Dirigente da Fifa diz que agressão a árbitro é 'câncer que pode matar o futebol'

Collina se refere à agressão de Faruk Koca, presidente do Ankaragucu, ao árbitro da partida com o Rizespor, Halil Umut Meler, ao fim da partida do Campeonato Turco disputada na segunda-feira

© Getty

Esporte FIFA 13/12/23 POR Estadao Conteudo

A agressão ao árbitro turco Halil Umut Meler continua repercutindo dentro da Fifa. Nesta quarta-feira, o presidente do Comitê de Arbitragem da entidade, o italiano Pierluigi Collina, disse que a violência contra juízes é um "câncer" que pode "matar o futebol" se não for contido.

PUB

"É uma responsabilidade para todos que amam o 'jogo bonito' fazer alguma coisa a respeito. Antes que seja tarde, antes que este câncer mate o futebol", declarou Collina, que teve longa carreira como árbitro - apitou a final da Copa do Mundo de 2002, vencida pela seleção brasileira.

Collina se refere à agressão de Faruk Koca, presidente do Ankaragucu, ao árbitro da partida com o Rizespor, Halil Umut Meler, ao fim da partida do Campeonato Turco disputada na segunda-feira. Meler, que precisou ser hospitalizado, também foi agredido por torcedores que invadiram o gramado.

"A imagem de Halil Umut deitado no chão, com suas mãos protegendo a cabeça enquanto ele levava chutes de agressores, assim como a imagem da lesão em seu olho, são horríveis. Mas ainda mais horrível é saber que há milhares de árbitros pelo mundo que são agredidos verbalmente e fisicamente em jogos de divisões inferiores pelo mundo, sem chegar até a mídia", comentou.

As agressões já haviam sido lamentadas pelo próprio presidente da Fifa, Gianni Infantino. "Não há absolutamente nenhum lugar para a violência no futebol. Dentro ou fora de campo. O que aconteceu após o jogo da liga turca entre o Ankaragucu e o Rizespor é totalmente inaceitável e não tem qualquer lugar no nosso esporte e sociedade", disse o dirigente.

ÁRBITRO DEIXA HOSPITAL

Halil Umut Meler foi hospitalizado após ser algo das agressões no jogo de segunda. Ele sofreu uma leve fratura perto do olho e recebeu alta nesta quarta. De acordo com familiares, o árbitro cogita abandonar a profissão.

O presidente do clube, Faruk Koca, foi detido logo após a agressão. Mas as autoridades não confirmaram se foi detido. Mas deve enfrentar denúncia formal. Dias depois, ele pediu desculpas publicamente pela agressão e anunciou sua renúncia ao cargo de presidente da federação de futebol do país.

Leia Também: Presidente de clube invade gramado, agride árbitro e choca a Turquia

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 22 Horas

Cássia Kis protagoniza confusão em mercado por causa de jovens de biquíni

economia Salário Mínimo Há 23 Horas

Novo salário mínimo altera seguro-desemprego e outros benefícios; entenda

lifestyle Signos Há 23 Horas

'Chuva' de dinheiro! A conta bancária de três signos vai voltar a sorrir

mundo Uzbequistão Há 22 Horas

Tratador acaba filmando a própria morte em jaula com leões

fama Vídeo Há 17 Horas

Âncoras da Globo têm crise de riso ao noticiar sumiço de privada

mundo China Há 22 Horas

HMPV: vírus respiratório enche hospitais na China e acende alerta

mundo EUA Há 23 Horas

Juiz confirma condenação de Donald Trump

esporte Argentina Há 17 Horas

Rodrigo Garro se envolve em acidente e causa morte de motociclista

fama Liam Payne Há 23 Horas

Preso o homem suspeito de ter fornecido drogas a Liam Payne

economia INSS-JUSTIÇA Há 19 Horas

Veja quem irá receber atrasados do INSS em 2025