Entendendo as diferentes formas de terapia

Estilos diferentes para necessidades diferentes

Entendendo as diferentes formas de terapia

Hoje em dia, na maioria das culturas ocidentais, é completamente normal ir a um conselheiro ou terapeuta. Em algumas culturas, é encorajado fazer terapia se você está tendo problemas em sua vida ou não. Ninguém é perfeito e você inevitavelmente terá algo que talvez precise lidar.

Os benefícios de certos tipos de terapia são colossais e impactam todas as áreas de nossas vidas. E pode ser útil entender as diferentes formas de terapia e como elas funcionam. Clique nesta galeria para entender melhor.

©

Shutterstock

Terapia adleriana

Esta forma de terapia foi desenvolvida por Alfred Adler e atribui muito às experiências da primeira infância com a família. É uma abordagem positiva e encorajadora que pode ajudar com a ansiedade e o comportamento antissocial.

©

Shutterstock

Arteterapia

A arteterapia ajuda as pessoas a comunicarem o que não conseguem falar em palavras através da arte. Isso ajuda a aliviar o estresse, melhorar seu bem-estar mental e aumentar a autoconsciência.

©

Shutterstock

Terapia comportamental

Essa forma de terapia ajuda a desenvolver comportamentos novos e menos prejudiciais sem analisar demais o passado. Funciona bem para comportamentos compulsivos e obsessivos, medos, fobias e vícios.

©

Shutterstock

Coaching

Coaching é muito similar a terapia breve, mas pode funcionar em níveis de grupo e equipe para alcançar maior autoconsciência, melhores habilidades de autogestão e aumento da autoeficácia. Normalmente funciona em sessões de três a quatro horas e com elementos de abordagens terapêuticas, como centrada na pessoa, focada em soluções ou TCC (terapia cognitivo-comportamental).

©

Shutterstock

Terapia analítico-cognitiva

A terapia analítico-cognitiva dura cerca de 16 semanas e envolve um terapeuta e um paciente sentados para dar sentido à vida do paciente, experiências passadas e relacionamentos.

©

Shutterstock

Terapia cognitivo-comportamental

Uma das formas mais populares de terapia é a TCC. Ela tem como objetivo mudar a forma como você pensa e se comporta. Ajuda equipando as pessoas com as habilidades para identificar, desafiar e lidar com seu comportamento adverso. É frequentemente usada para tratar depressão, ansiedade, estresse, fobias, obsessões, distúrbios alimentares e para gerenciar condições de longo prazo.

©

Shutterstock

Terapia cognitiva

Esta forma de terapia é baseada na ideia de que suas experiências passadas podem prejudicar sua percepção de si mesmo, o que afeta seu comportamento no futuro. Por exemplo, ela pode ajudar fazendo com que o paciente questione a percepção negativa que tem de si mesmo.

©

Shutterstock

Terapia criativa

A terapia criativa é muito semelhante à arteterapia, pois ajuda as pessoas a se expressarem de maneiras que não conseguem com as palavras, mas incorpora outras formas de expressão, como dança, canto e dramatização.

©

Shutterstock

Aconselhamento eclético

O aconselhamento eclético é a terapia onde o psicólogo trabalhará com uma gama de teorias diferentes e uma série de práticas diferentes para ajudar com um problema específico.

©

Shutterstock

Terapia focada nas emoções

A terapia focada nas emoções trabalha com famílias, indivíduos ou casais, com o intuito de reforçar relações seguras e saudáveis. Ajuda a lidar com emoções, inseguranças e conflitos.

©

Shutterstock

Psicoterapia existencial

A psicoterapia existencial explora o conflito interno e a ansiedade que as pessoas podem experimentar quando confrontadas com as preocupações finais da vida, como a inevitabilidade da morte, liberdade e suas responsabilidades, isolamento e insignificância.

©

Shutterstock

Terapia familiar

Outra forma muito comum e bem conhecida de terapia é a terapia familiar. Ela olha para a unidade familiar, para os indivíduos que estão nela e suas relações uns com os outros.

©

Shutterstock

Terapia humanista

Esta forma de terapia também olha para o indivíduo como um todo. A terapia encoraja seus pacientes a refletirem sobre seus sentimentos, comportamento, pensamentos e ações. A ênfase é no desenvolvimento pessoal e na superação de desafios.

©

Shutterstock

Aconselhamento terapêutico integrativo

Esta forma de aconselhamento não está focada apenas na psique, mas também na necessidade física, por exemplo. É mais uma abordagem sob medida para a terapia.

©

Shutterstock

Terapia interpessoal

Esta é uma abordagem com tempo limitado que é focada em relacionamentos. Um terapeuta interpessoal pode ajudar com luto e conflitos olhando para problemas em seus relacionamentos.

©

Shutterstock

Terapia junguiana

Também chamada de terapia analítica, esta é uma abordagem psicanalítica que tem suas raízes nos ensinamentos de Carl Jung. Ela olha para o inconsciente, tentando levá-lo a harmonia. Beneficia uma série de questões.

