Membro do governo do Paraguai assinou acordo com país... que não existe

Chefe de gabinete do ministro da Agricultura do Paraguai foi demitido após a 'gafe'

© iStock

Mundo Paraguai 01/12/23 POR Notícias ao Minuto

Arnaldo Chamorro, até agora chefe de gabinete do ministro da Agricultura do Paraguai, foi demitido, na quarta-feira (29), após se tornar público que ele assinou um acordo com um país que não existe.

PUB

Trata-se de Kailasa, uma "nação cósmica" fundada por um autoproclamado guru hindu, Nithyananda Paramashivam, que não tem fronteiras definidas, e que será formada por "hindus desposados de todo o mundo que perderam o direito a praticar o hinduísmo autenticamente nos seus próprios países".

O país estaria supostamente localizado numa ilha na costa do Equador, ainda que não haja certezas sobre a sua exata localização, e o seu autoproclamado líder é procurado pelas autoridades indianas por, entre outras coisas, supostas agressões sexuais, conforme explica o The Guardian.

Chamorro foi demitido após ter assinado, em 16 de outubro, uma "proclamação" em que expressava um "desejo e recomendação sinceros para que o governo do Paraguai considerasse, explorasse e buscasse ativamente o estabelecimento de relações diplomáticas com os Estados Unidos de Kailasa e apoiasse a admissão dos Estados Unidos de Kailasa como soberano e Estado independente em diversas organizações internacionais, incluindo, entre outras, as Nações Unidas", segundo cópia do acordo publicada nas redes sociais e citada pelo mesmo jornal britânico.

O membro do governo do Paraguai admitiu, numa entrevista de rádio, que esteve reunido com representantes do país fictício, num encontro onde participou também o ministro da Agricultura, Carlos Giménez. Isto porque, em troca da "proclamação", Kailasa prometia ajudar o Paraguai com vários assuntos, entre eles a agricultura.

Não é a primeira vez, no entanto, que Kailasa consegue 'entrar' no panorama internacional, havendo relatos de acordos com outros países e cidades pelo mundo inteiro. Em março, por exemplo, a autarquia de Newark, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, admitiu ter sido enganada, após assinar um acordo que fazia da cidade 'irmã' de Kailasa.

Em fevereiro, aliás, representantes da suposta nação conseguiram supostamente participar em duas reuniões das Nações Unidas, em Genebra.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Redes Sociais Há 9 Horas

Morre irmã do MC Kevin aos 36 anos; mãe se manifesta

justica tráfico humano Há 16 Horas

Brasileiro vítima de tráfico humano na Ásia: 'Quero ir embora ou morrer'

fama Virou influencer Há 20 Horas

Mulher que negou trocar assento revela quanto ganha com publicidade

fama Golpe Há 10 Horas

Eliezer revela o prejuízo de golpe que levou durante a internação de Ravi

esporte Fifa Há 10 Horas

Vini Jr. é eleito o melhor do mundo pela FIFA

brasil Rio de Janeiro Há 9 Horas

Médico mostra extração de tumor gigante de quase 2 kg: 'Um recorde'

fama CLAUDIA-LEITTE Há 11 Horas

Claudia Leitte tira Iemanjá de letra de música e secretário sugere racismo

fama Justiça de São Paulo Há 9 Horas

Justiça proíbe a comercialização do vinho de Danilo Gentili: 'Imitação'

mundo Ucrânia Há 10 Horas

Vídeo mostra ataque ucraniano que matou general russo

esporte Basquetebol Há 10 Horas

Jogador de 32 anos é encontrado morto nas ruas de Moscou