacidade funcional.
© iStock
Transtorno psicológico grave
Pessoas com dismorfia corporal geralmente experimentam um grande sofrimento emocional e também podem lutar contra ansiedade e depressão.
© Shutterstock
Ansiedades comuns
Esse transtorno muitas vezes concentra sua atenção no rosto, com muitas pessoas preocupadas com sardas, manchas, acne, cicatrizes ou pelos faciais. Em casos graves, os indivíduos podem desenvolver o hábito de cutucar o rosto com as unhas ou pinças na tentativa de minimizar a visibilidade dessas imperfeições.
©
Shutterstock
Ansiedades comuns
Cabelo, pelos no corpo, formato dos seios ou genitália, tamanho dos músculos e gordura abdominal estão entre as áreas mais comuns pelas quais as pessoas podem ficar obcecadas. Mesmo indivíduos que estão extremamente abaixo do peso por distúrbios alimentares podem acreditar firmemente que têm gordura abdominal em excesso.
©
Shutterstock
Identificando sintomas
Indivíduos com esse transtorno podem apresentar vários comportamentos, muitos dos quais são comuns e típicos da maioria das pessoas. No entanto, é a frequência e a intensidade destes comportamentos que os distinguem do normal.
©
Shutterstock
Comportamentos típicos
Indivíduos com esse transtorno podem evitar espelhos ou recusar serem fotografados. Vários preferem usar muita maquiagem para esconder a imperfeição percebida, ou utilizar roupas e acessórios como chapéus e lenços para se esconder. Alterar frequentemente a roupa e praticar cuidados excessivos são comportamentos comuns.
©
Shutterstock
Comportamentos típicos
Eles podem tomar medidas para tentar mudar sua aparência, como exercícios excessivos ou a busca por mais músculos. Algumas pessoas vão frequentemente ao médico, principalmente ao dermatologista, para tratar sua "imperfeição". A cirurgia plástica costuma ser o objetivo, mas geralmente não produz resultados satisfatórios quando é feita.
©
Shutterstock
Necessidade de se sentir seguro
Quem sofre com esse transtorno muitas vezes busca a validação da sua aparência física em outras pessoas, frequentemente perguntando se suas imperfeições são percebidas. Eles acreditam que todo mundo está de olho nisso.
©
Shutterstock
Diagnóstico
Pessoas com dismorfia corporal muitas vezes escondem suas fixações, o que pode levar a diagnósticos incorretos. Se indivíduos que lidam com ansiedade ou depressão apresentam os sintomas e ações mencionados anteriormente, é crucial que eles se comuniquem honestamente com seu médico ou terapeuta. As preocupações com a imagem corporal são generalizadas e reconhecê-las pode ser difícil quando se tornam incontroláveis.
©
Shutterstock
Tratamento
Tratamentos eficazes estão disponíveis para que essas pessoas possam ter uma vida plena e alegre. A terapia cognitivo-comportamental auxilia os pacientes a identificarem pensamentos irracionais e substituí-los por pensamentos construtivos. Além disso, medicamentos antidepressivos podem ser prescritos para aliviar os sintomas.
© iStock
Quem tem isso?
Ao contrário dos transtornos alimentares, transtorno dismórfico corporal afeta homens e mulheres quase igualmente. Nos EUA, estima-se que 2,5% dos homens e 2,2% das mulheres sofram desse distúrbio. É mais comum em adolescentes e geralmente é desenvolvido ao redor dos 12 ou 13 anos de idade.
©
Shutterstock
Lutando contra isso além dos holofotes
Os problemas predominantes com a imagem corporal são frequentemente atribuídos às redes sociais e ao culto por celebridades. Muita gente pode achar que famosos com os quais nos comparamos com frequência não sofrem esse transtorno. Porém, isso não é verdade. Vamos ver quais famosos corajosos compartilharam suas batalhas contra esse transtorno.
