Não tenho de gostar do presidente de Chile, Argentina e Venezuela, diz Lula após eleição de Milei

Lula ainda acrescentou que haverá "problemas políticos" no futuro

© Getty

Mundo Presidente 21/11/23 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (21) que há atualmente "algumas confusões na América do Sul", sem citar nominalmente o presidente eleito da Argentina, Javier Milei.

PUB

Lula ainda acrescentou que haverá "problemas políticos" no futuro. "Acho que estamos numa fase melhor de quando eu deixei a presidência, se bem que estamos vivendo algumas confusões na América do Sul. Não é a mais a mesma de 2002, 2004 e 2006. Vamos ter problemas políticos", afirmou o presidente.

"E ao invés de reclamarmos dos problemas políticos, nós temos que ser inteligentes e resolvê-los, tentar conversar, tentar fazer com que as pessoas aprendam a conviver democraticamente na adversidade", completou.

As declarações do presidente foram feitas durante discurso a formandos do Instituto Rio Branco, a escola da diplomacia brasileira.

Lula novamente não citou Milei, mas afirmou que não precisa gostar dos outros presidentes. No entanto, acrescentou que é preciso negociação entre os países.

"Eu não tenho que gostar do presidente do Chile, Argentina, Venezuela. Ele não tem que ser meu amigo. Ele tem que ser presidente do país dele e eu tenho que ser presidente do meu país", afirmou.

O ultraliberal Javier Milei, 53, foi eleito presidente da Argentina no domingo (19), superando o candidato governista, o atual ministro da Economia, Sergio Massa. Milei impôs ao peronismo sua quarta derrota em 40 anos de democracia.

Além de suas posições polêmicas sobre o Mercosul, clima e outros assuntos, Milei é mais alinhado politicamente ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os dois conversaram por telefone nesta segunda-feira (20), quando o brasileiro o cumprimentou e disse ter sido convidado para a posse.

Por outro lado, Milei usou durante a sua campanha eleitoral uma retórica contra a esquerda mundial, inclusive com ataques pessoais ao presidente Lula.

Um dos momentos de maior tensão foi quando Milei chamou o petista de corrupto e comunista, além de acrescentar que não pretendia encontrá-lo, caso seja eleito, durante entrevista a um jornalista peruano.

"Um comunista", afirmou Milei, ao que o jornalista acrescentou: "E um grande corrupto, não?".

"Por isso esteve preso", respondeu Milei.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Corte de gastos Há 14 Horas

Haddad anuncia isenção de IR para renda até R$ 5 mil e corte de gastos

fama VIIH-TUBE Há 11 Horas

Ravi, filho de Viih Tube e Eliezer, é internado em São Paulo

mundo EUA Há 2 Horas

Homem dado como morto e cremado pela família é encontrado vivo nos EUA

fama Canadá Há 12 Horas

Ator Julien Arnold morre no palco durante apresentação no Canadá

politica JAIR-BOLSONARO Há 5 Horas

Bolsonaro considera pedir refúgio em embaixada caso seja condenado

fama Revelação Há 3 Horas

Gracyanne Barbosa revela verdadeiro motivo para fim do casamento com Belo

mundo Índia Há 11 Horas

Indicação errada do Google Maps termina em tragédia na Índia

fama Coração partido Há 20 Horas

Amor e perda: Celebridades que morreram de coração partido

mundo Tragédia Há 13 Horas

Adolescente de 17 anos é morta por porcos em fazenda na Rússia

mundo Viagem Há 13 Horas

Mensagem em garrafa lançada há 16 anos no Brasil é achada na Austrália