Kim chama Coreia do Norte de 'potência espacial' e celebra 'nova era' após lançar satélite militar

Kim Jong-un celebrou o que chamou de "nova era de uma potência espacial"

© <p>Getty Images </p>

Mundo Coreia do Norte 24/11/23 POR Folhapress

BOA VISTA, RR (FOLHAPRESS) - O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, celebrou o que chamou de "nova era de uma potência espacial", com familiares e cientistas, após o lançamento bem-sucedido do primeiro satélite militar do país, informou a agência estatal de notícias nesta sexta-feira (24).

PUB

Depois de duas tentativas fracassadas, Pyongyang conseguiu colocar em órbita o satélite Malligyong-1 na terça-feira (21), uma ação criticada por Washington e Seul e classificada por eles de violação das resoluções das Nações Unidas contra o país comunista.

O lançamento foi um "exercício do direito de legítima defesa", disse Kim durante visita à agência espacial do país, segundo a mídia estatal.

O satélite, de acordo com Kim, ajudará a Coreia do Norte a se proteger de "movimentos perigosos e agressivos de forças hostis". A Coreia do Sul confirmou que o satélite entrou em órbita, mas afirmou ser muito cedo para dizer se o equipamento funciona corretamente, como afirma o regime norte-coreano.

Ainda segundo a mídia estatal norte-coreana, Kim já teve acesso a imagens de bases militares dos Estados Unidos em Guam, território insular do país no Pacífico.

A Coreia do Norte anunciou na quarta-feira (22) que restauraria todas as medidas militares interrompidas por um acordo feito em 2018 com a Coreia do Sul projetado para tentar diminuir a tensão ao longo da fronteira. Na prática, a decisão rompeu uma espécie de pacto estabelecido na península em meio a renovados temores de uma escalada nuclear.

O anúncio de Pyongyang aconteceu um dia depois de a Coreia do Sul suspender parte do acordo e dizer que aumentaria a vigilância na fronteira em resposta ao lançamento do satélite pela Coreia do Norte na terça.

"A partir de agora, nosso Exército não estará vinculado ao Acordo Militar Norte-Sul de 19 de setembro", disse o comunicado de Pyongyang, que prometeu fortalecer suas Forças Armadas "em todas as esferas, incluindo terrestre, marítima e aérea" e implementar novos armamentos.

Pyongyang acusa Seul de abandonar o trato, conhecido como Acordo Militar Abrangente, e afirma que a Coreia do Sul será responsabilizada "integralmente caso ocorra um confronto irreversível" entre os dois países.

Um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA afirmou que a decisão da Coreia do Sul de suspender parte do acordo após o lançamento do satélite norte-coreano foi uma "resposta prudente e contida", citando a "falta de adesão ao acordo" por parte da Coreia do Norte.

"A suspensão da Coreia do Sul restaurará as atividades de vigilância e reconhecimento do lado sul-coreano da linha de demarcação militar, melhorando sua capacidade de monitorar as ameaças da Coreia do Norte", disse o porta-voz.

O pacto Norte-Sul suspenso foi assinado em uma cúpula de 2018 entre Kim Jong-un e o então presidente sul-coreano, Moon Jae-in. Críticos dizem que o trato enfraqueceu a capacidade de Seul de monitorar a Coreia do Norte, que por sua vez teria violado o acordo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 16 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 19 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 15 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 17 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 17 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 16 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 16 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 17 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 18 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad