Vendas do varejo sobem 1,4% na semana da Black Friday de 2023, aponta ICVA

O crescimento foi puxado pelo varejo online, com alta de 12,1%

© Shutterstock

Economia Comércio 25/11/23 POR Estadao Conteudo

O faturamento do varejo brasileiro cresceu 1,4% na semana da Black Friday em relação ao período equivalente de 2022, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), calculado pela credenciadora. O crescimento foi puxado pelo varejo online, com alta de 12,1%. No varejo físico, o crescimento foi de 0,5%.

O ICVA aponta que os setores com as maiores altas foram os de óticas e joalherias, com crescimento de 11,1%, e os de móveis, eletro e departamento, com alta de 10,8%. Por outro lado, veterinárias e pet shops (-7,3%) e livrarias e papelarias (-3,5%) tiveram queda no comparativo anual.

Nas vendas presenciais, Sudeste e Nordeste puxaram o crescimento das vendas, com altas de 1,3% e de 0,2%, respectivamente.

Os Estados de Minas Gerais (+3,6%), Pernambuco (+2,4%), Espírito Santo (+1,9%), São Paulo (+1,5%) e Bahia (+0,5%) foram destaque nas duas regiões.

Nas regiões Centro-Oeste e Sul do País, as vendas no varejo físico durante a semana da Black Friday caíram 0,7%, com baixa de 0,9% em Mato Grosso, e de 1,3% em Santa Catarina.

"Percebemos que o varejo tem se aproveitado da data para reforçar as vendas ao longo de todo o mês de novembro", diz o vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, Carlos Alves. "Nesta semana, em especial, o resultado foi puxado principalmente pelos desempenhos de turismo e transporte e vestuário."

Na Black November, a extensão da Black Friday ao longo do mês, o varejo teve vendas 0,1% maiores que no mesmo período do ano passado. O e-commerce subiu 9,4%, mas o varejo físico caiu 0,6% no período.

Para a semana da Black Friday, foram considerados os dados de venda entre 17 e 23 de novembro deste ano, e de 18 a 24 de novembro de 2022. No caso da Black November, o ICVA inclui vendas entre os dias 1º e 23 de novembro deste ano, e o mesmo intervalo de 2022.

O ICVA é calculado pela Cielo através do mapeamento de 18 setores, de pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por mais de 900 mil varejistas credenciados pela companhia.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Investigação Há 9 Horas

Laudo aponta que míssil da Rússia derrubou avião no Cazaquistão

fama Luto Há 13 Horas

Morre ator Ney Latorraca, aos 80 anos

fama Bebê Há 15 Horas

Neymar será pai pela quarta vez e terá segunda filha com Bruna Biancardi

fama Festas Há 14 Horas

Filho de Leonardo, João Guilherme dispensa Natal do pai e passa com Xuxa

mundo Cazaquistão Há 13 Horas

Nevoeiro, aves, míssil russo… O que se sabe sobre a queda de avião?

fama Emergência Médica Há 7 Horas

Internado na UTI, saiba quem é Toguro, influencer indiciado por homicídio

mundo Avião Há 14 Horas

Corpo é encontrado no trem de pouso de avião no Havai

lifestyle Saúde Há 14 Horas

Nariz entupido? Saiba como resolver este incômodo

fama Tragédia Há 6 Horas

Ator de 'Baby Driver', Hudson Meek, morre aos 16 anos

fama Celebridades Há 22 Horas

Por que esses famosos não comemoram o Natal?