Entenda a disputa pelo comando da OpenAI entre Sam Altman e conselheiros

Seu retorno ao cargo, porém, não está descartado, segundo informações publicadas pelos sites especializados Information e Verge

© Reuters

Tech NEWSLETTER-MERCADO 20/11/23 POR Folhapress

A notícia de que Sam Altman havia sido expulso do cargo de CEO da OpenAI, a dona do ChatGPT, pegou o mundo da tecnologia e os próprios investidores da empresa de surpresa na última sexta (17).

PUB

Seu retorno ao cargo, porém, não está descartado, segundo informações publicadas pelos sites especializados Information e Verge.

QUAL FOI O MOTIVO ALEGADO?

O conselho de administração da companhia disse que não tem mais confiança em Altman e afirmou que ele não foi franco em suas comunicações com o colegiado.

Mira Murati, atual chefe de tecnologia da empresa, assume como CEO interina. O presidente do conselho, Greg Brockman, também deixou seu cargo, mas segue como funcionário da empresa.

A hipótese mais provável até agora para a demissão é que houve um racha interno no conselho, que foi vencido pela ala de "trust and safety" (confiança e segurança), escreve o colunista da Folha de S.Paulo Ronaldo Lemos.

Há rumores de que os novos produtos lançados no último dia 6 tinham falhas de segurança, inclusive a possibilidade de vazar dados dos usuários. Isso teria levado a própria Microsoft, principal investidora da OpenAI, a suspender o uso interno de produtos da empresa.

O QUE ESTÁ EM JOGO AGORA?

Uma queda de braço entre Altman e Ilya Sutskever, o cientista-chefe da empresa e que também faz parte de seu conselho de administração.

Para entender a disputa, é importante lembrar que a OpenAI é acima de tudo uma entidade sem fins lucrativos, que foi fundada em 2015 por Sam Altman, Greg Brockman, Ilya Sutskever e Elon Musk.

Abaixo dela está uma subsidiária com viés de lucro -é a que rentabiliza o ChatGPT e estaria avaliada em US$ 86 bilhões.Para voltar ao cargo de CEO, Altman disse a pessoas próximas que seriam necessárias mudanças significativas na governança da OpenAI para evitar passar pelo mesmo revés, segundo o Verge.

O site americano ainda disse que ele e Brockman estariam conversando sobre criar uma nova startup e, caso o plano se concretizasse, outros funcionários do alto escalão da OpenAI também poderiam pedir demissão.

Leia Também: Superapp, citado por Campos Neto, é o próximo passo do open finance; entenda

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama PRETA-GIL Há 22 Horas

Madrastra atualiza estado de saúde de Preta Gil e fala em recuperação lenta

brasil BR-116 Há 3 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Vanessa Carvalho Há 3 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

esporte CBF-DENÚNCIAS Há 5 Horas

Presidente da CBF demite diretor que é amigo de Ronaldo por justa causa

mundo EUA Há 2 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 5 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama Blake Lively Há 22 Horas

Blake Lively processa Justin Baldoni por assédio sexual

tech OpenAI Há 22 Horas

Líder da OpenAI diz que Elon Musk é “claramente um bully”

mundo Alemanha Há 22 Horas

Divulgadas imagens do autor de ataque em feira de Natal na Alemanha

fama Conan O'Brien Há 22 Horas

Conan O'Brien faz homenagem aos pais que morreram na mesma semana