SP: Assembleia de professores termina em confusão com alunos

Os estudantes acompanharam a assembleia desde o início, gritando frases de apoio aos professores

© DR

Brasil Estadual 08/04/16 POR Estadao Conteudo

A assembleia dos professores de rede estadual de São Paulo terminou em confusão com estudantes na tarde desta sexta-feira, 8. O evento organizado pela Apeoesp (principal sindicato da categoria) aprovou estado de greve para reivindicar reajuste salarial.

PUB

Os estudantes acompanharam a assembleia desde o início, gritando frases de apoio aos professores. Ao final da assembleia, no entanto, dois estudantes subiram no carro de som, autorizados pelo sindicato para se posicionar, e fizeram críticas à direção da Apeoesp. Uma das estudantes jogou o microfone de cima do carro de som em direção a um grupo de estudantes, que gritavam contra o sindicato, chamando-o de "pelego". O som do microfone foi cortado por representantes do sindicato e teve início a confusão.

Estudantes arremessaram garrafas plásticas de água em integrantes do sindicato e houve empurra-empurra. Uma das estudantes disse que levou um chute de um segurança. Ninguém ficou gravemente ferido.

"Nós viemos apoiar os professores em qualquer decisão que tomassem, se aderissem a greve ou não. O sindicato não nos deu voz em nenhum momento, quando conseguimos falar, eles nos boicotaram e ainda nos agrediram", disse a estudante Carolina Leite, de 17 anos.

Maria Izabel Noronha, presidente da Apeoesp, disse que houve desrespeito dos estudantes com a assembleia. "Eu não chamei estudante para a assembleia, porque ela é dos professores. A Apeoesp não foi para cima deles (os estudantes), quem pegou o microfone foram eles, que incitaram e chamaram os professores de tudo o quanto é nome. É preciso respeito", disse ela.

"É lamentável. Não vou, nunca fui e não irei em assembleia de aluno porque eu respeito a organização deles e acho que eles têm que respeitar a dos professores", completou Maria Izabel.

Greve

Segundo Maria Izabel, os professores aprovaram o estado de greve para que seja feita uma campanha com a categoria nos próximos dias para garantir maior adesão. No próximo dia 29, está marcada mais uma assembleia para que seja votado o início da greve. Segundo a Apeoesp, 5 mil pessoas participaram da assembleia desta sexta-feira.

A categoria está desde junho de 2014 sem reajuste. Eles pedem a reposição salarial do período de 16,6% e valorização salarial.

No ano passado, os professores fizeram a maior greve da história, com paralisação de 90 dias, e mesmo assim ficaram sem reajuste salarial. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 16 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 16 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 9 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 16 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Realeza britânica Há 9 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 17 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 17 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 12 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 12 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

brasil Tragédia Há 16 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos