Vendas do varejo sobem 1,4% na semana da Black Friday de 2023, aponta ICVA

O crescimento foi puxado pelo varejo online, com alta de 12,1%

© Shutterstock

Economia Comércio 25/11/23 POR Estadao Conteudo

O faturamento do varejo brasileiro cresceu 1,4% na semana da Black Friday em relação ao período equivalente de 2022, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), calculado pela credenciadora. O crescimento foi puxado pelo varejo online, com alta de 12,1%. No varejo físico, o crescimento foi de 0,5%.

O ICVA aponta que os setores com as maiores altas foram os de óticas e joalherias, com crescimento de 11,1%, e os de móveis, eletro e departamento, com alta de 10,8%. Por outro lado, veterinárias e pet shops (-7,3%) e livrarias e papelarias (-3,5%) tiveram queda no comparativo anual.

Nas vendas presenciais, Sudeste e Nordeste puxaram o crescimento das vendas, com altas de 1,3% e de 0,2%, respectivamente.

Os Estados de Minas Gerais (+3,6%), Pernambuco (+2,4%), Espírito Santo (+1,9%), São Paulo (+1,5%) e Bahia (+0,5%) foram destaque nas duas regiões.

Nas regiões Centro-Oeste e Sul do País, as vendas no varejo físico durante a semana da Black Friday caíram 0,7%, com baixa de 0,9% em Mato Grosso, e de 1,3% em Santa Catarina.

"Percebemos que o varejo tem se aproveitado da data para reforçar as vendas ao longo de todo o mês de novembro", diz o vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, Carlos Alves. "Nesta semana, em especial, o resultado foi puxado principalmente pelos desempenhos de turismo e transporte e vestuário."

Na Black November, a extensão da Black Friday ao longo do mês, o varejo teve vendas 0,1% maiores que no mesmo período do ano passado. O e-commerce subiu 9,4%, mas o varejo físico caiu 0,6% no período.

Para a semana da Black Friday, foram considerados os dados de venda entre 17 e 23 de novembro deste ano, e de 18 a 24 de novembro de 2022. No caso da Black November, o ICVA inclui vendas entre os dias 1º e 23 de novembro deste ano, e o mesmo intervalo de 2022.

O ICVA é calculado pela Cielo através do mapeamento de 18 setores, de pequenos lojistas a grandes varejistas. Eles respondem por mais de 900 mil varejistas credenciados pela companhia.

PUB

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Ceará Há 9 Horas

Tumor raro muda tonalidade da pele de jovem que busca tratamento

brasil Vendavais Há 8 Horas

Ventos fortes causam prejuízo bilionário no Brasil

fama Família Há 8 Horas

Viih Tube solta o verbo após declaração do pai: 'Pare de me expor'

politica BALEIA-ROSSI Há 8 Horas

Presidente do MDB diz que vídeo de Janja contra Nunes extrapolou qualquer padrão ético

fama Dramaturgia agora mesmo

Gagliasso comemora beijo gay na TV após ser censurado em novela de 2005: 'Foi um tesão'

fama Espiritualidade Há 7 Horas

Courteney Cox tenta se 'comunicar' com espírito de Matthew Perry

fama Novela Há 10 Horas

'Não dava para começar trabalho cansada', diz Fernanda Torres sobre não ser Odete Roitman

fama Redes Sociais Há 3 Horas

Tiago Leifert é detonado na web após discutir racismo com ativista

fama MC Poze Há 9 Horas

Esposa de MC Poze movimentou R$ 10 milhões com rifas fraudulentas

fama Negócios Há 4 Horas

'Não vou mais correr do rapa', diz ex-galã de Malhação prestes a abrir um bar