Entenda o que volta de Sam Altman à OpenAI significa para futuro de ChatGPT e IA

O anúncio era aguardado pelo mercado após quase a totalidade dos funcionários da empresa ameaçar demissão se ele não acontecesse

© Getty Images

Tech NEWSLETTER-MERCADO 23/11/23 POR Folhapress

(FOLHAPRESS)- A OpenAI, dona do ChatGPT e empresa que deu largada à atual febre da IA (inteligência artificial) generativa, anunciou nesta quarta o retorno de Sam Altman ao cargo de CEO da companhia.

PUB

O anúncio era aguardado pelo mercado após quase a totalidade dos funcionários da empresa ameaçar demissão se ele não acontecesse.

Os episódios que envolveram a demissão surpreendente do executivo na última sexta (contamos em linha do tempo aqui) e seu retorno ao cargo são relevantes para entendermos por onde deve caminhar a evolução do ChatGPT e da própria IA.

Fortalecido, o CEO retorna para uma OpenAI diferente de quando a deixou.

Por que ele saiu? O conselho da empresa disse que havia perdido a confiança em Altman e que ele não estava sendo fiel nas comunicações com o colegiado.

A apuração da imprensa americana indica que houve uma preocupação da maior parte do conselho de que Altman estava apressando o desenvolvimento das ferramentas de IA sem as devidas medidas de segurança.

A startup foi criada como uma entidade sem fins lucrativos e diz prezar pelo avanço seguro da tecnologia.Sob seu controle, há uma subsidiária que gera receita com o ChatGPT e admite a participação de investidores, como a Microsoft.

É ela que deve ganhar ainda mais força a partir de agora.

Por que ele voltou? Por pressão de funcionários e investidores. A iminência de perder toda a equipe para a Microsoft, que havia garantido emprego a Altman e seus empregados, acabou forçando a renúncia da maioria do conselho.

E DAQUI PARA FRENTE?

A mudança imediata é no conselho.↳ Quem estava antes:

Greg Brockman: era o presidente e o principal aliado de Altman no colegiado. Ele deixou o cargo na última sexta, antes da reunião que demitiria o então CEO, e agora retorna à empresa sem posição anunciada.

Ilya Sutskever: um dos cofundadores da companhia e seu cientista-chefe. Ele foi apontado como pivô da demissão de Altman, mas depois disse estar arrependido da decisão e assinou a carta dos funcionários pedindo a volta do executivo.

Tasha McCauley: empreendedora de tecnologia e membro do conselho da organização de caridade Effective Ventures.Helen Toner: diretora do Centro de Segurança e Tecnologia Emergente da Universidade de Georgetown.Adam D'Angelo: fundador do site de perguntas e respostas Quora.

↳ Quem assume agora:

Bret Taylor: ex-CEO da Salesforce, será o presidente do conselho, mesmo cargo que ocupou no Twitter antes de Elon Musk comprar a rede social.

Larry Summers: ex-secretário do Tesouro americano. A startup deve contar com seu trânsito em Washington em meio ao escrutínio a que a IA deve ser alvo nos próximos anos.

Adam D'Angelo: ele continua no conselho. A manutenção foi negociada com os antigos conselheiros, segundo o Financial Times -o que indica que Altman não conseguiu tudo o que queria.

O que está por trás da disputa: a demissão de Altman havia sido uma vitória da ala de "trust and safety" (confiança e segurança) da empresa.

Seu retorno, portanto, é encarado como uma conquista de quem defende um desenvolvimento mais acelerado da IA.

Esta briga não é nova no Vale do Silício. A divisão é ilustrada pelo movimento chamado "effective altruism" (algo como altruísmo efetivo), que é representado por uma organização que visa promover doações de alto impacto.

O que tem a ver com IA? Os defensores dessa filosofia, entre eles alguns bilionários do setor, alertam para os riscos que novas tecnologias podem gerar à humanidade e defendem que reduzi-los é uma prioridade.

Os antigos membros do conselho da OpenAI eram ligados ao movimento, enquanto Sam Altman se manifestou contrário à ideologia.

Leia Também: Sam Altman volta a ser CEO da OpenAI

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 9 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 12 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 15 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 11 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 13 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 13 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 12 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

fama Vanessa Carvalho Há 12 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 12 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Afogamento Há 22 Horas

Famosos que morreram afogados: Casos mais impactantes