Netflix vai divulgar audiência de filmes e séries em busca por mais transparência

A decisão também dará mais clareza para criadores e produtores, que já foram a público reclamar de cancelamentos de séries

© Shutterstock

Tech Streaming 12/12/23 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Netflix anunciou nesta terça-feira que vai passar a divulgar mais dados de audiência dos filmes e séries disponíveis na plataforma. Duas vezes ao ano, o gigante do streaming publicará a quantidade de horas vistas para cada conteúdo num determinado semestre, o que ajudará público, mercado e imprensa a medir o sucesso ou fracasso de uma obra.

PUB

Tomada no rescaldo da greve de atores e roteiristas de Hollywood, que entre suas críticas fazia um ponto contundente contra a falta de transparência no streaming, a decisão também dará mais clareza para criadores e produtores, que já foram a público reclamar de cancelamentos de séries, por exemplo, sem que a eles fossem apresentados dados de audiência como justificativa.

Ted Sarandos, um dos CEOs da Netflix, e Lauren Smith, vice-presidente de estratégia e análise da empresa, comandaram o evento virtual, ressaltando que "administram o negócio tentando sempre agradar aos membros" da plataforma. "Não ter dados de forma transparente gerava uma falta de confiança entre criadores e produtores", disse ainda Sarandos.

Chamado "O que Nós Assistimos: Um Relatório de Engajamento da Netflix", o levantamento será publicado a cada seis meses e vai compilar, além da quantidade de horas vistas por filme ou série, dados sobre data e território em que cada lançamento foi disponibilizado. As informações, consideradas básicas, não estavam disponíveis até então.

Vale dizer que só entrarão no relatório os títulos que atingirem ao menos 50 mil horas vistas globalmente. De acordo com a Netflix, isso equivale, no primeiro levantamento feito, a cerca de 18 mil produções e 99% de todas as visualizações dentro da plataforma.

O mais próximo que a plataforma tinha de um relatório de audiência eram suas listas de mais vistos. Agora, dados utilizados internamente e até então indisponíveis por serem considerados estratégicos virão a público pela primeira vez.

Entre os novos dados já divulgados está a porcentagem que os assinantes dedicam a conteúdos próprios da Netflix contra conteúdos licenciados, produzidos por terceiros -55% contra 45%. Também foi tornado público que 30% das visualizações no primeiro semestre deste ano foram para conteúdos em língua não inglesa.

Na liderança do ranking referente ao primeiro semestre de 2023, entre janeiro e junho, está a primeira temporada de "O Agente Noturno", com 812.100.000 de horas vistas. Depois, aparecem a segunda temporada de "Ginny e Georgia", com 665.100.000; "A Lição", com 622.800.000; "Wandinha", com 507.700.000, e "Rainha Charlotte", com 503.000.000.

O primeiro brasileiro a aparecer é "Cidade Invisível", que em sua segunda leva de episódios, lançada em março, angariou 29.800.000 de horas vistas globalmente.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 5 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 9 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 11 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

brasil BR-116 Há 9 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama WILLIAM-BONNER Há 8 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

fama Vanessa Carvalho Há 9 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

fama Pedro Leonardo Há 10 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 9 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 9 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

esporte CBF-DENÚNCIAS Há 11 Horas

Presidente da CBF demite diretor que é amigo de Ronaldo por justa causa