©
Getty Images
Kim Kardashian
Durante um episódio do reality show ‘Keeping Up with the Kardashians’, a luta de Kim Kardashian contra esse transtorno foi revelada. O programa retratou um momento angustiante quando ela sofreu um ataque de pânico a caminho do Met Gala 2017. Isso aconteceu após o intenso escrutínio e críticas que Kim K enfrentou depois que fotos dela de biquini feitas por paparazzi circularam na mídia.
©
Getty Images
Uma Thurman
Uma Thurman revelou que experimentou o transtorno depois do nascimento do seu primeiro filho em 1998. Desde então, ela se acha "gorda" e tem lutado muito com sua autopercepção.
© Getty Images
Miley Cyrus
Miley Cyrus revelou ter experimentado dismorfia corporal durante sua época em ‘Hannah Montana’, já que ela precisava ficar bonita de propósito para as gravações. No entanto, quando o série terminou, isso causou uma turbulência pessoal nela.
©
Getty Images
Jameela Jamil
Jameela Jamil enfrentou dismorfia corporal e distúrbios alimentares na adolescência. Um incidente perturbador ocorreu quando ela foi pesada na frente de toda a turma, causando uma dor emocional duradoura. Mesmo agora, ela continua lutando contra a dismorfia corporal e apenas se olha no espelho quando passa delineador. Isso serve como técnica para evitar que fique excessivamente obcecada e consumida pela sua aparência.
©
Getty Images
Sarah Michelle Gellar
Sarah Michelle Gellar já revelou sua luta pessoal contra a dismorfia corporal. Gellar reconhece sua humanidade e seu papel como mãe, observando que a maternidade diminuiu um pouco sua obsessão com sua própria aparência física.
© Getty Images
Justin Baldoni
Justin Baldoni, conhecido por seu papel em 'Jane the Virgin', revelou sua batalha contra a dismorfia muscular, um tipo de dismorfia corporal. Apesar de ser uma criança magra, suas inseguranças em relação ao físico persistiram até a idade adulta. Independentemente dos seus esforços, Baldoni continua se sentindo inadequado, se acha pequeno, sem força e sem músculos.
© Getty Images
Hayden Panettiere
Hayden Panettiere desenvolveu dismorfia corporal por conta de comentários duros sobre a sua aparência na internet. A atriz encontra consolo em reconhecer que "a beleza é uma opinião, não um fato".
© Getty Images
Lana Condor
A jovem atriz do popular filme da Netflix 'Para Todos os Garotos que já Amei' compartilhou abertamente sua experiência com distúrbios alimentares e dismorfia corporal. Em entrevista à Elle Canada, ela mencionou sua prática atual de compartilhar suas refeições online como forma de apreciar a comida.
©
Getty Images
Amandla Stenberg
Amandla Stenberg, uma jovem atriz, também enfrentou problemas de imagem corporal quando foi objetificada e instruída a perder peso ainda jovem. Para confrontar a sua ansiedade relacionada com o corpo, Stenberg escolhe ficar na frente de um espelho e ter uma conversa sincera com o seu reflexo.
© Getty Images
Lili Reinhart
Lili Reinhart foi franca sobre sua luta contra a dismorfia corporal. A atriz de 'Riverdale' revela que costumava se olhar no espelho com frequência, percebendo algo diferente a cada olhar.
© Getty Images
Holly Madison
A ex-modelo da Playboy e personalidade da TV, Holly Madison, que morava na Mansão Playboy e se tornou a "garota número 1" de Hugh Hefner, descreveu seu relacionamento com Hefner como resultado de uma forma de síndrome de Estocolmo. Em sua época, havia um ambiente tóxico para seus problemas com a imagem corporal. Em um vídeo pessoal no TikTok, Madison compartilhou que ficava com medo de ver fotos suas, sempre acreditando que precisava perder peso e que estava com uma aparência péssima. Ela se deparou com uma foto específica vestindo seu icônico traje de coelha e relembrou seus pensamentos naquele momento. "Preciso perder pelo menos dois quilos." Em seu estado de espírito atual e mais saudável, Madison reconhece que isso foi completamente ultrajante. "Eu pareço um pedaço de madeira."
