Barroso critica foco do Senado no STF e defende julgamento do 8/1 no plenário virtual

A PEC em discussão no Senado limita as decisões monocráticas e pedidos de vista (mais tempo para análise) nas cortes superiores

© Getty

Política Justiça 10/11/23 POR Folhapress

SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, criticou nesta sexta-feira (10) a decisão do Senado de avançar com uma PEC (proposta de emenda à Constituição) que questiona os limites da atuação da corte, alegando que o país tem outras prioridades.

PUB

"O Congresso está fazendo o debate que é próprio que seja feito no Congresso, mas há muitas coisas para mudar no Brasil antes de mudar o Supremo. O Supremo como está presta bons serviços ao país, portanto eu não colocaria no campo das minhas prioridades mexer no Supremo", afirmou.

As declarações foram dadas à imprensa em Salvador, onde o ministro participou da palestra de encerramento do Congresso Nacional do Ministério Público.

A PEC em discussão no Senado limita as decisões monocráticas e pedidos de vista (mais tempo para análise) nas cortes superiores.

O debate sobre o tema faz parte de uma ofensiva liderada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que tem feito acenos a parlamentares da direita após o tribunal abrir votações sobre temas como o marco temporal e a descriminalização das drogas.

Pacheco seria um dos palestrantes do congresso e dividiria a mesa com o presidente do STF, mas não compareceu ao evento.

Barroso também minimizou as críticas ao STF pela adoção do plenário virtual no julgamento dos réus pelos ataques de 8 de janeiro, quando foram invadidas e vandalizadas as sedes do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.

O presidente do STF disse entender as queixas da advocacia, mas argumentou que não há prejuízo às defesas dos réus no plenário virtual, que seria a "alternativa possível."

"Eu acho que é uma crítica injusta, é preciso na vida a gente fazer ponderações. Ninguém acha que o Supremo deve ficar paralisado mais de um ano julgando essas ações no plenário físico", afirmou.

Questionado sobre a demora do presidente Lula (PT) em indicar o novo ministro do STF para a vaga da ministra aposentada Rosa Weber, Barroso minimizou. "Mal dou conta das minhas atribuições, não vou interferir nas do presidente da República."

Barroso proferiu a palestra "O Direito na Era Digital" para um público de cerca de 3.000 pessoas, especialmente membros do Ministério Público.

No evento, o presidente do STF fez uma defesa da democracia, defendeu as urnas eletrônicas e criticou a difusão de desinformação, discursos de ódio e teorias da conspiração.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama LIAM-PAYNE Há 21 Horas

Quarto destruído e postagens: o que ocorreu antes da morte de Liam Payne

esporte França Há 19 Horas

Acusado de estupro, Mbappé assume relação sexual consentida na Suécia

fama Óbito Há 11 Horas

Revelados 'novos' detalhes sobre a 'causa' da morte de Liam Payne

fama Liam Payne Há 20 Horas

'Liam disse que iria morrer em breve', revela ex-noiva sobre Liam Payne

mundo Reino Unido Há 16 Horas

Descoberta rara: Homem viveu com três pênis sem nunca saber

justica Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Mãe é presa após morte suspeita de gêmeas em intervalo de oito dias no RS

mundo França Há 12 Horas

Corpo de jovem que estava desaparecida há um ano é encontrado na França

fama Harry e Meghan Markle Há 21 Horas

Príncipe Harry e Meghan Markle compram casa em Portugal

mundo Austrália Há 20 Horas

Bolas pretas surgem em praias de Sydney e intrigam moradores e turistas

fama Demi Lovato Há 19 Horas

Demi Lovato lamenta a morte do ex-namorado, lutador Guilherme 'Bomba'