Fadiga do super-herói: James Gunn salvará o gênero com o novo Universo DC?
Produções sobre vivem o seu pior momento nos cinemas!
Fadiga do super-herói: James Gunn salvará o gênero com o novo Universo DC?
Desde a fantástica conclusão da 'Infinity Saga' do Universo Marvel, com 'Vingadores: Ultimato' (2019), o público em todo o mundo começou a sofrer um fenômeno conhecido como "fadiga do super-herói". Os espectadores anseiam por algo novo e inovador e os filmes de super-heróis não acompanharam, tendo se tornado estereotipados, cansados e decadentes.
Mas eis que entra James Gunn, o diretor da trilogia de sucesso 'Guardiões da Galáxia', no Universo DC, prometendo revolucionar o gênero com novas ideias que podem trazer o público de volta aos cinemas.
Mas será o cineasta capaz de salvar os filmes de super-heróis? Refletimos sobre essa questão e chegamos a algumas conclusões interessantes. Curioso? Clique a seguir na galeria.
©
NL Beeld
'Blade - O Caçador de Vampiros' (1998)
A popularidade dos filmes de super-heróis no século XXI começou com o filme da Marvel 'Blade - O Caçador de Vampiros' (1998), lançado no final dos anos 90. Após seu lançamento, recebeu críticas mistas, mas principalmente positivas dos especialistas de cinema.
©
NL Beeld
'Blade - O Caçador de Vampiros' (1998)
O sucesso do filme contrastou fortemente com a recepção crítica e comercial de filmes anteriores de super-heróis, como 'Steel - O Homem de Aço' (1997), 'Spawn - O Soldado do Inferno' (1997) e 'Batman & Robin' (1997). Esses não agradaram a imprensa especializada nem o público.
©
NL Beeld
'X-Men' (2000)
Com o sucesso de 'Blade - O Caçador de Vampiros' (1998), vieram não apenas duas sequências, mas também outros filmes de super-heróis de maior sucesso. Mais notavelmente, houve 'X-Men - O Filme' (2000), que contou com um elenco com estrelas em ascensão Hugh Jackman, Halle Berry, Famke Janssen e James Marsden.
©
NL Beeld
'X-Men - O Filme' (2000)
O filme obteve tanto sucesso que rendeu uma trilogia, junto com vários spin-offs. Mais importante ainda, trouxe a febre dos filmes de super-heróis como conhecemos hoje.
©
NL Beeld
'Homem-Aranha' (2002)
Dois anos depois, a primeira saga do 'Homem-Aranha' foi lançada. Foi recebido com enormes elogios da crítica e do público e tornou-se o primeiro filme de super-herói a ultrapassar a marca de US$ 100 milhões em um único fim de semana.
©
NL Beeld
'Homem-Aranha 2' (2004)
O sucesso de 'Homem-Aranha' e 'X-Men' levou ao lançamento de 'X-Men 2' (2003) e 'Homem-Aranha 2' (2004), sendo que este último fez tanto sucesso com a crítica e o público que é considerado até hoje como um dos maiores filmes de super-heróis de todos os tempos. Com isso, os filmes modernos do gênero se fortaleceram e a fórmula começou a ser bastante explorada...
©
NL Beeld
'O Quarteto Fantástico' (2005)
Claro, que começariam aparecer o flops... Por exemplo, o 'Quarteto Fantástico' (2005) foi detonado pela crítica e insultado pelo público, especialmente os fãs já acompanhavam a saga nos quadrinhos.
©
NL Beeld
'Motoqueiro Fantasma' (2007)
A sequência, 'Quarteto Fantástico E O Surfista Prateado' (2007), não se saiu muito melhor, assim como outro filme da Marvel lançado no mesmo ano: 'Motoqueiro Fantasma'. Foi detonado pela crítica e o público. Foi um ano horrível para filmes de super-heróis em geral, já que até 'Homem-Aranha 3' foi uma decepção. Parecia que produções do gênero estavam em declínio. Mas eis a tábua de salvação...
©
NL Beeld
'Homem de Ferro' (2008)
'Homem de Ferro', estrelado por Robert Downey Jr., não foi apenas um retorno para os filmes da Marvel, como iniciou o grande sucesso do Universo Cinematográfico da Marvel.
©
NL Beeld
'Batman: O Cavaleiro das Trevas' (2008)
Enquanto isso, a DC estava tendo grande sucesso com filmes como 'Batman: O Cavaleiro das Trevas' (2008). Cinco anos depois, 'Homem de Aço' seria lançado, e parecia que a DC estava em alta por um tempo.
©
NL Beeld
'Os Vingadores' (2012)
Com o sucesso de 'Homem de Ferro', suas sequências e histórias de outros heróis do Universo Cinematográfico da Marvel, eis que veio o ambicioso crossover 'Os Vingadores' (2012). Foi o filme de super-heróis de maior sucesso na época de seu lançamento, sendo muito elogiado tanto pela crítica quanto pelo público.
©
NL Beeld
'Batman Vs Superman - A Origem da Justiça' (2016)
Enquanto o Universo Cinematográfico da Marvel ganhava mais popularidade, a Warner Bros. lutava fortemente com sua franquia de filmes do Universo DC. 'Batman Vs Superman - A Origem da Justiça' (2016) se tornou um infame fracasso de bilheteria, causando reações negativas da crítica e dividindo também a opinião do público.
©
NL Beeld
'Esquadrão Suicida' (2016)
Infelizmente para a DC, seus problemas não pararam por aí. Ainda, em 2016, 'Esquadrão Suicida' foi lançado e foi detonado tanto pela crítica quanto pelo público. Depois disso, todos começaram a especular se a DC seria capaz de reverter sua sorte.
©
NL Beeld
'Liga da Justiça' (2017)
Embora 'Liga da Justiça' tenha tido mais sucesso do que os filmes anteriores do Universo DC, simplesmente não foi suficiente para reverter a tendência de queda no desempenho de bilheteria. O público reclamou que a DC estava tentando ser muito parecida com a Marvel e queria que o DCEU fosse mais original. Alguns até diziam que a DECU estava a caminho de morrer! completamente.
©
NL Beeld
'Vingadores: Ultimato' (2019)
Enquanto a DC lutava, a Marvel encerrava a 'Infinity Saga' da MCU com o fenômeno 'Vingadores: Ultimato' (2019), que por dois anos foi o filme de maior bilheteria de todos os tempos e foi elogiado pela crítica e pelo público.
©
NL Beeld
'Vingadores: Ultimato' (2019)
Parecia que os filmes da Marvel dominariam o gênero por bastante tempo e que a mania dos super-heróis duraria anos a fio. No entanto, esse não foi o caso, já que logo depois a Marvel e a DC fariam filmes que obtiveram bilheterias e críticas nada positivas.
©
NL Beeld
'Eternos' (2021)
Dois anos depois, a Marvel lançaria três filmes consecutivos para dar início à Fase Quatro do Universo Marvel, um dos quais era 'Eternos'. Foi o primeiro filme do MCU a receber críticas negativas dos críticos e, sem dúvida, marcou o ponto de virada para os filmes de super-heróis, já que o cansaço finalmente começava a se instalar.
©
NL Beeld
'Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania' (2023)
'Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania' (2023) se tornou o filme MCU de menor audiência de todos os tempos e também foi uma bomba nas bilheterias. Com quedas no faturamento e produções pouco assistidas, ficou aparente que a fadiga do MCU só estava piorando, assim como a fadiga dos super-heróis em geral!
©
NL Beeld
'Shazam! Fúria dos Deuses' (2023)
Coincidindo com os últimos fracassos da Marvel estava a sequência da DC 'Shazam! Fúria dos Deuses' (2023), que recebeu críticas mistas e também foi um fracasso nas bilheterias.
©
NL Beeld
'The Flash' (2023)
Em um grande golpe no estômago, 'The Flash' (2023), da DC, também fracassou nas bilheterias e recebeu críticas mistas. Na verdade, tanto os filmes da Marvel quanto os da DC estavam aquém de seus antecessores e, com isso, contribuíram ainda mais para o cansaço dos super-heróis que vemos hoje.
©
NL Beeld
James Gunn
Com a ascensão e queda dos filmes de super-heróis, é hora de ver onde James Gunn se encaixa em tudo isso e como ele pode ser capaz de reverter esse cansaço dos super-heróis. Primeiro, vamos dar uma olhada em seu trabalho.
©
NL Beeld
'Scooby-Doo' (2000)
Quando a mania dos filmes de super-heróis estava apenas começando, James Gunn entrava em cena com algumas produções de sua autoria. Mas antes de se tornar o diretor de grande sucesso que o conhecemos hoje, ele também amargou erros. Ele começou como roteirista de filmes e trabalhou nos filmes de live-action 'Scooby-Doo'. Ambos foram fracassos críticos e comerciais. Gunn retornaria à indústria em 2006 com seu filme de estreia na direção, o desconhecido 'Slither'.
©
NL Beeld
'Super' (2010)
Em 2010, James Gunn lançou seu segundo filme, 'Super', que era uma versão cômica do gênero de super-heróis. No entanto, o longa recebeu críticas em sua maioria negativas e não agradou muito o público. Portanto, é seguro dizer que o início da carreira cinematográfica de Gunn não foi estelar, mas ele continuaria a melhorar com o passar do tempo.
©
NL Beeld
'Super' (2010)
'Super' também foi a primeira tentativa de James Gunn no gênero de filmes de super-heróis e, embora não tenha tido sucesso, colocou-o no caminho de mais produções do gênero. Na verdade, não demoraria muito para que ele fizesse outro filme que se tornaria um sucesso comercial e de crítica.
©
NL Beeld
'Guardiões da Galáxia' (2014)
O primeiro filme sério de super-herói de James Gunn, o sucesso da Marvel de 2014, 'Guardiões da Galáxia', recebeu enormes elogios por sua excelente direção, efeitos especiais e elenco. O longa colocou James Gunn sob os holofotes pela primeira vez e realmente deu o pontapé inicial em sua carreira como diretor de filmes de super-heróis.
©
NL Beeld
'Guardiões da Galáxia Vol. 2.' (2017)
O segundo grande filme de super-heróis de James Gunn foi 'Guardiões da Galáxia Vol. 2.' Embora não tenha recebido tantos elogios quanto o primeiro episódio, tanto a crítica quanto o público adoraram e queriam ver mais do que James Gunn tinha a oferecer.
©
NL Beeld
James Gunn no set de 'Guardiões da Galáxia: Vol. 3'
Mas em 2018, James Gunn teve grandes problemas quando tuítes antigos e perturbadores que ele fez de 2008 a 2011 sobre temas delicados, como e stupro e pedofilia, ressurgiram. A Disney comentou o assunto e fez com que ele fosse demitido da direção de 'Guardiões da Galáxia: Vol. 3'. James Gunn foi colocado na lista negra da indústria cinematográfica.
©
NL Beeld
'Esquadrão Suicida' (2021)
Mais tarde, James Gunn retornaria à indústria, com o filme da DCU 'Esquadrão Suicida'. Foi recebido com muitos elogios da crítica e do público, com ambos dando crédito à incrível direção de James Gunn. Justin Chung, do Los Angeles Times, chamou o filme de "redenção para DC".
©
NL Beeld
'Guardiões da Galáxia: Vol. 3.' (2023)
Em 2023, 'Guardiões da Galáxia Vol. 3' chegou às telonas e se tornou o filme MCU de maior sucesso desde 'Vingadores: Ultimato' (2019), tanto comercial quanto criticamente, com o público querendo mais do aclamado diretor.
©
NL Beeld
'Superman: Legacy'
Tal como está, James Gunn está agora no comando do reboot do Universo DC e está programado para lançar seu último filme, 'Superman: Legacy', nos cinemas em 2025. Com base no histórico de Gunn, mesmo a polêmica substituição de Henry Cavill por David Corenswet provavelmente não terá um impacto negativo no filme em si.
©
NL Beeld
Existe esperança para os filmes de super-heróis?
Por enquanto, o futuro de James Gunn parece brilhante e parece que ainda há esperança para filmes de super-heróis, especialmente no Universo DC.
Fontes: (Variety) (Los Angeles Times) (The Hollywood Reporter)
©
NL Beeld
Cultura
Super-heróis
14/11/23
POR Notícias Ao Minuto
Desde a fantástica conclusão da 'Infinity Saga' do Universo Marvel, com 'Vingadores: Ultimato' (2019), o público em todo o mundo começou a sofrer um fenômeno conhecido como "fadiga do super-herói". Os espectadores anseiam por algo novo e inovador e os filmes de super-heróis não acompanharam, tendo se tornado estereotipados, cansados e decadentes.
Mas eis que entra James Gunn, o diretor da trilogia de sucesso 'Guardiões da Galáxia', no Universo DC, prometendo revolucionar o gênero com novas ideias que podem trazer o público de volta aos cinemas.
Mas será o cineasta capaz de salvar os filmes de super-heróis? Refletimos sobre essa questão e chegamos a algumas conclusões interessantes. Curioso? Clique a seguir na galeria.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA