Comissão aprova processo de Impeachment de Dilma

A sessão foi marcada por discussões entre os deputados

© Reprodução

© Agência Câmara

Política Relatório 11/04/16 POR Notícias Ao Minuto


Com um começo marcado por confusões e bate boca, os deputados da Comissão Especial do Impeachment votaram o parecer apresentado pelo relator, Jovair Arantes. Com 38 a 27 (veja aqui como cada deputado votou), o relatório foi aprovado depois de 10 horas de sessão. Para que seguisse para a votação em plenário, eram necessários 33 votos. 

PUB

A confusão começou quando o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) chamou o relator de "Jovair Cunha", indicando que ele não tem imparcialidade para redigir o parecer. Depois de uma acalorada discussão, os deputados se dividiram entre gritar "não vai ter golpe", "vai ter impeachment", "fora PT" e "fora Cunha". O presidente da comissão, Rogério Rosso (PSD-DF), disse que a fase de orientação das bancadas só se iniciaria quando houvesse silêncio. Na hora da votação, mais confusão e gritos.   

Orientações 

Antes da votação, cada partido apresentou suas orientações. O PMDB disse que teria deputados que votariam contra e outros a favor, ou seja, o partido liberou a bancada.  

Já o PT, através da fala de Henrique Fontana (PT-RS), disse que "pelo direito sagrado do povo brasileiro escolher seus governantes em eleições diretas", "pela continuidade do combate republicano à corrupção", o partido está contra o golpe e contra o relatório. 

Em seguida, o PSDB afirmou que o processo foi legal e o parecer está perfeito. "Em homenagem à democracia", o PP libera o voto de seus deputados. O PR, em uma decisão tomada na manhã de segunda-feira (11), se declarou contra o relatório. O PSD disse que a maioria vota pelo 'não'. O PSB vota unido, pelo impeachment. "Respeitando a constituição", o Democratas encaminha 'sim' na votação.  

O PRB declarou que "respeita a população brasileira" e orienta que se vote 'sim'. O PDT ressaltou as "lutas árduas" de um governo perseguido e, por isso, o voto da legenda é 'não'. O PTB orientou os membros de seus partido a votar pelo 'sim'. O Solidariedade vota pelo 'sim'. O PTN, apesar de estar dividido, decidiu votar contra o relatório. O PCdoB se declarou "contra o golpe".  

Por unanimidade, o PSC vota a favor do relatório. O PPS vota a favor do relatório. O PV, por unanimidade, orienta que seus deputados votem pelo 'sim', pelo "fim de um mau governo". O PSOL, pelo "impeachment do cinismo", vai votar 'não'. O PROS liberou a bancada e a REDE votou contra o impeachment.  

O PTdoB disse que vota pelo 'não. O PEM encaminha o voto pelo 'não. O PMB vota pelo 'sim'.  Também pelo 'sim' vota a minoria no governo. A liderança do governo, como esperado, disse 'não' ao relatório. 

Leia Mais: Após aprovação, veja próximos passos no processo do impeachment

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Gestação Há 21 Horas

Sabrina Sato perde bebê com Nicolas Prattes na 11ª semana de gestação

mundo EUA Há 22 Horas

Trump regressa à Casa Branca, mas e os processos criminais? Explicamos

fama Christina Applegate Há 6 Horas

Com esclerose múltipla, atriz de Friends mal consegue segurar o celular

fama Realeza britânica Há 22 Horas

William fala sobre estado de saúde de Kate após fim de tratamento

fama Prisão Há 22 Horas

Famosos que estão atualmente na cadeia! E um nunca mais vai sair...

justica Goiânia Há 7 Horas

Homem mata colega de trabalho após ela negar beijo forçado

fama Rafael Cardoso Há 7 Horas

Sônia Bridi processa Rafael Cardoso por invasão de casa, ameaças e danos

fama Realeza britânica Há 7 Horas

Reveladas as últimas palavras que Elizabeth II escreveu em seu diário

mundo Itália Há 23 Horas

Médico embriagado agride funcionário de restaurante e vai a julgamento

fama Óbito Há 19 Horas

Apresentador vencedor de três Emmys morre de forma repentina aos 39 anos