Roubo criativo? Astros e estrelas da música pop que foram acusados de plágio

Ações judiciais de direitos autorais atormentam artistas de sucesso!

Roubo criativo? Astros e estrelas da música pop que foram acusados de plágio

Plagiar músicas é meio complicado. Às vezes, uma música pode parecer muito com outra sem querer, mas também existem aquelas músicas famosas que usam pedacinhos de músicas antigas sem dar crédito, o que causa problemas legais. A ideia de que copiar é uma forma de elogiar nem sempre é aceita por todos!

É surpreendente descobrir que várias vezes rolam brigas de direitos autorais com músicas super conhecidas. Grandes nomes do cenário musical, nacional e internacional, enfrentaram essas situações, tornando-se conhecidos não apenas pelos hits, mas também por passar por processos legais prolongados, tanto como réus quanto como acusadores. Recentemente, o produtor WK e a cantora Treyce admitiram utilizar sem autorização o refrão do sucesso de Nelly Furtado, 'Say it Right', na música brasileira 'Lovezinho'. O hit bombou e Nelly Furtado exigiu o devido reconhecimento por sua contribuição à música, gerando mais um caso de quebra de direitos autorais. Mas esse está longe de ser o único caso envolvendo o Brasil.

Ficou curioso? Clique para conhecer artistas famosos tiveram problemas com plágio.

©

Getty Images/Reprodução Instagram @eutreyce

Rod Stewart - ‘Do Ya Think I'm Sexy?’

Dizem que a música de sucesso de Rod Stewart pegou emprestado um gancho de 'Taj Mahal', de Jorge Ben Jor, lançada em 1976. Foi feito um acordo, com Stewart concordando em doar parte dos ganhos para caridade.

© Getty Images

Dua Lipa - 'Levitating'

Em 2022, a Artikal Sound System, uma banda de reggae da Flórida, entrou com um processo de violação de direitos autorais contra a estrela pop britânica. Eles alegaram que ela copiou a melodia cativante de sua música chamada 'Live Your Life', lançada em 2017. O Artikal Sound System alega que Dua Lipa e sua equipe tinham conhecimento de sua faixa antes de 2020, quando começaram a escrever sua música 'Levitating', e ambas as músicas apresentam um refrão igualmente cativante. Eles abriram um grande processo contra a cantora e a Warner Records, mas desistiram do processo depois de um ano, quando um juiz decidiu que o caso tinha falhas.

©

Getty Images

Dua Lipa - 'Levitating'

Em 2022, a cantora enfrentou outro processo por violação de direitos autorais envolvendo a mesma música. Dessa vez, a ação foi movida pelos compositores L. Russell Brown e Sandy Linzer. Eles alegam que a cantora copiou sua "melodia característica" da música disco 'Wiggle and Giggle All Night', lançada em 1979, bem como da música 'Don Diablo', de Miguel Bosé, de 1980, da qual eles também detêm os direitos autorais.

©

Getty Images

Danieze Santiago . 'Saída de Emergência' e 'Sou Eu a Louca'

Recentemente, a cantora de forró Danieze Santiago esteve no centro de acusações de plágio por dois artistas portugueses: Carolina Deslandes e Diogo Piçarra. A faixa 'Saída de Emergência', presente no álbum da cantora paraibana, seria uma reprodução da música de Diogo, e a faixa 'Sou Eu a Louca', seria na verdade, a 'Vai lá' da artista portuguesa. Depois do assunto repercutir nas redes sociais, Danieze admitiu que foi um "equívoco" culpando a sua equipe.

©

Reprodução Instagram @daniezesantiago

Katy Perry - 'Dark Horse'

O grupo de rap Flame entrou com um processo contra Katy Perry, alegando que ela plagiou sua canção de rap cristã 'Joyful Noise'. Inicialmente, o júri ficou do lado do autor da ação, mas o juiz acabou decidindo que Perry estava isenta de responsabilidade.

©

Getty Images

Bad Bunny

Bad Bunny e outras estrelas da música estão lutando contra um processo de direitos autorais que alega violação de uma música de reggae de 1989, dizendo que ela forma a base de todo o gênero reggaeton.

Os produtores jamaicanos Steely & Clevie entraram com a ação judicial que acusa mais de 100 artistas de violação de direitos autorais. Os advogados de Bad Bunny, que foi acusado de violação em 77 músicas, argumentam que as batidas de bateria e o timbre não se enquadram na proteção de direitos autorais e dizem que os autores da ação estão tentando "monopolizar praticamente todo o gênero musical reggaeton para si mesmos" ao reivindicar a propriedade de composições sampleadas por mais de 100 artistas em mais de 1.600 músicas. O caso levanta questões sobre a concessão do crédito, principalmente quando a distinção entre a criação de um gênero e o empréstimo de um som não é clara.

© Getty Images

Ed Sheeran - 'Thinking Out Loud'

Ed Sheeran foi acusado de plagiar uma progressão de quatro acordes do clássico do soul de Marvin Gaye, 'Let's Get it On' (co-escrito por Ed Townsend, cujos herdeiros entraram com o processo), em sua música 'Thinking Out Loud'. Os autores da ação entraram com um processo de US$ 100 milhões contra Sheeran na cidade de Nova York. No entanto, o júri acabou absolvendo-o das acusações, afirmando que o artista havia criado sua música de forma "independente".

Quando Sheeran depôs, ele deixou claro o quanto essas falsas reivindicações de direitos autorais são prejudiciais. "Se isso acontecer, estou acabado, estou parando", disse Sheeran quando perguntado por seu advogado sobre o impacto que o julgamento estava tendo sobre ele. "Acho que é realmente um insulto dedicar toda a minha vida a ser um artista e compositor e ter alguém diminuindo isso." Infelizmente, essa não foi a primeira vez que Sheeran foi ao tribunal por causa de uma de suas músicas, então dá para entender que ele esteja tão frustrado.

© Getty Images

Ed Sheeran - 'Shape of You'

Sheeran já havia se envolvido em uma disputa legal com o artista do Grime, Sami Switch (Sami Chokri), em 2018. Chokri alegou que Sheeran havia copiado sua música 'Oh Why' no sucesso de Sheeran em 2017, 'Shape of You'. Em vez de optar por um acordo rápido, Sheeran decidiu levar a questão ao tribunal, em uma batalha legal que se estendeu por vários anos.

Em 6 de abril de 2022, Sheeran publicou um vídeo no Instagram confirmando que o juiz havia decidido que ele não tinha copiado "nem deliberada nem inconscientemente" a música de Chokri. Sheeran ficou satisfeito, mas quis compartilhar suas ideias: "Sinto que reivindicações como essa são muito comuns agora e se tornaram uma cultura em que reivindicação é feita com a ideia de que um acordo será mais barato do que levar a briga ao tribunal", ele começou. "Mesmo que não haja base para a reivindicação, isso é realmente prejudicial para o setor de composição", pois "há poucas notas e poucos acordes usados na música pop".

©

Getty Images

Beyoncé - 'Energy'

Kelis expressou sua insatisfação com o uso que Beyoncé fez de sua música de sucesso 'Milkshake' no álbum Renaissance, chegando a acusá-la de "roubo". Beyoncé, por outro lado, não tolerou essas alegações. Quando Kelis criticou publicamente Beyoncé e The Neptunes (Pharrell Williams e Chad Hugo, os autores de 'Milkshake') por usarem a música na faixa 'Energy' sem pedir permissão ou dar crédito, Beyoncé prontamente a removeu do álbum.

©

Getty Images

Beyoncé - 'Energy'

Kelis disse que descobriu o sample da música "da mesma forma que todo mundo". Em resposta a um fã que elogiou a "colaboração", Kelis respondeu: "Não é uma colaboração, é um roubo". Ela enfatizou que o que mais a chateou foi o desrespeito de não ter sido contactada sobre o assunto. O problema, no entanto, também está no contrato original que os Neptunes supostamente incentivaram Kelis a assinar quando 'Milkshake' foi gravada. Ela alega que "eles mentiram descaradamente e a enganaram", assinando um contrato em que "disseram que dividiríamos tudo em 33/33/33, o que não fizemos", resultando na perda dos direitos sobre a música. "Eu era muito jovem e muito estúpida para checar tudo", admitiu ela.

©

Getty Images

Mariah Carey - 'All I Want For Christmas Is You'

Mariah Carey está enfrentando um processo judicial 25 anos após o lançamento de sua música popular 'All I Want for Christmas Is You'. A ação foi movida por outro artista, Andy Stone, que se apresenta como Vince Vance and the Valiants, que alegou que a música de sucesso de Carey infringe os direitos autorais de uma música que ele co-escreveu e lançou em 1989. Stone processou Carey, o co-escritor Walter Afanasieff e a Sony Music Entertainment em Louisiana, alegando "violação de direitos autorais e enriquecimento sem causa" e pedindo US$ 20 milhões em indenização.

©

Getty Images

Mariah Carey - 'All I Want For Christmas Is You'

Stone afirma que sua balada country com violão 'All I Want for Christmas Is You', com vocais de Lisa Layne, foi "amplamente tocada" durante a temporada de Natal de 1993. Embora as músicas não tenham nenhuma semelhança musical ou lírica além do título, o documento legal afirma que os réus "nunca procuraram ou obtiveram permissão" para usar o título da música. Além disso, afirma que Stone nunca concedeu permissão, consentimento ou licença para seu uso.

©

Getty Images 

French Montana - 'Handstand'

O rapper Turk levantou a possibilidade de tomar medidas legais contra French Montana por causa de alegações de roubo de letras de música. Turk, que foi membro do popular grupo de hip hop The Hot Boys na década de 1990, juntamente com artistas como Lil Wayne, B.G. e Juvenile, afirma que Montana se apropriou da letra de sua faixa de sucesso de 1999, 'I Need a Hot Girl', que alcançou reconhecimento na parada Hot 100 da Billboard. A música de Montana, 'Handstand', com Doja Cat e Saweetie, lançada em 2021, supostamente contém letras muito parecidas com as escritas e interpretadas por Turk.

No entanto, uma fonte revelou ao TMZ que Montana havia de fato comprado a batida e o gancho da música, acreditando que todos os direitos necessários haviam sido adquiridos legalmente. O advogado de Turk demonstrou disposição para resolver a questão fora do tribunal, o que sugere a possibilidade de um acordo.

©

Getty Images

Justin Bieber e Dan + Shay - '10,000 Hours'

A Melomega Music entrou com uma ação judicial contra Justin Bieber por sua popular música '10.000 Hours', de 2021, com a gravadora afirmando que uma parte significativa da faixa vencedora do Grammy foi tirada de uma música relativamente desconhecida de 1980, chamada 'The First Time Baby Is A Holiday'. Os representantes da Melomega dizem que o roubo foi "impudentemente ousado", alegando que "'10.000 Hours' não é apenas substancialmente semelhante a 'First Time'; os réus copiaram, em detalhes minuciosos, a parte mais importante e central da música do autor, que inclui o refrão, o verso e o gancho".

©

Getty Images

Sam Smith - 'Dancing With a Stranger'

Os compositores Jordan Vincent, Christopher Miranda e Rosco Banlaoi entraram com um processo contra Sam Smith e Normani, entre outros, alegando que a música de sucesso deles, 'Dancing With a Stranger', copiou os elementos principais de sua faixa de 2015, 'Dancing With Strangers'. De acordo com o processo, o gancho, o refrão, a letra e a composição musical são considerados "todos iguais". No entanto, Smith ganhou o processo judicial.

©

Getty Images

Tory Lanez - 'Pluto’s Last Comet'

Madonna acusou o rapper Tory Lanez de samplear ilegalmente sua música em seu álbum 'Alone at Prom'. Ela alegou que sua música 'Into The Groove' foi usada sem permissão na faixa de Lanez 'Pluto's Last Comet'. O fato chamou a atenção de Madonna quando ela comentou em um dos posts de Lanez no Instagram promovendo o álbum. O comentário de Madonna dizia: "Leiam suas mensagens sobre o uso ilegal da minha música", dando a entender que Lanez já havia sido notificado sobre a infração, mas não havia respondido. Vale ressaltar que Tory Lanez (nome verdadeiro Daystar Peterson) foi recentemente condenado a 10 anos de prisão por atirar nos pés de Megan Thee Stallion.

