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Com a crise econômica que assola o país, até o setor de franchising, que se mostrou mais resistente, vem sofrendo baixas e acumulando prejuízos.
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De acordo com a da consultoria Rizzo Franchise, que monitora o mercado há mais de 25 anos, o índice de mortalidade de pontos de franquia tem aumentado nos últimos anos. No ano passado, ficou em 6%, resultando em mais de 13 mil unidades fechadas no país.
"O índice está dentro de uma média mundial. Mas o que se nota é um crescimento da quebra das chamadas franquias de marca e produto", diz o consultor Marcus Rizzo. "Por deformação, ou por estamos em um processo de evolução, a grande maioria das franquias é de ‘empurraterapia’ de produtos", afirma, segundo informações do G1.
Ele explica que o modelo é focado apenas na revenda de produtos, de forma a "desovar" aquilo que é fabricado pelas marcas, com exigências de compras mínimas e estoques altos, o que acaba dando origem a muitos conflitos, principalmente em tempos de crise econômica, quando há forte queda nas vendas e as despesas fixas não caem.