Netflix vai divulgar audiência de filmes e séries em busca por mais transparência

A decisão também dará mais clareza para criadores e produtores, que já foram a público reclamar de cancelamentos de séries

© Shutterstock

Tech Streaming 12/12/23 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Netflix anunciou nesta terça-feira que vai passar a divulgar mais dados de audiência dos filmes e séries disponíveis na plataforma. Duas vezes ao ano, o gigante do streaming publicará a quantidade de horas vistas para cada conteúdo num determinado semestre, o que ajudará público, mercado e imprensa a medir o sucesso ou fracasso de uma obra.

PUB

Tomada no rescaldo da greve de atores e roteiristas de Hollywood, que entre suas críticas fazia um ponto contundente contra a falta de transparência no streaming, a decisão também dará mais clareza para criadores e produtores, que já foram a público reclamar de cancelamentos de séries, por exemplo, sem que a eles fossem apresentados dados de audiência como justificativa.

Ted Sarandos, um dos CEOs da Netflix, e Lauren Smith, vice-presidente de estratégia e análise da empresa, comandaram o evento virtual, ressaltando que "administram o negócio tentando sempre agradar aos membros" da plataforma. "Não ter dados de forma transparente gerava uma falta de confiança entre criadores e produtores", disse ainda Sarandos.

Chamado "O que Nós Assistimos: Um Relatório de Engajamento da Netflix", o levantamento será publicado a cada seis meses e vai compilar, além da quantidade de horas vistas por filme ou série, dados sobre data e território em que cada lançamento foi disponibilizado. As informações, consideradas básicas, não estavam disponíveis até então.

Vale dizer que só entrarão no relatório os títulos que atingirem ao menos 50 mil horas vistas globalmente. De acordo com a Netflix, isso equivale, no primeiro levantamento feito, a cerca de 18 mil produções e 99% de todas as visualizações dentro da plataforma.

O mais próximo que a plataforma tinha de um relatório de audiência eram suas listas de mais vistos. Agora, dados utilizados internamente e até então indisponíveis por serem considerados estratégicos virão a público pela primeira vez.

Entre os novos dados já divulgados está a porcentagem que os assinantes dedicam a conteúdos próprios da Netflix contra conteúdos licenciados, produzidos por terceiros -55% contra 45%. Também foi tornado público que 30% das visualizações no primeiro semestre deste ano foram para conteúdos em língua não inglesa.

Na liderança do ranking referente ao primeiro semestre de 2023, entre janeiro e junho, está a primeira temporada de "O Agente Noturno", com 812.100.000 de horas vistas. Depois, aparecem a segunda temporada de "Ginny e Georgia", com 665.100.000; "A Lição", com 622.800.000; "Wandinha", com 507.700.000, e "Rainha Charlotte", com 503.000.000.

O primeiro brasileiro a aparecer é "Cidade Invisível", que em sua segunda leva de episódios, lançada em março, angariou 29.800.000 de horas vistas globalmente.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama MC Mirella Há 23 Horas

MC Mirella expulsa os pais de casa: "Não quero mais morar junto"

politica Bolsonaro Há 21 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

fama Problemas de Saúde Há 23 Horas

Ator da Globo que pediu Pix é novamente internado

mundo Dominique Pelicot Há 23 Horas

Homem que permitiu estupros da esposa por 10 anos: 'Vou morrer como cão'

politica BOLSONARO-PF Há 14 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

fama Gisele Bündchen Há 22 Horas

Grávida e radiante, Gisele Bündchen exibe barriguinha ao ir à academia

lifestyle Saúde Há 23 Horas

Quatro sinais de que você está consumindo açúcar em excesso diariamente

justica São Paulo Há 21 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

esporte Indefinição Há 15 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

fama Ellen DeGeneres Há 17 Horas

De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA