Saga do blecaute já dura mais de um dia em São Paulo e moradores cobram a Enel e autoridades

A concessionária concentra o maior número de clientes sem luz após o temporal que atingiu a capital na sexta-feira (3).

© Shutterstock

Brasil ENERGIA-SP 05/11/23 POR Folhapress

CRISTINA CAMARGOSÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Moradores de bairros de São Paulo que estão sem energia elétrica há mais de 35 horas lotam a Enel de mensagens questionando a demora para o restabelecimento do serviço.

PUB

A concessionária concentra o maior número de clientes sem luz após o temporal que atingiu a capital na sexta-feira (3). De acordo com a Enel, a cidade de São Paulo foi a mais afetada pelo temporal, com 1,4 milhão de consumidores sem energia –neste sábado o serviço foi restabelecido para 400 mil.

Há reclamações direcionadas também ao prefeito Ricardo Nunes (MDB) e ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).Moradores relatam, por exemplo, casos de comida estragando nas geladeiras, falta de respostas a perguntas sobre o serviço, luz restabelecida em algumas ruas de bairros e não em outras e suposto "sumiço" de equipes de manutenção das ruas.

Entre os que ficaram sem energia está o jornalista Tadeu Schmidt, atual apresentador do Big Brother Brasil (Globo). Ele relatou nas redes sociais que precisou ir à casa de uma amiga para assistir a final da Copa Libertadores.

O jornalista chamou o problema de "a saga do blecaute" e, antes do jogo, sugeriu que alguém o convidasse para ver a partida ou emprestasse um gerador.

Segundo o Enel, o vendaval de sexta-feira, acompanhado de forte temporal, foi o mais forte registrado em sua área de concessão nos últimos anos e atingiu de forma severa a rede de distribuição de energia.

A empresa afirma que as equipes trabalham 24 horas para reconstruir os trechos destruídos.Como resposta às reclamações, a Enel publicou em seu site uma série de fotos que mostram diversos pontos de destruição na rede de energia.

"Estamos restabelecendo de forma gradual o serviço, dando prioridade aos casos mais críticos, como serviços essenciais", diz nota da empresa.

O reparo seria complexo nos pontos que sofreram grande impacto e há a necessidade de substituição de cabos, postes e transformadores.

O prefeito Ricardo Nunes esteve no Centro de Operações da Enel na tarde deste sábado (4) e afirmou que São Paulo não registra rajadas de vento com mais de 100 km/h, como a que atingiu a capital na sexta, desde 1995.

Os dados são do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura."Para a gente ter uma ideia do que aconteceu, só no Parque do Ibirapuera caíram 128 árvores. Foi um evento extraordinário e estamos aqui trabalhando muito para restabelecermos o quanto antes", disse.

De acordo com Nunes, 1.470 funcionários foram destacados para atuar na área de corte e poda de árvores e 1.900 no serviço de limpeza.

Tarcísio de Freitas lamentou a morte de seis pessoas, chamou o evento climático de extremo, destacou o trabalho da Defesa Civil, dos Bombeiros e da Sabesp, que atua para restabelecer o fornecimento de água em locais impactados pelas quedas de energia.

Leia Também: Ciclone no Sul e frente fria provocaram temporal com rajadas de vento de até 100 km/h em SP

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia pacote fiscal Há 23 Horas

Pacote Fiscal: Veja o que o Congresso manteve ou alterou nas medidas do governo

fama PRETA-GIL Há 18 Horas

Madrastra atualiza estado de saúde de Preta Gil e fala em recuperação lenta

brasil BR-116 Há 14 mins

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Vanessa Carvalho Há 18 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

esporte CBF-DENÚNCIAS Há 19 Horas

Presidente da CBF demite diretor que é amigo de Ronaldo por justa causa

esporte DENÍLSON-JOGADOR Há 23 Horas

Denílson se despede da Band após 14 anos na emissora

fama ROBERTO-CARLOS Há 22 Horas

Em possível último especial na Globo, Roberto Carlos dá mais ibope que sertanejo

fama Nicole Bahls Há 23 Horas

'Não me sinto confortável', diz Nicole Bahls sobre ser mãe

fama Blake Lively Há 19 Horas

Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual

fama RODRIGO-FARO Há 22 Horas

Rodrigo Faro grava último programa na Record e se despede