Senado do Brasil aprova entrada da Bolívia no Mercosul

Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai fazem parte do bloco

© Shutterstock

Mundo Mercosul 29/11/23 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O plenário do Senado Federal aprovou na tarde desta terça-feira (28) um protocolo de adesão para a entrada da Bolívia no Mercosul –bloco de países criado na década de 1990 com objetivo de integração econômica e aduaneira e do qual fazem parte Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

PUB

Em 2016, a Venezuela foi suspensa do bloco após o país não cumprir as obrigações assumidas quando se incorporou ao Mercosul, em 2012.

A votação nesta terça foi simbólica (quando não há contabilização dos votos). Os senadores Cleitinho (Republicanos-MG) e Eduardo Girão (Novo-CE) registraram votos contrários ao texto. A matéria não precisa ser sancionada, vai direto para a promulgação –ou seja, precisa apenas passar por procedimentos burocráticos para passar a valer.

O protocolo foi celebrado em Brasília em julho de 2015, mas foi votado pela Câmara somente no último dia 24 de outubro e na comissão de Relações Exteriores do Senado na semana passada.

O relator da matéria, Chico Rodrigues (PSB-RR), afirmou em seu parecer que o ingresso da Bolívia "já é há muito tempo esperado e dará impulso à integração regional".

"Não menos importante, é a abertura ou ampliação de mercado para as empresas brasileiras, com a possibilidade de uso de energia mais barata, a lembrar que Brasil e Argentina já são os principais parceiros comerciais da Bolívia", diz o senador no documento.

Após a aprovação do protocolo, o plenário votou um requerimento proposto pelo senador Cid Gomes (PDT-CE) que cria uma comissão temporária (formada por cinco membros) para, no prazo de 180, verificar in loco a situação política e social da Bolívia. Ele também foi aprovado de forma simbólica.

Líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) comemorou a votação da matéria em publicação nas redes sociais, afirmando que o presidente Lula (PT) havia se comprometido, ainda durante a campanha presidencial, a acelerar a entrada do país vizinho no Mercosul.

"A entrada da Bolívia vai abrir e ampliar o mercado para empresas brasileiras, gerando mais emprego e oportunidades de comércio, além de fortalecer ainda mais a integração de países da região amazônica e as possibilidades de investimento em infraestrutura na região", escreveu.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Emergência Médica Há 4 Horas

Atriz Lisandra Silva é hospitalizada após uso de Ozempic

mundo Eleições Há 4 Horas

EUA: Centro de referência em projeções vê vitória de Kamala

mundo Estados Unidos Há 11 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

fama Política Há 9 Horas

Jojo Todynho se revolta com boicote por ser de direita: 'Sou o que quiser'

fama Luto Há 5 Horas

Fãs e familiares se despedem de Agnaldo Rayol em velório na Alesp

politica Justiça Há 10 Horas

Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

fama Estados Unidos Há 11 Horas

Rihanna encoraja americanos a irem às urnas: 'Votem, porque eu não posso'

esporte Futebol Há 9 Horas

Flamengo: Bruno Henrique é investigado por suposto esquema de apostas

fama Luto Há 20 Horas

Agnaldo Rayol construiu legado entre a música, a televisão e o cinema

fama Trabalho Há 21 Horas

Fabio Assunção diz que incentiva filho a trabalhar após 'polêmica'