©

Shutterstock

Programação neurolinguística (PNL)

A PNL combina terapias cognitivas comportamentais e humanistas com hipnoterapia. Ela trabalha na teoria de que as experiências de vida, desde o nascimento, programam a maneira como vemos o mundo. Os praticantes ajudam você a descobrir como você aprendeu a pensar ou sentir para que você possa assumir o controle de suas ações.

©

Shutterstock

Terapia centrada na pessoa

A terapia centrada na pessoa baseia-se na visão de que todos têm o desejo e a capacidade de crescimento pessoal se lhes forem dadas as condições certas. O terapeuta oferece respeito positivo incondicional e empatia.

©

Shutterstock

Terapia existencial fenomenológica

Essa abordagem se concentra na percepção de uma pessoa sobre uma experiência e realidade e não na própria realidade. O terapeuta, então, ajuda você a descobrir maneiras melhores e mais úteis de pensar e se comportar.

©

Shutterstock

Ludoterapia

Esta é usada principalmente com crianças. Ajuda elas a comunicarem como estão se sentindo e a lidarem com questões difíceis.

©

Shutterstock

Terapia primal

A terapia primal baseia-se na teoria de que a angústia que ocorre durante nosso nascimento ou infância pode ressurgir como fobia, obsessão ou outra questão. Terapeutas nos levam de volta à "cena primitiva", onde o trauma pode ser experimentado novamente como uma limpeza emocional.

©

Shutterstock

Psicanálise

A Psicanálise muitas vezes não é bem-vinda fora de um ambiente profissional. É baseada nos ensinamentos de Sigmund Freud e é sobre como nossas experiências passadas impactam nossos pensamentos, emoções e comportamentos no presente e no futuro. Ajuda a lidar com altos níveis de angústia, mas é um processo longo.

©

Shutterstock

Psicoterapia psicodinâmica

Esta abordagem é derivada da psicanálise, mas foca nos problemas do presente para chegar a soluções. O terapeuta iniciará uma relação próxima. Geralmente, a associação, a interpretação e a transferência ocorrem e sentimentos que você experimentou em relacionamentos significativos anteriores são projetados para o terapeuta.

©

Shutterstock

Psicosíntese

Muitas vezes referida como "psicologia da alma", essa abordagem busca reunir todas as áreas de um ser humano, incluindo sua espiritualidade, para que o paciente possa se desenvolver pessoalmente.

©

Shutterstock

Terapia de Casal

Esta forma de terapia é simples em sua definição e é comumente conhecida. Ajuda a gerenciar relacionamentos em todos os níveis.

©

Shutterstock

Análise transacional

Trata-se de uma abordagem abrangente que categoriza a personalidade humana em três estados: pai, adulto e filho. Esses estados são todos destinados a nos ajudar a entender como interagimos com os outros (estamos sempre nos comportando como um deles).

©

Shutterstock

Terapia transpessoal

A terapia transpessoal refere-se a qualquer forma de aconselhamento ou terapia que se concentre na espiritualidade, potencial humano ou consciência aumentada.

Fonte: (Psychology Today)

Veja também: Doenças mentais pouco conhecidas ou que você nem ouviu falar

©

Shutterstock

Lifestyle Saúde mental 07/06/24 POR Notícias Ao Minuto


Hoje em dia, na maioria das culturas ocidentais, é completamente normal ir a um conselheiro ou terapeuta. Em algumas culturas, é encorajado fazer terapia se você está tendo problemas em sua vida ou não. Ninguém é perfeito e você inevitavelmente terá algo que talvez precise lidar.

PUB

Os benefícios de certos tipos de terapia são colossais e impactam todas as áreas de nossas vidas. E pode ser útil entender as diferentes formas de terapia e como elas funcionam. Clique nesta galeria para entender melhor.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama boletim médico Há 15 Horas

Maidê Mahl está internada em estado grave, diz hospital

politica BOLSONARO-SAÚDE Há 9 Horas

Bolsonaro se sente mal e vai a hospital antes de ato na avenida Paulista

fama Redes Sociais Há 9 Horas

Suzana Alves, ex-Tiazinha, mostra rotina após se converter

fama Deolane Bezerra Há 9 Horas

Carlinhos expõe afastamento de Deolane antes de prisão

fama ELIEZER-CARMO Há 12 Horas

'Nunca quis ser pai, estava pouco me lixando', diz Eliezer

politica Governo Há 13 Horas

Lula demite Silvio Almeida após acusações de assédio sexual

fama Bets Há 14 Horas

Com Deolane presa, irmãs postam publis do 'Jogo do Tigrinho'

justica Dartford Há 12 Horas

Amigo é suspeito de esfaquear casal de brasileiros na Inglaterra

brasil Maceió Há 7 Horas

Estudante aponta arma para colega durante briga em faculdade; vídeo

fama Carnaval Há 14 Horas

Ex-BBB 24, Alane Dias será musa da Grande Rio em 2025