©

Getty Images

Courtney Love vs. Olivia Rodrigo

Durante o verão de 2021, Courtney Love acusou Olivia Rodrigo de replicar a capa de seu álbum 'Hole'. Love divulgou seus pensamentos no Facebook, declarando: "Informei a ela que aguardo suas flores e bilhete. Espero que seja longo. Será que a Disney ensina as crianças a ler e escrever? Só Deus sabe. Vamos ver. Sim, isso é rude. Provoca raiva? Querida, se eu recebesse um dólar toda vez que isso acontece? Eu ficaria muito rica!"

©

Getty Images

Childish Gambino - 'This Is America'

Donald Glover, também conhecido como Childish Gambino, enfrentou duas acusações de plágio relacionadas à sua música 'This Is America'. Primeiro, o rapper Jase Harley fez uma alegação, embora o impacto tenha sido mínimo. No entanto, dessa vez o rapper Kidd Wes entrou com um processo contra Glover por suposta violação de direitos autorais, afirmando que 'This Is America' tinha uma semelhança impressionante com sua própria música lançada dois anos antes. O processo foi arquivado por um juiz em março de 2023, pois não foram encontradas semelhanças significativas entre as duas músicas.

© Getty Images

Travis Scott - 'No Bystanders'

O DJ Paul, do Three 6 Mafia, entrou com um processo em 2019 contra o rapper, alegando que 'Astroworld' copiou uma seção de sua música 'Tear Da Club Up', de 1997. DJ Paul inicialmente pediu US$ 20 milhões em danos, mas acabou chegando a um acordo por uma quantia não revelada.

© Getty Images

Juice WRLD - 'Lucid Dreams'

Sting teria ameaçado entrar com uma ação legal contra o rapper por ter sampleado sua música 'Shape of My Heart', de 1993, em sua faixa 'Lucid Dreams', apesar de ter recebido 85% dos direitos autorais.

© Getty Images

Nicki Minaj - 'Sorry'

Tracy Chapman entrou com um processo contra Nicki Minaj por usar um sample de sua música 'Baby Can I Hold You' na faixa 'Sorry' de Minaj. Chapman alega que Minaj pediu várias vezes permissão para usar o sample depois que a música foi gravada, mas Chapman recusou o pedido. Mesmo assim, Minaj forneceu o trecho a um DJ de uma estação de rádio em Nova York, que o tocou em seu programa.

©

Getty Images

Daft Punk e The Weeknd - ‘Starboy’

A cantora Yasminah entrou com um processo contra os artistas pedindo um mínimo de US$ 5 milhões, alegando que eles plagiaram sua faixa 'Hooyo', de 2009, em sua popular música 'Starboy'.

© Getty Images

Miley Cyrus - 'We Can't Stop'

O músico jamaicano Flourgon entrou com uma ação judicial contra Miley Cyrus em março de 2018, alegando que a música dela 'We Can't Stop' tinha uma semelhança significativa com sua faixa 'We Run Things', de 1998.

©

Getty Images

Ed Sheeran, Faith Hill & Tim McGraw - ‘The Rest of Our Life’

Jasmine Rae, uma popular artista de música country, entrou com um processo contra Sheeran, alegando que a música que ele compôs para Hill e McGraw era muito parecida com sua própria faixa, 'When I Found You'.

© Getty Images

Meghan Trainor - 'All About That Bass'

Em 2014, começaram a circular vídeos on-line apontando que a música popular de Trainor poderia ter sido pega "emprestada" de 'Happy Mode', uma faixa da banda pop sul-coreana Koyote. O compositor Joo Young Hoon tuitou que entraria em contato com seu advogado para obter orientação jurídica sobre o assunto.

©

Getty Images

The Beatles - ‘Come Together’

Em 1973, o lendário astro do rock Chuck Berry entrou com uma ação judicial contra a banda, alegando que o single tinha semelhanças, tanto na letra quanto na melodia, com sua música 'You Can't Catch Me'.

© Getty Images

Radiohead - 'Creep'

O hino icônico do Radiohead virou uma batalha legal quando eles foram processados pelos Hollies por semelhanças com a faixa 'The Air I Breathe', de 1973. Por fim, Tom Yorke reconheceu ter sido "inspirado" por ela, o que fez com que a banda dividisse os direitos autorais com os Hollies.

© Getty Images

Lana Del Rey - ‘Get Free’

A saga de 'Creep' não parou por aí. Em 2017, as pessoas foram rápidas em apontar a semelhança entre a faixa 'Get Free', de Lana Del Rey, de seu álbum Lust for Life, e a música do Radiohead. Embora a banda tenha optado por não tomar medidas legais, eles solicitaram o reconhecimento de sua influência.

© Getty Images

Robin Thicke - ‘Blurred Lines’

A canção popular de Robin Thicke enfrentou polêmica por vários motivos. No entanto, a causa principal surgiu quando a família de Marvin Gaye entrou com um processo contra Thicke e Pharrell Williams, alegando violação de direitos autorais. A família argumentou que a música 'Got to Give It Up', do falecido músico, tinha semelhanças impressionantes.

© Getty Images

Jet - ‘Are You Gonna Be My Girl’

A banda Jet foi acusada por muitos fãs de Iggy Pop de plagiar sua música 'Lust for Life', de 1977. No entanto, a banda negou firmemente essas alegações.

© Getty Images

David Guetta - 'Play Hard'

A faixa 'Play Hard', de Guetta, de 2012, supostamente foi sampleada "extensivamente" da música 'Better Off Alone', do grupo holandês Alice DeeJay.

©

Getty Images

Jay-Z - 'Big Pimpin'

Jay-Z já enfrentou acusações de plágio antes, incluindo uma referente à sua popular música 'Big Pimpin'. Acredita-se que o gancho cativante em questão tenha sido emprestado da faixa 'Khosara Khosara' de Baligh Hamdi, um compositor egípcio.

©

Getty Images

Bruno Mars - 'Treasure'

Em 2012, o músico Breakbot acusou Bruno Mars de semelhanças entre a música 'Treasure' com uma canção do próprio Breakbot, 'Baby I'm Yours'.

© Getty Images

Oasis - 'Whatever'

O músico Neil Innes alegou que 'Whatever' havia sido tirada de sua música 'How Sweet to Be an Idiot'. Após uma batalha legal, o Oasis lhe concedeu créditos de co-escritor da música.

© Getty Images

Simple Plan - 'Your Love Is a Lie'

O Simple Plan é um grande fã do Green Day... alguns podem dizer que até demais. As pessoas foram rápidas em apontar que sua música de 2007 era um pouco parecida com 'Boulevard of Broken Dreams' do Green Day.

© Getty Images

Katy Perry - ‘Roar’

O debate em torno do fato de Katy Perry supostamente usar elementos da música 'Brave' de Sara Bareilles finalmente cessou quando Bareilles interveio, afirmando que elas eram amigas e que não havia necessidade de pânico.

©

Getty Images

Led Zeppelin - ‘Stairway to Heaven’

Depois de muitos anos, o Zeppelin enfrentou acusações de plagiar a introdução de sua famosa música da faixa 'Taurus' da banda de rock Spirit. Jimmy Page descartou essas alegações como "ridículas".

© Getty Images

Led Zeppelin - 'Whole Lotta Love'

Em 1969, a banda gravou 'Whole Lotta Love' e incluiu um sample de 'You Need Love', de Muddy Waters, mas não deu crédito ao compositor Willie Dixon. Como resultado, Dixon entrou com um processo contra eles.

© Getty Images

Coldplay - 'Viva La Vida'

Coldplay, banda vencedora do Grammy, recebeu elogios, mas também uma situação jurídica difícil com sua música de sucesso. Eles acabaram chegando a um acordo extrajudicial com o guitarrista Joe Satriani, pois ele percebeu que eles haviam incorporado partes significativas de sua música 'If I Could Fly'.

© Getty Images

Avril Lavigne - 'Girlfriend'

Lavigne enfrentou um processo do grupo pop dos anos 1970 The Rubinoos. Eles alegaram que ela havia pego elementos de sua música 'I Wanna Be Your Boyfriend' "emprestados".

© Getty Images

The Doors - ‘Hello, I Love You’

The Doors, uma banda renomada, teve que indenizar The Kinks, também uma banda lendária, por usar o riff de 'All Day and All of the Night' em seu hit atemporal 'Hello, I Love You'. Esse pagamento envolveu muitos royalties.

© Getty Images

Nirvana - ‘Come As You Are’

Segundo relatos, Kurt Cobain ficou apreensivo ao escolher o hino do grunge como single do álbum devido à semelhança com 'Eighties', do Killing Joke. Felizmente, a banda optou por não tomar medidas legais.

©

Getty Images

The Beach Boys - ‘Surfin' U.S.A.’

Chuck Berry é conhecido por ser muito usado em samples. Os Beach Boys, por sua vez, pegaram sua música 'Sweet Little Sixteen' e deram sua própria versão. Para evitar problemas legais, o empresário da banda concedeu a Berry os direitos autorais da música.

© Getty Images

Jay-Z & Kanye West ft. Frank Ocean - ‘Made in America’

Em 2016, o trio enfrentou acusações de plágio da música 'Made in America', de Joel McDonald, mas acabou triunfando na batalha legal.

© Getty Images

Eminem - ‘Rap God’

Eminem e o MC Raymond Jones, membro do Hot Stylz, teriam resolvido sua disputa sobre as alegações de que Slim Shady utilizou uma amostra de 25 segundos de uma das músicas de Jones em 'Rap God'.

© Getty Images

Treyce - 'Lovezinho'

O produtor WK e a cantora Treyce admitiram utilizar sem autorização o refrão do sucesso de Nelly Furtado, 'Say it Right', na música brasileira 'Lovezinho'. Após a pressão de Nelly Furtado por créditos, a música em questão foi removida das plataformas de áudio e vídeo. 

©

Getty Images/Reprodução Instagram @eutreyce

Jay-Z & Beyoncé - ‘Drunk in Love’

Em 2014, a cantora folk húngara, Mitsou, entrou com uma ação judicial contra o casal, alegando que eles haviam copiado os vocais de sua música 'Bajba, Bajba Pelem'. A disputa foi levada ao tribunal e Mitsou não teve sucesso em seu caso.

Fontes: (People) (CNN) (Daily Mail) (The Hollywood Reporter) (The Guardian) (TMZ) (Pride)

©

Getty Images

Fama Direitos autorais 14/12/23 POR Notícias Ao Minuto


Plagiar músicas é meio complicado. Às vezes, uma música pode parecer muito com outra sem querer, mas também existem aquelas músicas famosas que usam pedacinhos de músicas antigas sem dar crédito, o que causa problemas legais. A ideia de que copiar é uma forma de elogiar nem sempre é aceita por todos!

PUB

É surpreendente descobrir que várias vezes rolam brigas de direitos autorais com músicas super conhecidas. Grandes nomes do cenário musical, nacional e internacional, enfrentaram essas situações, tornando-se conhecidos não apenas pelos hits, mas também por passar por processos legais prolongados, tanto como réus quanto como acusadores. Recentemente, o produtor WK e a cantora Treyce admitiram utilizar sem autorização o refrão do sucesso de Nelly Furtado, 'Say it Right', na música brasileira 'Lovezinho'. O hit bombou e Nelly Furtado exigiu o devido reconhecimento por sua contribuição à música, gerando mais um caso de quebra de direitos autorais. Mas esse está longe de ser o único caso envolvendo o Brasil.

Ficou curioso? Clique para conhecer artistas famosos tiveram problemas com plágio.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Shakira e Piqué Há 11 Horas

Piqué quebra silêncio sobre separação: "A verdade não foi bem contada"

brasil Acidente Há 3 Horas

Avião cai perto da Base de Parnamirim, no Rio Grande do Norte

mundo EUA Há 11 Horas

Mulher descobre traição e entrega namorado ilegal ao serviço de imigração

mundo Reino Unido Há 11 Horas

Descoberta rara: Homem viveu com três pênis sem nunca saber

brasil ACIDENTE-PR Há 12 Horas

'Não consigo acreditar', diz namorada de atleta de remo morto em acidente no PR

fama Rei Carlos III Há 5 Horas

Rei Charles III faz importante anúncio durante viagem à Austrália

esporte Al Hilal Há 13 Horas

Veja a reação de Neymar após voltar a jogar mais de um ano depois; veja

tech Nasa Há 12 Horas

NASA oferece R$ 17 milhões para quem solucionar 'desafio de resíduos'

mundo Austrália Há 11 Horas

Mulher cai ao tentar pegar o celular e fica presa em rochas durante 7h

brasil Tragédia Há 11 Horas

Quem são as vítimas de acidente com equipe de remo de Pelotas