Sofre com dores que não passam? Essas coisas podem te ajudar a se sentir melhor
Dicas e truques para ajudar a aliviar sua dor crônica
Sofre com dores que não passam? Essas coisas podem te ajudar a se sentir melhor
Viver com dor crônica é uma tarefa difícil e descobrir de onde exatamente vem essa dor pode ser ainda mais complicado. O que não falta é estresse e confusão, tanto ao entrar e sair de consultórios médicos que simplesmente não descobrem o que está errado, quanto ao passar noites sem dormir se perguntando "o que há de errado comigo?". Por isso, é importante conhecer um conjunto de técnicas que podem te ajudar a se sentir melhor no presente enquanto soluções a longo prazo estão sendo trabalhadas. A boa notícia é: há inúmeras coisas que você pode fazer todos os dias para ajudar a minimizar sua dor e que podem te ajudar na sua jornada pelo mundo da dor crônica.
Clique na galeria e aprenda sobre como viver sua melhor vida enquanto você precisa lidar com dores crônicas.
© Shutterstock
O que é dor crônica?
Dor crônica é um termo amplo e geral para qualquer sensação dolorosa que seja resistente ao tratamento e que segue a pessoa por toda a vida.
©
Shutterstock
Quão comum é a dor crônica?
Por várias razões, 50 milhões de adultos sofrem de alguma condição associada à dor crônica apenas nos Estados Unidos. Isso é cerca de 20% da população do país.
©
Shutterstock
O que pode causar isso?
Dor crônica pode ser causada por várias coisas. Lesões, altos níveis de estresse e condições neurológicas são apenas algumas das muitas causas possíveis para a dor crônica.
©
Shutterstock
Diferentes tipos de dor crônica
A dor pode se expressar de inúmeras maneiras e em muitos tipos diferentes de sensações. Algumas pessoas que vivem com dor crônica sentem dores agudas em partes específicas de seu corpo, enquanto outras podem sentir uma dor pesada e dolorida por todo o corpo.
©
Shutterstock
Diferentes condições possíveis
As condições associadas à dor crônica podem variar desde condições mais comuns, como artrite ou doença de Lyme, até condições mais raras e misteriosas como a fibromialgia, uma condição neurológica que ainda não foi completamente explicada.
©
Shutterstock
O que você pode fazer para aliviar sua dor
Felizmente, independentemente das fontes de sua dor, há muitas coisas que podem ser feitas para te ajudar a levar uma vida longa, saudável e feliz.
©
Shutterstock
Familiarize-se com sua aflição
O primeiro passo em qualquer situação é identificar qual é exatamente o problema. É importante passar tempo com sua dor e se familiarizar com ela, para que você consiga explicar para um médico exatamente como você se sente e onde você sente essa dor quando chegar a hora.
©
Shutterstock
Identifique fatores externos
Pense nos eventos da sua vida. Há algo no seu dia a dia, ou talvez algo maior, que possa estar te causando dor? Muitas vezes, uma lesão esportiva no ensino médio pode voltar para nos assombrar, ou o estresse do trabalho ou da faculdade pode começar a se manifestar fisicamente.
©
Shutterstock
Faça um acordo com sua dor
Estar constantemente com dor não é uma maneira fácil de viver. Pode ser difícil e desanimador, mas é importante chegar a um acordo com a forma como as coisas são. Negar ou ignorar sua dor só vai te levar a negar a si mesmo o alívio que você precisa e merece.
©
Shutterstock
Faça sua própria pesquisa, mas confie nos profissionais também
A dor crônica pode ser bastante evasiva e pode surgir por diversas razões, por isso é inteligente mergulhar em qualquer pesquisa que você consiga encontrar sobre seus sintomas específicos. Há um mundo inteiro de fatores que podem infligir dor por aí, então encontrar histórias semelhantes pode te ajudar a entender o que está acontecendo. Mesmo assim, os médicos sabem melhor e é importante confiar que eles vão levar as informações que você descobriu em consideração quando recomendarem os próximos passos.
©
Shutterstock
Consulte um especialista em dor
Se você não tem ideia de onde sua dor está vindo, pode ser útil visitar um especialista em dor. Todo o campo de estudo dele é focado em tratar e encontrar fontes de dor, por isso é uma excelente especialidade para ir primeiro na busca de alívio. Além disso, o profissional será capaz de te recomendar a outros especialistas que também podem ajudar.
©
Shutterstock
Consulte um neurologista
Para muitas pessoas que não sofreram de lesões que possam estar causando dor, o problema muitas vezes acaba sendo neurológico. Às vezes, nosso sistema nervoso não se comporta exatamente como deveria e diz ao nosso cérebro que está com dor quando não há nenhuma razão física para isso. Neurologistas podem ajudar a determinar se esse é ou não o caso.
©
Shutterstock
Pratique respiração profunda e meditação
Técnicas de meditação não são apenas para monges e iogues. Inúmeros estudos têm mostrado que a meditação, especialmente a meditação que incorpora a atenção plena e técnicas de respiração profunda, pode ajudar a regular o sistema nervoso e suavizar nosso corpo e cérebro, e reduzir coisas como estresse e dor.
©
Shutterstock
Mantenha-se ativo se puder
Claro, algumas condições associadas à dor crônica tornam o exercício e qualquer atividade extenuante impossíveis. No entanto, se você é capaz, manter-se ativo pode fazer uma enorme diferença em como você se sente. Manter seu corpo em forma também reduz as chances de sentir mais dor no futuro.
©
Shutterstock
Endorfinas: O analgésico do cérebro
Algo quase mágico acontece quando nos exercitamos: nosso cérebro produz químicos conhecidos como endorfinas, que não só ativam o centro de prazer em nossos cérebros, como também ajudam a bloquear nossos receptores de dor.
