Juiz manda intimar Dilma e novo ministro em ação sobre 'vazamento'

O processo ajuizado por Francischini é baseado nas afirmações de Eugênio Aragão dadas ao jornal Folha de S.Paulo, em 19 de março

© Reuters

Política Magistrado 07/04/16 POR Estadao Conteudo

O juiz federal Augusto César Pansini Gonçalves mandou intimar a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Justiça, Eugênio Aragão, em ação popular movida pelo deputado Fernando Francischini (SD-PR). O processo corre na Justiça Federal do Paraná e foi protocolada no fim de março. O magistrado mandou a ação seguir com urgência.

PUB

O processo ajuizado por Francischini é baseado nas afirmações de Eugênio Aragão dadas ao jornal Folha de S.Paulo, em 19 de março. O ministro disse na ocasião que não toleraria vazamentos de investigações e que, se ‘cheirar vazamento’ por um agente, a equipe inteira seria trocada, sem a necessidade de se obter prova.

O juiz Augusto César Pansini Gonçalves indeferiu o pedido liminar de Francischini que solicitava a ‘abstenção do Ministro da Justiça de promover a alteração da cadeia de comando na Polícia Federal que detém a incumbência de atuar em conjunto com a 13ª Vara Criminal Federal’, incluindo ‘todos os agentes, Delegados Federais e Superintendente Regional do Paraná’, a não ser nas hipóteses fixadas pela Lei nº 12.830/2013.

"Soa inadequado o pronunciamento de Eugênio Aragão, novo Ministro da Justiça. Sua fala sugere, prima facie, que a troca de comando na Polícia Federal não terá a finalidade de punir servidores faltosos, mas a de manietar a Operação Lava Jato", afirmou o juiz. "De toda forma, e ainda que considere verossímeis as alegações do autor, este Juízo não pode conceder a liminar pleiteada."

O magistrado anotou. "Próceres do Partido dos Trabalhadores, especialmente o ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (investigado, ressalte-se, na Operação Lava Jato), vinham fazendo seguidas críticas à atuação do antigo Ministro da Justiça, e hoje Advogado Geral da União, José Eduardo Cardozo, alegando que ele não "controlava' a atuação da Polícia Federal, intimidações que, aliás, precipitaram a sua saída do Ministério da Justiça." Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica G20 Há 16 Horas

"Fuck you" de Janja a Musk coloca em risco estratégia de Lula com Trump

brasil São Paulo Há 14 Horas

Mulher vê família ser assaltada, vai em casa e solta seu pitbull; vídeo

fama Redes Sociais Há 16 Horas

Maíra Cardi revela acordo sexual com Nigro para engravidar

fama Redes Sociais Há 10 Horas

Gkay posa de calcinha em frente ao espelho: 'que nave'

fama Luto Há 14 Horas

Cantor que venceu um câncer aos 18 anos morre em acidente de carro

lifestyle Signos Há 13 Horas

Estes são os signos mais modestos (e conservadores) do zodíaco

esporte Boxe Há 15 Horas

Mike Tyson revela problema de saúde após derrota para Jake Paul: 'Quase morri'

esporte Mercado de Transferências Há 17 Horas

Neymar fora dos planos de Abel: "Palmeiras não é departamento médico"

justica Distrito Federal Há 14 Horas

Mulher é morta a facadas pelo companheiro na frente dos filhos

brasil Santa Catarina Há 13 Horas

Casa do autor de ataque em Brasília pega fogo em Santa Catarina