TV de Collor consegue liminar para manter contrato de afiliação com Globo até 2028

A decisão foi da 10ª Vara Cível do TJ-AL (Tribunal de Justiça de Alagoas)

© Reprodução / TV Globo

Fama Justiça 05/12/23 POR Folhapress

ARACAJU, SE (FOLHAPRESS) - A TV Gazeta de Alagoas conseguiu uma liminar na noite da última segunda (4) que obriga a Globo a renovar o contrato de afiliação, que terminaria no próximo dia 31, por mais cinco anos. A decisão foi da 10ª Vara Cível do TJ-AL (Tribunal de Justiça de Alagoas).

PUB

A decisão favorável à TV do ex-senador e ex-presidente Fernando Collor foi dada pelo juiz Leo Dennison Bezerra de Almeida. A emissora da família Marinho confirmou à Folha de S.Paulo que irá recorrer da decisão na Justiça do Rio de Janeiro.

Em seu despacho, Dennison afirma que a TV Gazeta terá sérias consequências financeiras se a Globo abandonar a parceria neste momento.

No documento da decisão favorável, o juiz também cita que sua interpretação não é inédita. Desde agosto, a TV Tribuna do Espírito Santo mantém sua parceria com o SBT por força de liminar judicial. A Tribuna também está em recuperação judicial.

A decisão da Justiça de Alagoas atende recomendação do Ministério Público do estado, que pediu na semana passada que a Globo fosse obrigada a renovar o acordo com a TV Gazeta. A recomendação, porém, era de apenas mais três anos de vínculo.

Como informou a Folha de S.Paulo em outubro, a Globo comunicou à TV Gazeta que não renovaria o vínculo, iniciado em 1975, por conta de escândalos envolvendo a emissora nos últimos anos.

Entre eles, está o seu uso por parte de Collor para receber propina em um esquema de corrupção. Collor foi condenado a oito anos de prisão no STF (Supremo Tribunal Federal) em julho por conta do fato.

No início de novembro, como informou o jornalista Carlos Madeiro, do UOL, a TV Gazeta entrou com um pedido judicial para que a Globo não finalize o contrato de afiliação. Segundo a emissora, sem ter o aporte da maior emissora do país, a empresa não vai conseguir cumprir acordos para pagamento de dívidas.

Caso o contrato não seja renovado, a TV Gazeta diz ainda que haverá demissões em massa com a extinção de ao menos 209 dos 279 postos de trabalho da empresa.

A Globo já tem uma substituta engatilhada no estado. Trata-se de uma TV comandada pelo Grupo Nordeste de Comunicação, que tem como acionista principal Vicente Jorge Espíndola. O grupo já é dono da TV Asa Branca de Caruaru, cidade do agreste de Pernambuco, e afiliada da Globo desde 1991.

Nas últimas semanas, o TV do grupo passou a operar em fase de testes em um prédio comprado no bairro do Farol, zona nobre de Maceió. O transmissor já foi instalado e os testes começaram.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica DEBATE-SP Há 12 Horas

Datena agride Marçal com cadeirada e é expulso de debate da TV Cultura

politica PABLO-MARÇAL Há 9 Horas

Equipe de Pablo Marçal diz que ele fraturou a costela e segue no hospital

mundo Inglaterra Há 11 Horas

Professora fica paraplégica após acidente com barra de 120 kg em academia

fama Michael Jackson Há 11 Horas

Morre Tito Jackson, irmão de Michael Jackson, aos 70 anos

politica Eleições Há 1 Hora

Marçal é detonado por eleitores após provocar Datena: "Desserviço"

justica Pé de Serra Há 9 Horas

Ex-jogador de futebol é encontrado morto na Bahia

esporte Caio Paulista Há 10 Horas

Ex-mulher de Caio Paulista diz ter sido vítima de agressões; entenda

fama Maidê Mahl Há 10 Horas

Amiga pede que não perguntem sobre Maidê Mahl e confirma estado bem grave

justica MORTE-SP Há 9 Horas

Estudante que ligou para o namorado e pediu socorro é achada morta em SP

lifestyle Ovos Há 9 Horas

Como saber se um ovo está estragado usando a lanterna do seu celular