Papa Francisco destitui bispo americano crítico ao acolhimento católico à comunidade LGBTQIA+

O norte-americano havia sido nomeado pelo papa Bento XVI, morto em 2022.

© Lorenzo Di Cola/NurPhoto via Getty Images

Mundo Papa Francisco 12/11/23 POR Estadao Conteudo

O papa Francisco destituiu o bispo norte-americano Joseph Strickland de sua diocese localizada no Texas, nos Estados Unidos. Strickland é um renomado católico conservador que vinha criticando repetidamente o papado de Francisco, especialmente os acenos à comunidade LGBTQIA+. O norte-americano havia sido nomeado pelo papa Bento XVI, morto em 2022.

A destituição foi confirmada em nota pelo Vaticano neste sábado, 11. "O Santo Padre dispensou Joseph E. Strickland do governo pastoral da diocese de Tyler (EUA)", afirmou o Vaticano em comunicado.

A dispensa é rara, segundo especialistas. Normalmente os bispos são afastados ou orientados a renunciar. A destituição é a última medida, quando o religioso se recusa a fazer o pedido.

A decisão incomum foi tomada depois que Francisco enviou dois bispos norte-americanos à diocese de Strickland, no Texas, em junho. O Vaticano não informou as razões da visitação apostólica nem as conclusões dos bispos. Segundo a agência Reuters, a ação fez parte de uma investigação sobre a gestão financeira da diocese.

O papa argentino vem adotando medidas para tornar a Igreja mais inclusiva e aberta. Durante uma reunião dos padres jesuítas em Lisboa, o pontífice lamentou a "atitude fortemente reacionária" de alguns católicos. Também declarou que "voltar ao passado é inútil", sendo necessário "entender que existe uma evolução apropriada na forma de abordar os temas da fé e da moralidade".

A postura enfrenta a oposição de setores mais conservadores, que acusam o pontífice de 86 anos de contrariar as principais crenças católicas, principalmente com relação ao aborto.

Os críticos também condenam o excesso de tolerância com a comunidade LGBTQIA+ e pessoas divorciadas. Os Estados Unidos são o principal polo de resistência.

No início deste ano, em uma mensagem na rede social X, antigo Twitter, Strickland acusou o papa de "minar o depósito da fé". Em setembro, o bispo comentou os rumores de que estava sendo encorajado a renunciar. O próprio Strickland havia tornado pública as visitas dos bispos do Vaticano.

"Não posso renunciar ao meu cargo de bispo de Tyler porque isso significaria abandonar o rebanho que está aos meus cuidados", escreveu. "Respeito a autoridade do papa Francisco se ele me destituir dos meus poderes como bispo de Tyler."

A diocese de Tyler, que possui mais de 120 mil católicos em uma população de cerca de 1,4 milhão de habitantes, de acordo com a Conferência Episcopal Católica dos Estados Unidos, confirmou a destituição.

O bispo de Austin, Joe Vasquez, foi nomeado administrador apostólico da diocese. "Nosso trabalho como Igreja Católica no nordeste do Texas continua", informou a diocese de Tyler. Strickland não fez comentários sobre a demissão. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica G20 Há 20 Horas

"Fuck you" de Janja a Musk coloca em risco estratégia de Lula com Trump

brasil São Paulo Há 18 Horas

Mulher vê família ser assaltada, vai em casa e solta seu pitbull; vídeo

fama Redes Sociais Há 20 Horas

Maíra Cardi revela acordo sexual com Nigro para engravidar

fama Redes Sociais Há 14 Horas

Gkay posa de calcinha em frente ao espelho: 'que nave'

fama Luto Há 18 Horas

Cantor que venceu um câncer aos 18 anos morre em acidente de carro

lifestyle Signos Há 17 Horas

Estes são os signos mais modestos (e conservadores) do zodíaco

esporte Boxe Há 19 Horas

Mike Tyson revela problema de saúde após derrota para Jake Paul: 'Quase morri'

esporte Mercado de Transferências Há 21 Horas

Neymar fora dos planos de Abel: "Palmeiras não é departamento médico"

justica Distrito Federal Há 18 Horas

Mulher é morta a facadas pelo companheiro na frente dos filhos

brasil Santa Catarina Há 17 Horas

Casa do autor de ataque em Brasília pega fogo em Santa Catarina