©
Getty Images
Megan Fox
Megan Fox admite abertamente que enfrenta preocupações com a imagem corporal. Apesar de seu sucesso, ela revela: "Tenho dismorfia corporal. Nunca me vejo da maneira que as outras pessoas me veem", disse a estrela ao canal. "Nunca houve um momento na minha vida em que eu tenha amado meu corpo. Nunca, jamais."
©
Getty Images
Megan Fox
Embora ela ache emocionante a ideia de aparecer na capa de uma revista, sua principal esperança é que as pessoas prestem atenção em algo além da sua aparência física. "Gostaria que todos notassem minha aura, porque tenho uma aura de arco-íris e ela é especial." A estrela acrescentou: "A jornada de me amar não terá fim, eu acho".
©
Getty Images
Megan Fox
Fox compartilhou recentemente uma entrevista colaborativa com seu namorado Machine Gun Kelly para a British GQ Style: "Podemos olhar para alguém e pensar: 'Essa pessoa é tão linda. Sua vida deve ser tão fácil'. Eles provavelmente não se sentem assim em relação a si mesmos."
© Getty Images
Megan Fox
Embora Fox não tenha fornecido informações adicionais sobre sua dismorfia corporal, a revista People relata que ela já discutiu outras preocupações de saúde mental, especialmente após o lançamento de 'Garota Infernal' em 2009. Ela expressou seu desconforto por ser objetificada na indústria do entretenimento e por aqueles com quem colaborou.
© Getty Images
Billie Eilish
Billie Eilish alcançou a fama com apenas 14 anos e viveu grande parte da sua vida sob constante análise pública. Ao longo dos anos, cada alteração em sua aparência e escolhas pessoais de moda enfrentaram uma grande observação e condenação. Agora, na casa dos vinte anos, ela compartilhou corajosamente sua jornada desafiadora pela aceitação do seu corpo.
©
Getty Images
Billie Eilish
Eilish sofreu uma lesão no quadril aos 13 anos, o que a impediu de dançar. Ela sofreu lesões persistentes na parte inferior do corpo até que finalmente foi diagnosticada com hipermobilidade. Suportar limitações físicas e dores prolongadas por um período significativo de tempo a levou a desenvolver sentimentos de raiva em relação ao seu próprio corpo.
©
Getty Images
Billie Eilish
"Passando pela minha adolescência me odiando e toda aquela m* estúpida, muito disso veio da minha raiva em relação ao meu corpo, e de como eu estava brava com a quantidade de dor que isso me causava e com o quanto eu perdi pelas coisas que aconteceram com ele", disse Eilish à Vogue em uma entrevista em janeiro de 2023.
©
Getty Images
Billie Eilish
"Senti como se meu corpo estivesse me manipulando há anos", explicou. "Eu tive que passar por um processo de pensar que meu corpo sou eu na verdade. E ele não está aí para me derrubar." Eilish continua fazendo esforços para apreciar e abraçar seu corpo. Anteriormente, ela mencionou ter uma "relação terrível" com ele e que precisava se desconectar ao ver fotos suas durante as apresentações.
©
NL Beeld
Chloë Grace Moretz
Chloë Grace Moretz recentemente compartilhou sua luta contra a dismorfia corporal em uma entrevista para a revista Hunger. Ela explicou que sua condição foi desencadeada pela exposição constante a "ataques de memes horríveis". Moretz mencionou especificamente uma foto manipulada dela mesma segurando uma caixa de pizza, onde ela foi transformada em uma versão distorcida que lembra um personagem da animação 'Uma Família da Pesada'.
©
Getty Images
Chloë Grace Moretz
"Todo mundo estava zombando do meu corpo e eu mencionei isso com alguém e a pessoa disse, 'é engraçado'." Moretz acrescentou: "E eu só me lembro de sentar lá e pensar, meu corpo está sendo usado como uma piada e é algo que não posso mudar quem eu sou, e isso está sendo postado no Instagram... E até hoje, quando vejo esse meme, é algo muito difícil de superar.”
©
Getty Images
Chloë Grace Moretz
Segundo a atriz, que ganhou fama aos 12 anos depois de aparecer em 'Kickass - Quebrando Tudo', "a dismorfia corporal é agravada pelas redes sociais". Ela mencionou que "basicamente se tornou uma reclusa" devido à reação viral da mídia social e que fica "extremamente ansiosa" quando é fotografada. "Acho que a dismorfia corporal – com a qual todos lidamos neste mundo – é extrapolada pelos problemas das redes sociais".
© Getty Images
Robert Pattinson
Robert Pattinson discutiu abertamente suas experiências com a imagem corporal masculina e a dismorfia corporal. Ele admite que sua ansiedade atinge o pico antes dos eventos no tapete vermelho. O que lhe causa um sofrimento significativo.
© Getty Images
Michael Jackson
De acordo com especialistas, acredita-se que Michael Jackson sofreu um caso extremo desse transtorno. Ao longo de sua vida, o Rei do Pop passou por mais de 30 cirurgias plásticas, que transformaram significativamente sua aparência. Ele raramente aparecia em público sem maquiagem.
©
BrunoPress
Sam Smith
Sam Smith revelou recentemente ao jornal The Sunday Times a sua luta pessoal com o peso ao ser constantemente avaliado pelo público. Porém, felizmente, o cantor conseguiu superar a dismorfia corporal. "Na minha indústria, definitivamente existe a questão de: 'Como deve ser uma estrela pop?'", disse ao canal, acrescentando que nunca se encaixou na "norma".
©
Getty Images
Sam Smith
"Quando eu tinha 25 anos, saí da turnê exausto. Procurei modelos corporais pelo mundo. Cada vez que ia para a piscina, me sentia constrangido, mas me forcei a tirar a blusa", continuou. "Valeu a pena porque agora tenho o oposto da dismorfia corporal. Estou fabuloso. Finalmente estou me bronzeando. Estou queimado em lugares onde nunca me queimei." O cantor, que se identificou publicamente como não-binário em maio de 2019, agora prioriza sua música em vez da sua aparência, embora ambos os aspectos sejam celebrados enquanto Smith posa confiantemente sem blusa na capa do seu quarto álbum de estúdio, 'Gloria'.
©
Getty Images
Maneiras de ajudar
Se você tem um amigo ou membro da família com transtorno de dismorfia corporal, existem maneiras de oferecer apoio. Incentive para que ele procure assistência profissional, mas seja paciente e compreensivo, pois a pessoa pode não estar pronta ainda. Ofereça um ambiente seguro e acolhedor para que possa expressar suas emoções, mesmo que você não compreenda totalmente as experiências do outro.
©
Shutterstock
Maneiras de ajudar
Geralmente é improdutivo oferecer simpatia discutindo inseguranças pessoais. Em vez disso, tente desviar a conversa do discurso negativo sobre a aparência física. Se o seu amigo ou ente querido dá pequenos passos em direção ao autoaperfeiçoamento, é importante reconhecer e comemorar o seu progresso.
Fontes: (ADAA) (Mind) (Teen Vogue) (E!) (Glamour) (MGHOCD) (The Recovery Village)
© Shutterstock
Fama
Imagem corporal
31/10/23
POR Notícias Ao Minuto
Muitas pessoas se preocupam com a sua aparência física. É completamente normal notar nossas “imperfeições”, seja uma dobrinha ou um nariz torto. Pessoas que sofrem dismorfia corporal, porém, têm uma fixação tão forte em suas “imperfeições” que não conseguem se ver como um todo. Quando elas se olham no espelho, essa é a única coisa que enxergam e acreditam que isso também é a única coisa que os outros veem nelas.
Esse distúrbio pode ter um impacto profundo, levando à ansiedade e à depressão. Embora as doenças mentais estejam se tornando menos estigmatizadas no século XXI, as questões relacionadas com a aparência e a imagem corporal estão sendo cada vez mais divulgadas. Siga na galeria para entender melhor o que é dismorfia corporal e ouvir os famosos que convivem com isso.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA