© iStock
Um grupo de investigadores da Colombia University decidiu estudar se é mesmo preciso tomar banho diariamente para manter o corpo limpo.
PUB
Além de terem descoberto que tomar banho com tal frequência pode deixar a pele seca, os pesquisadores concluíram que o banho diário pode deixar a pele exposta à entrada de bactérias e outros micróbios para o corpo.
A especialista em doenças infecciosas Dra. Elaine Larson destaca que o banho diário é algo que as pessoas fazem “maioritariamente por razões estéticas”.
“As pessoas acham que tomam banho pela higiene ou para ficarem mais limpas, mas bacteriologicamente, não é o caso”, disse a especialista à revista Time.
A especialista concorda que o banho irá remover os maus odores, claro, mas também removerá os óleos naturais protetores da pele.
Quanto à frequência com que se deve tomar banho, a especialista e a sua equipe não foram muito claros mas concordam que não precisa de ser algo diário. Já em relação ao cabelo, lavá-lo duas vezes por semana deve ser suficiente, como destaca a Dra. Elaine Larson.