MP-AL pede que Globo seja obrigada a renovar afiliação até 2026 com TV de Collor

A afiliação terminará em 31 de dezembro deste ano

© Kin Saito/ CBF

Fama Justiça 30/11/23 POR Folhapress

ARACAJU, SE (FOLHAPRESS) - O Ministério Público de Alagoas (MP-AL) se manifestou a pedido da Justiça e concordou com um pedido feito pela TV Gazeta de Alagoas para que a Globo seja obrigada a renovar o contrato de afiliação com a emissora, que terminará em 31 de dezembro deste ano.

PUB

A TV Gazeta é do ex-senador e ex-presidente Fernando Collor de Mello. Como informou a Folha de S.Paulo em outubro, a Globo informou à TV Gazeta que não renovaria o vínculo, iniciado em 1975, por conta de escândalos envolvendo a emissora nos últimos anos.

Entre eles, está o seu uso por parte de Collor para receber propina em um esquema de corrupção. Collor foi condenado a oito anos de prisão no STF (Supremo Tribunal Federal) em julho por conta do fato.

No início de novembro, como informou o jornalista Carlos Madeiro, do UOL, a TV Gazeta entrou com um pedido judicial para que a Globo não finalize o contrato de afiliação. Segundo a emissora, sem ter o aporte da maior emissora do país, a empresa não vai conseguir cumprir acordos para pagamento de dívidas.

Caso o contrato não seja renovado, a TV Gazeta diz ainda que haverá demissões em massa com a extinção de ao menos 209 dos 279 postos de trabalho da empresa.

Junto a isso, a emissora comenta que não conseguirá viabilizar o pagamento da transação tributária celebrada com a Procuradoria da Fazenda, e também não honrará com compromissos da recuperação judicial que fez em 2019.

Com isso, segundo documentos obtidos pela Folha de S.Paulo, a TV Gazeta de Alagoas solicitou que a Justiça conceda liminar para que a Globo renove o acordo automaticamente até 2028. O juiz do caso, Léo Dennisson Bezerra de Almeida, pediu um parecer do MP-AL para embasar sua decisão.

O MP-AL se manifestou na última segunda-feira (27). Para o órgão, o pedido da TV Gazeta é procedente. Na sua visão, sem a estrutura da Globo por mais algum tempo, os funcionários dispensados e os acordos deixarão de ser pagos.

O único ponto em que o MP discordou da TV Gazeta foi sobre o tempo de contrato. Para o Ministério Público, o ideal seria a Globo ficar com a TV Gazeta por mais três anos.

A Globo já tem uma substituta engatilhada no estado. Trata-se de uma TV comandada pelo Grupo Nordeste de Comunicação, que tem como acionista principal Vicente Jorge Espíndola. O grupo já é dono da TV Asa Branca de Caruaru, cidade do agreste de Pernambuco, e afiliada da Globo desde 1991.

Nas últimas semanas, o TV do grupo passou a operar em fase de testes em um prédio comprado no bairro do Farol, zona nobre de Maceió. O transmissor já foi instalado e os testes começaram.

Procurada pela Folha de S.Paulo, a Globo e o MP-AL não comentaram o assunto até o fechamento desta reportagem.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte França Há 22 Horas

Acusado de estupro, Mbappé assume relação sexual consentida na Suécia

fama Óbito Há 15 Horas

Revelados 'novos' detalhes sobre a 'causa' da morte de Liam Payne

fama Liam Payne Há 23 Horas

'Liam disse que iria morrer em breve', revela ex-noiva sobre Liam Payne

mundo Reino Unido Há 19 Horas

Descoberta rara: Homem viveu com três pênis sem nunca saber

mundo França Há 15 Horas

Corpo de jovem que estava desaparecida há um ano é encontrado na França

fama Liam Payne 17/10/24

Fãs prestam homenagens a Liam Payne após sua morte em Buenos Aires

fama Demi Lovato Há 22 Horas

Demi Lovato lamenta a morte do ex-namorado, lutador Guilherme 'Bomba'

mundo Austrália Há 23 Horas

Bolas pretas surgem em praias de Sydney e intrigam moradores e turistas

fama Liam Payne Há 18 Horas

Família de Liam Payne quebra silêncio após morte do cantor

brasil São Paulo Há 22 Horas

Jovem pula de carro em movimento após ataque de motorista de aplicativo