©
Shutterstock
Reduza a bebida
Todos sabemos que o álcool não é exatamente bom para nós, e pode ser particularmente importante abster-se de beber pesado se você sofre de dor crônica. Claro, beber pode proporcionar algum alívio no momento, mas a longo prazo inibirá sua capacidade de dormir profundamente e pode causar inflamação em todo o seu corpo.
©
Shutterstock
Participe de um grupo de apoio
Se, às vezes, viver sentindo dor crônica parece ser demais para suportar, é importante ter em mente que há outros por aí que sofrem da mesma aflição. Existem grupos de apoio em todo o mundo que ajudam uns aos outros a passar pela dor física e emocional.
©
Shutterstock
Evite hábitos como fumar
Além de causar câncer, fumar cigarros também causa inflamação muito prejudicial que pode inibir o fluxo sanguíneo em todo o corpo e causar mais dor e desconforto.
©
Shutterstock
Coma uma dieta saudável
Hábitos alimentares saudáveis são essenciais para se sentir bem no contexto geral, e comer bem se torna ainda mais importante quando se está lutando contra a dor crônica. Para dar ao seu corpo a melhor chance de se sentir melhor, você tem que alimentá-lo com as coisas certas.
©
Shutterstock
Se dê uma massagem de presente
Todos merecem uma massagem agradável e relaxante de vez em quando, especialmente quem vive com dor crônica. Independente do tipo de massagem, a experiência pode proporcionar algum alívio muito apreciado.
©
Shutterstock
Medicamentos em pesquisa
Medicar-se para dor crônica pode ser complicado, pois muitos analgésicos no mercado são altamente viciantes e têm altas chances de abuso. No entanto, existem medicamentos que podem realmente ajudar as pessoas, e uma mistura de cuidados farmacêuticos e homeopáticos pode ser apenas o truque para aliviar a dor.
©
Shutterstock
Concentre-se em sua postura
Má postura pode se transformar em um ciclo vicioso de dor nas costas. Uma vez que se tem o hábito de manter a má postura, a dor nas costas certamente seguirá por perto. Depois que essa dor se instala, torna-se difícil voltar a ter uma postura correta, por isso é importante ser cuidadoso sobre manter a postura adequada.
©
Shutterstock
Tente manter seu estresse baixo
O estresse é uma das principais causas de dor crônica e passa despercebido com muita frequência. Estar estressado faz com que nosso corpo se tensione e coloca nosso sistema nervoso em alerta máximo. Se isso se seguir por meses, o estresse começará rapidamente a se manifestar como dor física, como dores de cabeça, nas articulações ou na barriga.
©
Shutterstock
Sempre tenha uma boa noite de sono
Não existe muita coisa por aí que dormir bem não ajude - e dor crônica não é exceção. Estudos mostram uma correlação direta entre a qualidade do sono que se recebe à noite e os níveis de dor física no dia seguinte.
©
Shutterstock
Mantenha-se hidratado
Às vezes é difícil ficar hidratado, mas beber água suficiente todos os dias pode fazer maravilhas para o corpo. A água ajuda a aliviar a tensão colocada em suas articulações, tornando-as menos suscetíveis a dores.
©
Shutterstock
Pratique a liberação miofascial
A liberação miofascial é uma técnica comum usada por massoterapeutas que você pode facilmente praticar sozinho em casa. É particularmente útil para a dor muscular, pois ajuda a esticar, achatar e afrouxar quaisquer torções ou nós que possam ter se formado.
©
Shutterstock
Aplique pressão quente e fria
Alternar pressões quentes e frias em qualquer área localizada de dor é uma maneira maravilhosa de obter algum alívio rápido. O calor ajuda a promover o fluxo sanguíneo e permite que seus músculos relaxem, enquanto as bolsas de gelo depois podem ajudar a reduzir o inchaço e a inflamação.
©
Shutterstock
Leve as coisas um dia de cada vez
Quando estamos vivendo com dor crônica, aprender de onde vem a dor e descobrir as habilidades e técnicas que precisamos para lidar com ela pode ser avassalador. É importante não ficar muito envolvido nisso tudo. Lembre-se que existem caminhos de alívio disponíveis para você, e apenas lide com as coisas conforme elas aparecem: um dia de cada vez.
©
Shutterstock
Lembre-se que você não está sozinho
Centenas de milhões de pessoas em todo o mundo vivem com dor crônica e todas elas sabem até certo ponto como você se sente. Dor crônica, como qualquer outro obstáculo da vida, não é algo que você tem que enfrentar sozinho. Aceite o apoio que lhe é oferecido e lembre-se que você não está sozinho.
Fontes: (WebMD) (Healthline) (Medical News Today)
©
Shutterstock
Lifestyle
Autocuidado
19/12/23
POR Notícias Ao Minuto
Viver com dor crônica é uma tarefa difícil e descobrir de onde exatamente vem essa dor pode ser ainda mais complicado. O que não falta é estresse e confusão, tanto ao entrar e sair de consultórios médicos que simplesmente não descobrem o que está errado, quanto ao passar noites sem dormir se perguntando "o que há de errado comigo?". Por isso, é importante conhecer um conjunto de técnicas que podem te ajudar a se sentir melhor no presente enquanto soluções a longo prazo estão sendo trabalhadas. A boa notícia é: há inúmeras coisas que você pode fazer todos os dias para ajudar a minimizar sua dor e que podem te ajudar na sua jornada pelo mundo da dor crônica.
Clique na galeria e aprenda sobre como viver sua melhor vida enquanto você precisa lidar com dores crônicas.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA