Receita: três dicas para fazer a Feijoada perfeita!

Veja como preparar esta delícia!

© Palaphita - Natacha Fink

Lifestyle Delícia 21/11/23 POR Rafael Damas

Gosta de reunir a família e amigos para desfrutarem refeições cheias de sabor? Que tal uma deliciosa Feijoada? Para te ajudar nesta tarefa, o Notícias Ao Minuto conversou com a chef Natacha Fink para ensinar algumas dicas de como prepara este prato, que é um dos preferidos dos brasileiros.

PUB

A amazonense Natacha Fink, que é professora de gastronomia Brasileira, atualmente trabalha no restaurante 'Palaphita', em Cascais, Portugal, nos deu três dicas para preparar uma deliciosa Feijoada. Veja:

O arroz perfeito: pode usar o arroz basmati que fica bem soltinho. Primeiro refogamos os grãos com alho processado em azeite extra virgem, por isso ele fica cheiroso.

A Feijoada mais saborosa: utilizamos carnes frescas, como costelinha, lombinho e cachaço de porco, que, por exemplo, são colocadas no sal grosso por 36 horas na geladeira. Depois Lavamos bem em água corrente para tirar o sal. Normalmente se usa carnes já salgadas que podem ser encontradas em açougues e mercado, mas preparadas em casa, elas ficam com o sabor mais concentrado.

Despois, quando todas as carnes estão pré-prontas, iniciamos o processo de preparo da feijoada propriamente dito. Refogamos tudo com muito alho, cebola e bacon e flambamos esse fundo com cachaça.

O complemento: a couve é feita no alho com bacon e flor de sal apenas. Como o sal faz a couve liberar muita agua, usamos a flor de sal na finalização para a couve ficar sequinha mas não desidratada.

O prato pode ser incrementado com uma farofa básica ou uma vinagrete, como servido normalmente.

Sobre a Chef:

Amazonense, Natacha Fink trabalhou no restaurante 'Casa dos Sabores', no Rio de Janeiro, e depois abriu o próprio negócio, o 'Espírito Santa', no bairro turístico de Santa Teresa, no Rio de Janeiro.

Em 2010, como chef consultora do Conselho Norueguês da Pesca, publicou o livro “Bacalhau com Frutas dos Biomas Brasileiros”. “Faço uma cozinha brasileira contemporânea. Valorizo os produtos amazônicos que fazem parte da minha bagagem cultural e coloco-os em contato com a melhor oferta de produtos que vem da agricultura familiar, biológica e de pequenos projetos regionais de base sustentável. Acredito numa comida que faz bem às pessoas e ao planeta.”, diz a chef.

Em busca de novos desafios, mudou-se para Portugal em 2020, para chefiar a cozinha do Palaphita, levando todo seu conhecimento sobre a culinária amazônica ao público europeu.

Natacha segue como professora de gastronomia Brasileira, consultora e colaboradora de projetos gastronômicos de economia solidária e sustentável. Sua principal motivação como profissional da cozinha é explorar as possibilidades expressivas dos ingredientes tipicamente brasileiros, especialmente, os da Amazônia. Seu trabalho contribui efetivamente para a formação de um mercado consumidor para produtos gastronômicos de base sustentável.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 18 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 21 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 18 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 19 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 20 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 19 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 19 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 19 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 20 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad