Novo bombardeio a campo de refugiados em Gaza deixa dezenas de mortos, diz Hamas

Na véspera, a agência de notícias Wafa havia dito que eram 51 vítimas, a maioria mulheres e crianças. As afirmações não puderam ser verificadas de forma independente.

© Getty Images

Mundo ISRAEL-HAMAS 05/11/23 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um porta-voz do Ministério da Saúde de Gaza afirmou neste domingo (5) que 47 palestinos foram mortos e muitos ficaram feridos em um ataque de Israel ao campo de refugiados Maghazi, na região central de Gaza.

PUB

Na véspera, a agência de notícias Wafa havia dito que eram 51 vítimas, a maioria mulheres e crianças. As afirmações não puderam ser verificadas de forma independente. A Wafa pertence à Autoridade Nacional Palestina (ANP), que controla parcialmente a Cisjordânia e é rival do grupo terrorista Hamas.

Se confirmado o ataque a Maghazi, ele deve se juntar a uma série de ofensivas em que Israel diz estar mirando "terroristas", em referência aos membros do Hamas. A facção palestina, por sua vez, refere-se às vítimas como "mártires", sem fazer distinção entre combatentes e civis.

Além disso, neste domingo (5) o Ministério da Saúde de Gaza informou que 21 palestinos de uma mesma família foram mortos em ataques israelenses, em um bombardeio que atingiu a casa da família de Abu Hasira.

O aumento crescente do número de vítimas palestinas segue gerando reações de líderes internacionais. A ministra das Relações Exteriores da França, Catherine Colonna, afirmou em entrevista a jornalistas no Catar que "muitos civis" já morreram nos ataques israelenses à Faixa de Gaza.

Segundo ela, escolas, hospitais, trabalhadores humanitários e jornalistas no território palestino devem ser protegidos.

Já em Israel, um oficial foi suspenso das reuniões do governo após sugerir um ataque nuclear contra a Faixa de Gaza. O ministro do Patrimônio, Amichai Eliyahu, integrante de um partido de extrema-direita da coalizão que comanda o país, disse em entrevista à uma rádio local que lançar uma bomba atômica no território palestino "é uma das possibilidades".

Questionado sobre o destino da população palestina, afirmou que "eles podem ir para a Irlanda ou para os desertos". "Os monstros em Gaza devem encontrar uma solução por si mesmos", acrescentou.

O premiê israelense, Binyamin Netanyahu, buscou minimizar as declarações. "As palavras de Amichai Eliyahu estão desconectadas da realidade", disse em comunicado neste domingo (5).

"Israel e as Forças de Defesa de Israel estão agindo de acordo com os mais altos padrões do direito internacional para evitar danos a pessoas não envolvidas. Continuaremos fazendo isso até a vitória", afirmou Netanyahu.

O ministro não faz parte do gabinete de segurança que está envolvido na tomada de decisões durante a guerra nem tem influência sobre o comitê que dirige o conflito contra o grupo terrorista Hamas.

Enquanto isso, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, fez uma visita surpresa à Cisjordânia, onde encontrou o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas. O americano continua sua viagem pelo Oriente Médio em meio a tensões crescentes devido à guerra.

Blinken e Abbas se reuniram neste domingo na cidade de Ramallah, a capital de fato da Palestina. A reunião foi a segunda de Blinken com Abbas desde o início do conflito, em 7 de outubro, mas a primeira a ocorrer na Cisjordânia.

No encontro, Abbas defendeu um cessar-fogo imediato. A comunidade internacional teme que a guerra entre Israel e Hamas se estenda à Cisjordânia, território ocupado por Israel.Abbas é o líder da Autoridade Nacional Palestina, que foi expulsa de Gaza pelo Hamas em 2007. O líder defende o estabelecimento de um Estado palestino ao lado de Israel.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 2 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Vídeo Há 2 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

politica Investigação Há 2 Horas

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

esporte Redes Sociais Há 21 Horas

Neymar rebate declaração de Rodri sobre Vini Jr: 'Virou falador'

fama Documentário Há 21 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

fama Miley Cyrus Há 22 Horas

Miley Cyrus sobre o namorado: "Não levamos a vida muito a sério"

fama MARIA-FLOR Há 19 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama FAUSTÃO-SAÚDE Há 23 Horas

João Silva diz que Faustão está 'cada dia melhor' após dois transplantes

fama Fantasias Há 23 Horas

Descubra as fantasias íntimas dos famosos

lifestyle Hipertensão Há 22 Horas

Cardiologista indica nove hábitos que previnem 'inimigo silencioso'