Rússia fará 7 lançamentos de mísseis balísticos intercontinentais em 2024

A Rússia anunciou hoje que pretende efetuar sete lançamentos de teste de mísseis balísticos intercontinentais em 2024, sobre os quais informará oportunamente os Estados Unidos.

© Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia 17/12/23 POR Notícias ao Minuto Brasil

"A Rússia informará os Estados Unidos sobre quaisquer lançamentos de mísseis balísticos intercontinentais e mísseis balísticos lançados por submarinos", disse Sergey Karakaev, comandante das Forças de Mísseis Estratégicos, ao diário Estrela Vermelha, do Ministério da Defesa.

PUB

Este responsável acrescentou que os Estados Unidos também informam a Rússia, com pelo menos 24 horas de antecedência, de qualquer teste de míssil efetuado pelas suas forças estratégicas.

O general russo explicou que o objetivo dos testes é melhorar as suas características de combate, o trabalho dos postos de comando e controle e a implementação de novas tecnologias de informação e comunicação.

Os testes bem-sucedidos permitirão à Rússia "melhorar significativamente o potencial de combate das tropas para responder adequadamente às ameaças esperadas contra o país", afirmou.

Entretanto, o Presidente russo, Vladimir Putin, sublinhou que a tríade nuclear russa - mísseis intercontinentais, submarinos atómicos e bombardeiros estratégicos - permite ultrapassar o escudo de defesa antimíssil dos Estados Unidos e "garantir a segurança da Rússia".

Putin sublinhou, ainda, que o armamento hipersônico russo está a entrar progressivamente ao serviço das forças armadas. É o caso do míssil intercontinental pesado Sarmat (SS-X-30 Satan-2, segundo a NATO), capaz de transportar 10 a 15 ogivas nucleares guiadas individualmente.

Este míssil, que Putin diz ter "alcance praticamente ilimitado", entrará em breve em serviço na região siberiana de Krasnoyarsk, de acordo com Karakaev.

Putin, que colocou as forças estratégicas em alerta pouco depois do início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022, assegurou esta semana que a campanha militar continuará até que a Rússia atinja os seus objetivos, um deles sendo a desmilitarização total do país vizinho.

Leia Também: 'Material estranho' obriga Coca-Cola a fazer recall de refrigerante nos EUA

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil São Paulo Há 23 Horas

Mulher vê família ser assaltada, vai em casa e solta seu pitbull; vídeo

fama Redes Sociais Há 46 mins

Gkay posa de calcinha em frente ao espelho: 'que nave'

fama Luto Há 23 Horas

Cantor que venceu um câncer aos 18 anos morre em acidente de carro

lifestyle Signos Há 23 Horas

Estes são os signos mais modestos (e conservadores) do zodíaco

justica Distrito Federal Há 23 Horas

Mulher é morta a facadas pelo companheiro na frente dos filhos

brasil Santa Catarina Há 22 Horas

Casa do autor de ataque em Brasília pega fogo em Santa Catarina

fama CAMILA-PITANGA Há 20 Horas

Tive muitos encontros capazes de ampliar a minha sexualidade, diz Camila Pitanga

politica G20 Há 23 Horas

Biden visita Amazônia e anuncia recursos para projetos

brasil jogo do aviãozinho Há 18 Horas

Jovem que perdeu 500 mil em apostas revela abstinência: 'tremedeira'

mundo Caso Pelicot Há 23 Horas

Suspeito de estuprar Gisèle Pelicot planejava violar a própria mãe