Status EGOT: As (poucas) estrelas que têm o Emmy, Grammy, Oscar e Tony!
Esses famosos conquistaram o feito incrível de serem donos de estatuetas nas quatro principais premiações do mundo das artes!
Status EGOT: As (poucas) estrelas que têm o Emmy, Grammy, Oscar e Tony!
Um vencedor do EGOT é uma celebridade com vários talentos que recebeu um Emmy (prêmio da TV), Grammy (outro na música), Oscar (cinema) e Tony (teatro) - ou múltiplas dessas estatuetas. É um status bem difícil de alcançar, mas a lista de famosos tão versáteis e premiados está crescendo.
Na galeria, relembre as (poucas) estrelas poderosas que fizeram história em Hollywood ao conquistarem a quádrupla premiação do EGOT!
© Getty Images
Jennifer Hudson
Em 2022, com apenas 40 anos, Jennifer Hudson se tornou a 17ª pessoa a conquistar o status EGOT e também foi a m u l h e r negra mais jovem a alcançar essa façanha. A estrela já tinha um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por 'Dreamgirls' (2006), depois conquistou um Grammy de Melhor Álbum de R&B por seu álbum homônimo de 2008, depois um Emmy como produtora do curta de animação 'Baba Yaga' e, ano passado, conseguiu um Tony como co-produtora de 'A Strange Loop', espetáculo que ganhou o prêmio de Melhor Musical na renomada premiação de teatro.
©
Getty Images
Whoopi Goldberg
A lendária atriz, comediante e apresentadora de TV foi a segunda atriz afro-americana a ganhar um Oscar. Goldberg é amplamente reconhecida por seu papel de destaque em 'A Cor Púrpura' (1985), que lhe rendeu sua primeira indicação na principal premiação do cinema.
© Getty Images
Whoopi Goldberg
Goldberg ganhou um Daytime Emmy Award por apresentar 'Beyond Tara: The Extraordinary Life of Hattie McDaniel' em 2002. Em seguida, ela ganhou outro Emmy em 2009 como co-apresentadora do programa 'The View'.
© Getty Images
Whoopi Goldberg
Em 2002, Whoopi recebeu o prêmio de Melhor Musical no Tony por 'Thoroughly Modern Millie'. Goldberg também ganhou um Oscar por seu papel coadjuvante no filme 'Ghost - Do Outro Lado da Vida' (1990).
© BrunoPress
Status EGOT: estrelas vencedoras do Emmy, Grammy, Oscar e Tony!
Em 2023, Viola Davis ganhou a última joia que faltava para ser coroada com o EGOT no Grammy. A atriz levou para casa o troféu de Melhor Livro de Áudio, Narração e Gravação de Contação de Histórias por 'Finding Me: A Memoir'.
"Escrevi este livro para homenagear a Viola, de seis anos", disse a estrela em seu discurso. "Para honrar sua vida, sua alegria, seu trauma, tudo". Ela é a 18ª pessoa a ganhar essa conquista impressionante e a terceira
m u l h e r negra na história a se sagrar vencedora nas quatro principais premiações do mundo das artes.
Viola Davis já ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por 'Um Limite entre Nós' (2016), um Emmy por seu trabalho na série 'Como Defender um Assassino' ('How To Get Away With Murder' no original), e ela tem dois Tony Awards por seu trabalho no teatro nas peças 'King Hedley II' (2001) e 'Fences' (2010). "Eu sou apenas um EGOT!", vibrou a artista sobre sua vitória no Grammy.
© Getty Images
Andrew Lloyd Webber
Lloyd Webber é um marco nas indústrias do cinema e da música. O autor e compositor britânico ganhou seu primeiro Grammy em 1980 de Melhor Álbum de Show de Elenco pelo espetáculo 'Evita'. Mais tarde, ele ganhou novamente em 1983 e 1985, e depois recebeu o especial Grammy Award: Prêmio de Lenda da Música em 1990.
© Getty Images
Andrew Lloyd Webber
Lloyd Webber (à direita) e Tim Rice (à esquerda) fazem música juntos há muito tempo. Os dois ganharam seu primeiro Tony juntos em 1980 por 'Evita' e, mais tarde, ganharam um Oscar juntos em 1997 pela música 'You Must Love Me' quando o musical chegou aos cinemas com Madonna no papel de Evita Perón.
© Getty Images
John Legend
Legend, assim como os outros dois artistas a seguir, ganhou um Emmy de Melhor Especial de Variedades por 'Jesus Christ Superstar Live' de 2018, conquistando seu status de EGOT. O cantor fez história como o primeiro homem negro a alcançar a quádrupla premiação, além de empatar como o mais jovem.
