Exército israelense mantém combates apesar das negociação para trégua

O Exército de Israel afirma também ter localizado "um túnel no interior de uma mesquita" e na zona agrícola de Beit Hanoun, no norte de Gaza

© Lusa

Mundo Israel/Palestina 23/11/23 POR Notícias ao Minuto

As tropas terrestres israelenses continuaram a atacar os terroristas, localizando postos subterrâneos e atacando as infraestruturas das milícias palestinas na Faixa de Gaza", disse hoje um porta-voz militar, enquanto aguardamos mais detalhes sobre o início do anunciado primeiro cessar-fogo.

PUB

Segundo o porta-voz, o Exército "está atacando alvos terroristas na zona de Jabalia", no norte de Gaza, onde também utilizou um 'drone' (aparelho aéreo não tripulado) e carros de combate para "eliminar várias células" do Hamas.

O Exército de Israel afirma também ter localizado "um túnel no interior de uma mesquita" e na zona agrícola de Beit Hanoun, no norte de Gaza.

Os soldados, de acordo com a mesma fonte, encontraram e atacaram outro túnel e localizaram numerosas armas e outras infraestruturas subterrâneas no interior de uma residência civil.

"Durante as atividades do Exército em Gaza nas últimas 24 horas, foram efetuados ataques aéreos a mais de 300 alvos do Hamas", incluindo "centros de comando militar, túneis terroristas subterrâneos e instalações de armazenamento, fabrico de armas" e "locais de lançamento de mísseis anti-tanque".

O Movimento de Resistência Islâmica Hamas, que governa Gaza, é considerado organização terrorista por Israel, Estados Unidos e a União Europeia.

A guerra continua, e não há dados concretos sobre quando começará de fato o cessar-fogo temporário que poderia interromper a atual ofensiva e que deveria começar hoje.

Se confirmado, as tréguas, como parte de um pacto entre Israel e o Hamas mediado pelo Qatar, preveem a libertação de cerca de 50 reféns israelenses em Gaza, em troca de 150 prisioneiros palestinos, principalmente mulheres e crianças.

No entanto, o conselheiro de segurança nacional israelense, Tzachi Hanegbi, afirmou que a libertação de prisioneiros não ocorrerá antes de sexta-feira, e as negociações continuam.

Isso levanta dúvidas sobre a aplicação da trégua, originalmente programada para durar quatro dias a partir de hoje.

O acordo também inclui a entrada de mais ajuda humanitária, combustível e material médico em Gaza, um território sob bombardeios incessantes que já resultaram na morte de mais de 14.500 palestinos desde 07 de outubro.

O Qatar deve fornecer mais detalhes sobre o início do cessar-fogo hoje de manhã.

O emirado afirmou hoje que os contatos entre as partes continuam "de forma positiva".

"Os contatos continuam com as duas partes e com nossos parceiros no Egito e nos Estados Unidos para garantir o rápido início da trégua e fazer o que for necessário para assegurar o cumprimento do pacto pelas partes", sublinhou um porta-voz oficial do Qatar.

O Hamas atacou o território israelense em 07 de outubro passado.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Guarujá Há 4 Horas

Advogado mata mãe, cachorro e se suicida após estupro de sobrinho

mundo Piton Há 7 Horas

Mulher é achada morta dentro de píton de 5 metros em vila na Indonésia

justica Cacoal Há 7 Horas

Mulher decepa pênis do marido por ele falhar durante relação íntima

mundo Reino Unido Há 22 Horas

Homem se esfaqueia fatalmente ao tentar separar hambúrgueres congelados

fama Rock in Rio Há 17 Horas

Mariah Carey esbanja simpatia em encontro com fãs em SP: "Maravilhosa"

fama BBC Há 7 Horas

Apresentadora revela agressões do pai com cinto, colher e sopa fervendo

fama Celebridades Há 22 Horas

As estrelas de Hollywood mais bonitas da história!

fama Nicole Kidman Há 23 Horas

Nicole Kidman era "zoada" por ser alta e odiava o corpo na adolescência

fama Música Há 21 Horas

Rita Lee deixou música inédita para Maria Bethânia, diz Roberto de Carvalho

esporte CAIO-PAULISTA Há 22 Horas

Defesa de Caio se apresenta à polícia após ex registrar BO por agressão