Conmebol condena 'todas as formas de violência' nas Eliminatórias: 'Mas é a Fifa quem pune'

A Conmebol condenou "todas as formas de violência", mas se esquivou de responsabilidade e afirmou que a responsável por possíveis punições aos envolvidos é a Fifa

© REUTERS

Esporte Futebol 22/11/23 POR Estadao Conteudo

As lamentáveis cenas vexatórias de briga entre torcedores do Brasil e da Argentina com a polícia do Rio e também a confusão entre jogadores da Venezuela com o policiamento em Lima marcaram negativamente a 6ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 nesta terça-feira. Em nota, a Conmebol condenou "todas as formas de violência", mas se esquivou de responsabilidade e afirmou que a responsável por possíveis punições aos envolvidos é a Fifa.

"Após os acontecimentos ocorridos durante as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026 e com o objetivo de prestar informações ao público, cabe o seguinte esclarecimento: a Conmebol condena todas as formas de violência e sempre cooperará com ações que visem banir a violência, o racismo, a xenofobia e a discriminação", afirmou a entidade nesta quarta-feira.

Desde a decisão da Copa Libertadores entre Fluminense e Boca Juniors, no Maracanã, que o clima é bastante hostil entre brasileiros e argentinos, com torça de acusações de racismo de um lado e xenofobia do outro. E sempre com a polícia exagerando na força, o que vem revoltando a Conmebol.

"Neste sentido, a Confederação Sul-Americana tem trabalhado sistematicamente para erradicar este flagelo que atinge o futebol sul-americano e mundial. E se coloca à disposição para continuar colaborando em qualquer iniciativa que busque erradicar a intolerância e a violência no esporte."

Por fim, a entidade frisou que não pode ir além no quesito disciplinar de aplicar punição aos envolvidos. "Da mesma forma, destaca-se que a Conmebol não é organizadora das Eliminatórias para a Copa do Mundo. O desenvolvimento das regras que regem as Eliminatórias, bem como a decisão de abertura de investigação e a aplicação de possíveis sanções, são competências exclusivas da Fifa."

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Guarujá Há 4 Horas

Advogado mata mãe, cachorro e se suicida após estupro de sobrinho

mundo Piton Há 7 Horas

Mulher é achada morta dentro de píton de 5 metros em vila na Indonésia

justica Cacoal Há 6 Horas

Mulher decepa pênis do marido por ele falhar durante relação íntima

mundo Reino Unido Há 22 Horas

Homem se esfaqueia fatalmente ao tentar separar hambúrgueres congelados

fama Rock in Rio Há 17 Horas

Mariah Carey esbanja simpatia em encontro com fãs em SP: "Maravilhosa"

fama Celebridades Há 22 Horas

As estrelas de Hollywood mais bonitas da história!

fama BBC Há 7 Horas

Apresentadora revela agressões do pai com cinto, colher e sopa fervendo

fama Nicole Kidman Há 22 Horas

Nicole Kidman era "zoada" por ser alta e odiava o corpo na adolescência

fama Música Há 21 Horas

Rita Lee deixou música inédita para Maria Bethânia, diz Roberto de Carvalho

esporte CAIO-PAULISTA Há 22 Horas

Defesa de Caio se apresenta à polícia após ex registrar BO por agressão