© Getty Images
John Legend
Legend ganhou um Tony como co-produtor da remontagem de 'Jitney', peça de August Wilson. Seu Oscar veio para a música 'Glory', que fez parte da trilha sonora do filme 'Selma: Uma Luta pela Igualdade' (2014). O cantor e pianista também ganhou 10 prêmios Grammy.
© Getty Images
Tim Rice
Rice vem ganhando prêmios há cerca de 40 anos. O também autor e compositor britânico ganhou cinco Grammys, muitos destes por seu trabalho no filme da Disney 'Aladdin'.
© Getty Images
Tim Rice
Rice (à direita) e Webber colaboraram em obras como 'Joseph and the Amazing Technicolor Dreamcoat', 'Evita' e 'Jesus Christ Superstar'.
© Getty Images
Rita Moreno
Esta famosa atriz, cantora e dançarina porto-riquenha ganhou seu quarto prêmio distintivo em 1977. O primeiro foi um Oscar em 1961 por seu papel coadjuvante em 'Amor, Sublime Amor'.
© Getty Images
Rita Moreno
Em 1972, Rita ganhou o prêmio de Melhor Gravação para Crianças no Grammy pela série de TV infantil 'The Electric Company'. Ela também recebeu um Tony em 1975 por sua atuação em 'The Ritz'.
© BrunoPress
Richard Rodgers
Este estimado compositor americano ganhou um Grammy em 1960 pela trilha sonora de 'A Noviça Rebelde' e outro em 1962 pelo musical 'No Strings'.
© Public Domain
Richard Rodgers
Rodgers ganhou o prêmio de Melhor Canção no Oscar de 1945 pela música 'It Will Be Spring'. Ao longo dos anos, ele ganhou seis Tony Awards por suas composições em musicais como 'O Rei e Eu' e 'South Pacific'.
© Getty Images
Helen Hayes
Esta lendária atriz ganhou um Grammy em 1977 de Melhor Gravação de Palavras Faladas pelo livro 'Great American Documents'.
© Getty Images
Helen Hayes
Em 1953, Hayes recebeu um Emmy de Melhor Atriz pelo programa 'Schlitz Playhouse of Stars'. A atriz também ganhou dois Oscars, um em 1932 por 'O Pecado de Madelon Claudet' e outro em 1970 por seu papel em 'Aeroporto'.
© Public Domain
Helen Hayes
Ao longo de sua carreira, Helen recebeu dois prêmios Tony de Melhor Atriz em Drama. A atriz ganhou o primeiro por sua atuação no espetáculo 'Happy Birthday' em 1947 e o segundo em 1958 por 'Time Remembered'.
© Getty Images
Rita Moreno
Moreno ganhou dois prêmios Emmy ao longo de sua vida. Um deles foi o troféu de Atriz Coadjuvante em 'The Muppet Show'. O segundo foi por sua aparição em um episódio de 'Arquivo Confidencial', série dos anos 1970.
© BrunoPress
John Gielgud
A carreira desse ator e diretor de teatro inglês durou quase oito décadas. Gielgud foi o ganhador do Emmy mais velho, vencendo por seu papel principal em 'Summer's Lease' aos 87 anos.
© Getty Images
John Gielgud
Gielgud ganhou o prêmio Tony em 1948 pela peça 'A Importância de Ser Prudente', escrita por Oscar Wilde. Mais tarde, ele ganhou outro Tony por dirigir a comédia dramática 'Big Fish, Little Fish'.
© Getty Images
John Gielgud
Em 1981, ele foi premiado com o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme 'Arthur, o Milionário Sedutor' (1981). Seu trabalho no show individual de Gielgud, 'Ages of Man', lhe rendeu um prêmio Grammy em 1979.
© Getty Images
Audrey Hepburn
Embora a atriz seja mais conhecida por seu desempenho excepcional no clássico 'Bonequinha de Luxo' (1961), Hepburn também foi a primeira pessoa a receber o status de EGOT postumamente.
© Getty Images
Audrey Hepburn
Após sua morte em 1993, a atriz britânica ganhou um Grammy em 1994 pelo álbum infantil 'Audrey Hepburn's Enchanted Tales', que oficialmente a tornou parte do seleto clube EGOT.
© BrunoPress
Audrey Hepburn
Durante sua vida, Hepburn ganhou um Oscar por seu papel no filme 'A Princesa e o Plebeu' (1953). Ela também ganhou um Emmy pela série documental 'Gardens of the World with Audrey Hepburn' e um Tony pela peça 'Ondine'.
© BrunoPress
Marvin Hamlisch
Este compositor aclamado ganhou 12 prêmios importantes ao longo de sua carreira. Hamlisch recebeu três prêmios no Oscar de 1973 por suas canções nos filmes 'Nosso Amor de Ontem' e 'Golpe de Mestre'.
© Getty Images
Marvin Hamlisch
O americano também recebeu quatro prêmios Grammy em 1974, bem como um prêmio Tony por seu trabalho no musical 'A Chorus Line'. Como se isso não bastasse, entre 1995 e 2001, Hamlisch ganhou quatro prêmios Emmy.
© BrunoPress
Jonathan Tunick
O primeiro grande prêmio deste compositor foi no Oscar de 1979 por sua música no filme 'A Little Night Music'. Tunick também recebeu um Emmy por sua direção musical em 'Night of 100 Stars' em 1982.
© BrunoPress
Jonathan Tunick
Em 1987, Tunick ganhou o prêmio Tony de Melhor Orquestração no musical 'Titanic'. Ele também ganhou um Grammy por seu trabalho na canção 'No One is Alone', do musical 'Into the Woods'.
© BrunoPress
Mel Brooks
O icônico ator, diretor, autor, compositor, produtor e comediante talvez seja mais conhecido por seu filme e musical da Broadway 'Os Produtores' ou pela série de comédia de sucesso 'Agente 86'.
© Getty Images
Mel Brooks
Entre 1997 e 1999, Brooks ganhou três Emmys de Melhor Ator Convidado em Série de Comédia pela série 'Mad About You'. Antes disso, ele havia vencido outro Emmy em 1967 por escrever em um especial de TV.
© BrunoPress
Mel Brooks
Brooks ganhou três prêmios Tony pelo musical 'Os Produtores' em 2001. Ele também ganhou um Oscar pelo filme original de 1968 e recebeu três prêmios Grammy entre 1998 e 2002.
© Getty Images
Mike Nichols
Este estimado diretor, ator e produtor de cinema e teatro tem a mais longa linha do tempo de prêmios de todos os vencedores do EGOT!
© Getty Images
Mike Nichols
Entre 1964 e 2012, Nichols recebeu nove Tonys de Melhor Diretor ou Melhor Peça por espetáculos como 'Annie', 'A Morte do Caixeiro Viajante' e 'Barefoot in the Park'.
© Getty Images
Mike Nichols
Seu Oscar por dirigir o icônico filme 'A Primeira Noite de um Homem' (1967) é certamente um dos prêmios que mais lhe deu fama em todo o mundo. No entanto, Nichols também tem na estante um Grammy e quatro prêmios Emmy.
© Getty Images
Scott Rudin
Este produtor de teatro e de cinema recebeu um Oscar pelo filme 'Onde os Fracos Não Têm Vez' (2007). Ele também ganhou um Grammy pelo álbum 'The Book of Mormon', bem como um Primetime Emmy Award.
© Getty Images
Scott Rudin
No entanto, a fama de Rudin é mais associada ao mundo da Broadway. De 1994 a 2017, ele recebeu 15 Tonys por peças como 'A Raisin in the Sun', 'Doubt' e 'Livro de Mórmon'.
© Getty Images
Robert Lopez
Lopez conquistou o status EGOT em 2014. Suas canções originais 'Let It Go', de 'Frozen - Uma Aventura Congelante' (2013), lhe renderam um Oscar e dois Grammys, e ele recebeu outro Oscar pela música 'Remember Me', do filme 'Viva - A Vida É uma Festa' (2017).
© Getty Images
Robert Lopez
O produtor de cinema e teatro ganhou dois prêmios Daytime Emmy pela série de TV 'Super Fofos!'. Lopez também ganhou dois Tony Awards pela peça 'Livro de Mórmon' e um prêmio adicional por 'Avenue Q.'
Leia também: Os espetáculos mais icônicos da Broadway
© BrunoPress
Cultura
Prêmios
10/11/23
POR Notícias Ao Minuto
Um vencedor do EGOT é uma celebridade com vários talentos que recebeu um Emmy (prêmio da TV), Grammy (outro na música), Oscar (cinema) e Tony (teatro) - ou múltiplas dessas estatuetas. É um status bem difícil de alcançar, mas a lista de famosos tão versáteis e premiados está crescendo.
Na galeria, relembre as (poucas) estrelas poderosas que fizeram história em Hollywood ao conquistarem a quádrupla premiação do EGOT!
PARTILHE ESTA NOTÍCIA