Taylor Swift é mais dançante que Beatles? Entenda as músicas da turnê da cantora

Swift é a mulher que mais emplacou álbuns no número um da parada americana da Billboard e é considerada um dos maiores fenômeno do pop desde Michael Jackson e Madonna

© <p>Getty Images</p>

Cultura TAYLOR-SWIFT 13/11/23 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - O setlist do tão aguardado show de Taylor Swift no Brasil é mais dançante e energético do que muitos fãs poderiam prever. A cantora desembarca no Rio de Janeiro neste fim de semana para apresentar 45 músicas de nove álbuns de sua discografia, aos quais ela se refere como "eras".

PUB

Swift é a mulher que mais emplacou álbuns no número um da parada americana da Billboard e é considerada um dos maiores fenômeno do pop desde Michael Jackson e Madonna.

Embora as canções pelas quais o grande público a conhece sejam animadas e positivas, a exemplo de "Shake It Off", grande parte das canções apresentadas nos próximos dias serão menos alegres. Esse é o padrão da própria carreira da cantora, reproduzido na turnê.

A análise considera o setlist apresentado nos Estados Unidos e métricas usadas pelo Spotify, que pontuam músicas de zero a um em categorias como dançabilidade, positividade e energia. Foram desconsideradas as duas músicas surpresas que variam a cada apresentação.

Foram consideradas músicas alegres, dançantes e energéticas as que pontuaram acima de 0,5 nas métricas correspondentes a esses atributos, em uma escala que varia de zero a um. O gráfico abaixo apresenta o setlist completo do show e como cada uma das músicas pontua nas métricas.

Para quem não conhece as canções da artista, a comparação com o repertório dos Beatles pode ajudar a entender as características de suas composições. O quarteto de Liverpool tem a maior parte de suas músicas com positividades acima de 0,5 -mais alegres do que tristes-, enquanto a média de Swift ocupa um espectro mais baixo da régua. Ao contrário, nas métricas de dançabilidade e energia, a americana ultrapassa as médias dos britânicos.

As métricas do Spotify oferecem uma boa perspectiva da carreira de Swift, porém avaliam apenas a sonoridade e não as narrativas líricas pelas quais a cantora também é conhecida. Fãs muitas vezes discordam das conclusões da empresa de streaming e oferecem argumentos próprios sobre as sensações provocadas pela música da artista.

A reportagem conversou com Luke Xavier, criador de conteúdo especializado na cantora, durante o desenvolvimento dessa análise para entender as opiniões dos fãs.

O desacordo também ocorre em relação às escolhas da própria cantora para a apresentação da "Eras Tour". As favoritas dos fãs frequentemente não são as preferidas do grande público, e muitos dispensariam grandes sucessos por canções mais conhecidas apenas pelos entusiastas da cantora.

Para estes, a reportagem criou uma ferramenta em que se pode alterar o setlist original e gerar novos padrões de positividade, energia e dançabilidade. Basta clicar na música para trocar a faixa por outra da mesma "era" e conferir o resultado no gráfico abaixo.*Colaborou Luke Xavier

Leia Também: Status EGOT: As (poucas) estrelas que têm o Emmy, Grammy, Oscar e Tony!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama boletim médico Há 15 Horas

Maidê Mahl está internada em estado grave, diz hospital

politica BOLSONARO-SAÚDE Há 9 Horas

Bolsonaro se sente mal e vai a hospital antes de ato na avenida Paulista

fama Redes Sociais Há 9 Horas

Suzana Alves, ex-Tiazinha, mostra rotina após se converter

fama Deolane Bezerra Há 9 Horas

Carlinhos expõe afastamento de Deolane antes de prisão

fama ELIEZER-CARMO Há 12 Horas

'Nunca quis ser pai, estava pouco me lixando', diz Eliezer

politica Governo Há 13 Horas

Lula demite Silvio Almeida após acusações de assédio sexual

fama Bets Há 14 Horas

Com Deolane presa, irmãs postam publis do 'Jogo do Tigrinho'

justica Dartford Há 12 Horas

Amigo é suspeito de esfaquear casal de brasileiros na Inglaterra

brasil Maceió Há 7 Horas

Estudante aponta arma para colega durante briga em faculdade; vídeo

fama Carnaval Há 14 Horas

Ex-BBB 24, Alane Dias será musa da Grande Rio em 2025