Vendas do varejo sobem 1,4% na semana da Black Friday de 2023, aponta ICVA

O crescimento foi puxado pelo varejo online, com alta de 12,1%

© Shutterstock

Economia Comércio 25/11/23 POR Estadao Conteudo

O faturamento do varejo brasileiro cresceu 1,4% na semana da Black Friday em relação ao período equivalente de 2022, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), calculado pela credenciadora. O crescimento foi puxado pelo varejo online, com alta de 12,1%. No varejo físico, o crescimento foi de 0,5%.

O ICVA aponta que os setores com as maiores altas foram os de óticas e joalherias, com crescimento de 11,1%, e os de móveis, eletro e departamento, com alta de 10,8%. Por outro lado, veterinárias e pet shops (-7,3%) e livrarias e papelarias (-3,5%) tiveram queda no comparativo anual.

Nas vendas presenciais, Sudeste e Nordeste puxaram o crescimento das vendas, com altas de 1,3% e de 0,2%, respectivamente.

Os Estados de Minas Gerais (+3,6%), Pernambuco (+2,4%), Espírito Santo (+1,9%), São Paulo (+1,5%) e Bahia (+0,5%) foram destaque nas duas regiões.

Nas regiões Centro-Oeste e Sul do País, as vendas no varejo físico durante a semana da Black Friday caíram 0,7%, com baixa de 0,9% em Mato Grosso, e de 1,3% em Santa Catarina.

"Percebemos que o varejo tem se aproveitado da data para reforçar as vendas ao longo de todo o mês de novembro", diz o vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, Carlos Alves. "Nesta semana, em especial, o resultado foi puxado principalmente pelos desempenhos de turismo e transporte e vestuário."

Na Black November, a extensão da Black Friday ao longo do mês, o varejo teve vendas 0,1% maiores que no mesmo período do ano passado. O e-commerce subiu 9,4%, mas o varejo físico caiu 0,6% no período.

Para a semana da Black Friday, foram considerados os dados de venda entre 17 e 23 de novembro deste ano, e de 18 a 24 de novembro de 2022. No caso da Black November, o ICVA inclui vendas entre os dias 1º e 23 de novembro deste ano, e o mesmo intervalo de 2022.

O ICVA é calculado pela Cielo através do mapeamento de 18 setores, de pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por mais de 900 mil varejistas credenciados pela companhia.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Uberlândia Há 11 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

fama Kate Cassidy Há 11 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

economia 13º salário Há 11 Horas

INSS inicia pagamento do 13º salário para mais de 2 milhões de pessoas

fama Elon Musk Há 10 Horas

Grimes, ex de Musk, diz que ele está 'irreconhecível' e expõe disputa

mundo Bitcoin Há 10 Horas

Mulher revela como descartou R$ 4,1 bilhões em bitcoins do ex-namorado

fama Jhei Soares Há 4 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

fama Elie Há 11 Horas

Eliezer faz cateterismo e oculta da família: "Internado na UTI"

fama TV Há 23 Horas

Elizabeth Savala faz 70 anos e negocia volta à TV

esporte CBF 24/11/24

Ronaldo confirma desejo de ser presidente da CBF: 'Estou extremamente preparado'

brasil Divaldo Franco Há 9 Horas

Divaldo Franco, 97 anos, está internado para tratar câncer na bexiga