Taylor Swift é mais dançante que Beatles? Entenda as músicas da turnê da cantora

Swift é a mulher que mais emplacou álbuns no número um da parada americana da Billboard e é considerada um dos maiores fenômeno do pop desde Michael Jackson e Madonna

© <p>Getty Images</p>

Cultura TAYLOR-SWIFT 13/11/23 POR Folhapress

(FOLHAPRESS) - O setlist do tão aguardado show de Taylor Swift no Brasil é mais dançante e energético do que muitos fãs poderiam prever. A cantora desembarca no Rio de Janeiro neste fim de semana para apresentar 45 músicas de nove álbuns de sua discografia, aos quais ela se refere como "eras".

PUB

Swift é a mulher que mais emplacou álbuns no número um da parada americana da Billboard e é considerada um dos maiores fenômeno do pop desde Michael Jackson e Madonna.

Embora as canções pelas quais o grande público a conhece sejam animadas e positivas, a exemplo de "Shake It Off", grande parte das canções apresentadas nos próximos dias serão menos alegres. Esse é o padrão da própria carreira da cantora, reproduzido na turnê.

A análise considera o setlist apresentado nos Estados Unidos e métricas usadas pelo Spotify, que pontuam músicas de zero a um em categorias como dançabilidade, positividade e energia. Foram desconsideradas as duas músicas surpresas que variam a cada apresentação.

Foram consideradas músicas alegres, dançantes e energéticas as que pontuaram acima de 0,5 nas métricas correspondentes a esses atributos, em uma escala que varia de zero a um. O gráfico abaixo apresenta o setlist completo do show e como cada uma das músicas pontua nas métricas.

Para quem não conhece as canções da artista, a comparação com o repertório dos Beatles pode ajudar a entender as características de suas composições. O quarteto de Liverpool tem a maior parte de suas músicas com positividades acima de 0,5 -mais alegres do que tristes-, enquanto a média de Swift ocupa um espectro mais baixo da régua. Ao contrário, nas métricas de dançabilidade e energia, a americana ultrapassa as médias dos britânicos.

As métricas do Spotify oferecem uma boa perspectiva da carreira de Swift, porém avaliam apenas a sonoridade e não as narrativas líricas pelas quais a cantora também é conhecida. Fãs muitas vezes discordam das conclusões da empresa de streaming e oferecem argumentos próprios sobre as sensações provocadas pela música da artista.

A reportagem conversou com Luke Xavier, criador de conteúdo especializado na cantora, durante o desenvolvimento dessa análise para entender as opiniões dos fãs.

O desacordo também ocorre em relação às escolhas da própria cantora para a apresentação da "Eras Tour". As favoritas dos fãs frequentemente não são as preferidas do grande público, e muitos dispensariam grandes sucessos por canções mais conhecidas apenas pelos entusiastas da cantora.

Para estes, a reportagem criou uma ferramenta em que se pode alterar o setlist original e gerar novos padrões de positividade, energia e dançabilidade. Basta clicar na música para trocar a faixa por outra da mesma "era" e conferir o resultado no gráfico abaixo.*Colaborou Luke Xavier

Leia Também: Status EGOT: As (poucas) estrelas que têm o Emmy, Grammy, Oscar e Tony!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Investigação Há 19 Horas

Laudo aponta que míssil da Rússia derrubou avião no Cazaquistão

fama Luto Há 23 Horas

Morre ator Ney Latorraca, aos 80 anos

fama Emergência Médica Há 18 Horas

Internado na UTI, saiba quem é Toguro, influencer indiciado por homicídio

mundo Cazaquistão Há 23 Horas

Nevoeiro, aves, míssil russo… O que se sabe sobre a queda de avião?

fama Tragédia Há 17 Horas

Ator de 'Baby Driver', Hudson Meek, morre aos 16 anos

fama LUTO Há 19 Horas

Famosos lamentam morte de Ney Latorraca

brasil São Mateus do Sul Há 17 Horas

Equipe médica e paciente morrem em acidente com ambulância no Paraná

esporte Redes Sociais Há 17 Horas

Muçulmano, Salah posta foto celebrando Natal e é criticado por internautas: 'Hipocrisia'

justica Violência Há 19 Horas

PM dá tiro à queima-roupa em jovem que gravava abordagem em Osasco, em SP

fama Justiça Há 9 Horas

Baldoni é processado por ex-assessora em polêmica envolvendo Blake Lively