Por que as crianças "geração iPad" estão ganhando uma má reputação?
O tempo de tela pode ser o culpado pelo mau comportamento?
Por que as crianças "geração iPad" estão ganhando uma má reputação?
Os filhos mais velhos da geração alpha estão começando o ensino médio e já estão ganhando uma grande reputação. Uma geração criada nas telas, que passou anos de formação dentro de casa durante a pandemia, sua educação foi muito diferente daquela que seus pais da geração Y e da geração X tiveram. O impacto da exposição à tecnologia desde o nascimento é algo que ainda não conhecemos totalmente, mas já estamos recebendo alguns sinais das tendências disso nas redes sociais. O termo "iPad kid" ("criança iPad") proliferou no TikTok, à medida que professores compartilham suas histórias fora de controle em salas de aula e sobre crianças que têm dificuldade em fazer coisas básicas para sua idade, como ler e escrever.
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Uma tendência TikTok
O TikTok tem visto uma tendência de pessoas acessando a internet para reclamar das "crianças iPad". Este termo geralmente se refere às crianças da geração alpha (nascidas entre 2010-2024), que ficam grudadas em seus iPads.
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Exposição à tecnologia
Graças aos avanços da tecnologia, nos últimos anos se tornou comum que as crianças estejam cada vez mais expostas ao tempo de tela.
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Conforto
Para muitas crianças, suas telas e seus jogos/material educativo têm sido uma fonte de conforto quando estão chateadas ou como um meio de distração.
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Lidando com o tédio
Porém, lidar com o tédio é algo que as gerações anteriores tiveram de dominar. O que acontece se você se distrair com uma tela quando estiver vivenciando uma emoção normal?
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Muito tempo, muito jovem?
A verdade é que desconhecemos os efeitos da exposição a tanto tempo de tela em pessoas tão jovens, durante um período de tempo prolongado.
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Escolas
O impacto de mais tecnologia tem sido visível em espaços públicos e privados e também teve ramificações para os sistemas escolares.
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Escolas
Muitas das reclamações feitas sobre essas crianças no TikTok afirmam que elas têm problemas comportamentais, de atenção e de competência na escola.
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Desinteresse
Dizem que isso acontece em parte porque quando as crianças experimentam desinteresse fora da escola, um iPad com jogo é usado para reativá-las.
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Desinteresse
Subjugados por cores brilhantes e músicas divertidas, eles não precisam se acalmar ou desenvolver estratégias para lidar com os sentimentos de falta de interesse.
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Entediado com a realidade
Essa exposição constante à excitação e o estímulo com aplicativos interativos pode deixar as crianças completamente entediadas com o mundo real.
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Socialização
Quando o tempo de tela, seja em um tablet ou telefone, vira uma coisa normal, as crianças podem ter dificuldade em socializar com outras crianças na vida real.
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Socialização
Essa dificuldade de socialização está sendo observada em idades mais jovens. As crianças em idade pré-escolar e do ensino fundamental têm mais dificuldade em construir um relacionamento umas com as outras do que as gerações anteriores.
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Dopamina
A dopamina é a substância química da “recompensa” no cérebro. Se a criança fica constantemente superexcitada por jogos e sons, é possível que esteja achando difíceis as interações sociais na vida real porque simplesmente não estimula o cérebro da mesma maneira.
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Tecnologia no ensino
As escolas começaram a incorporar a tecnologia em seus programas de ensino e aprendizagem para crianças desde a idade pré-escolar.
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Revolução da mídia digital
Em 2012, foi relatado que muitas empresas de mídia digital, que vinham vendo seus lucros cair, estavam começando a entrar no espaço educacional.
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Tecnologia nas escolas
Mais de uma década depois, o papel da tecnologia nas escolas aumentou substancialmente. É comum que crianças em idade pré-escolar recebam mídia educacional através dos seus dispositivos.
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Estatísticas UNICEF
As estatísticas da UNICEF estimam que até uma em cada quatro crianças em idade pré-escolar tenham um dispositivo digital.
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Tecnologia de bloqueio
A ligação entre tecnologia e educação se aprofundou por necessidade, durante a pandemia e os confinamentos.
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Educação virtual
Durante esses anos, a educação virtual se normalizou, à medida que aplicativos como o Zoom se tornaram uma forma popular de facilitar o aprendizado entre professores e alunos.
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Lutando para acompanhar
Porém, quando recebiam trabalhos on-line para fazer através dos seus dispositivos, sem tempo presencial com os professores, muitos alunos tiveram dificuldade para acompanhar.
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Lutando para acompanhar
Quando os alunos recebem trabalhos on-line, eles não têm acesso oportuno ao professor e a outros alunos. Isso torna difícil fazer perguntas e lidar com coisas que eles não entendem em tempo hábil.
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Pesquisa
A aprendizagem combinada pós-pandemia – utilizando tanto o tempo de sala de aula como dispositivos tecnológicos/aprendizagem on-line – virou a norma.
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Conteúdo inadequado
No entanto, isso apresenta seu próprio conjunto único de desafios. Uma pesquisa recente sugeriu que um quarto das crianças na segunda etapa do do ensino fundamental assistia conteúdos nocivos ou violentos enquanto estava na sala de aula.
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Conteúdo inadequado
No mesmo estudo, descobriu-se que mais de uma em cada 10 crianças (13%) tinha visualizado conteúdo p-rnográfico, enquanto 10% tinham utilizado sites de jogos de azar. E, tudo isso na sala de aula.
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Banindo telefones
Talvez sem surpresa, muitas escolas estão proibindo os celulares para ajudar a prevenir o cyberbullying e para tentar impedir que uma geração inteira seja exposta a conteúdos inadequados.
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Proteções
Mas será a proibição total dos telefones é uma resposta apropriada? Isso poderia levar as crianças a usá-los em segredo. Alguns pesquisadores propõem que os pais monitorem e protejam o conteúdo acessado pelos filhos e promovam a utilização digital responsável.
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Um equilíbrio cuidadoso
Embora as telas sejam muitas vezes uma distração, os dispositivos também são uma ótima maneira de fornecer ferramentas adicionais de aprendizagem às crianças. Hoje em dia, há muito mais oportunidades de aprendizagem disponíveis do que as gerações anteriores tiveram.
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Limites do dispositivo
Porém, é difícil separar os diferentes tipos de tempo de tela. As crianças assistem a serviços de streaming nos mesmos dispositivos que usam para aprender. Quando se trata de dieta digital de uma criança, a maneira como ela consome é tão importante quanto o que se consome.
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Maximize o tempo fora da tela
Para os pais, uma das melhores maneiras de garantir que seu filho tenha uma experiência equilibrada é maximizar o tempo que passam com eles na vida real.
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Maximize o tempo fora da tela
O tempo passado na vida real com os amigos, realizando atividades sem tela, é importante para a felicidade das crianças e seu desenvolvimento saudável.
Fontes: (Vice) (The Spectator) (The Index) (The Oxford Blue)
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Lifestyle
Alpha gen
20/12/23
POR Notícias Ao Minuto
Os filhos mais velhos da geração alpha estão começando o ensino médio e já estão ganhando uma grande reputação. Uma geração criada nas telas, que passou anos de formação dentro de casa durante a pandemia, sua educação foi muito diferente daquela que seus pais da geração Y e da geração X tiveram. O impacto da exposição à tecnologia desde o nascimento é algo que ainda não conhecemos totalmente, mas já estamos recebendo alguns sinais das tendências disso nas redes sociais. O termo "iPad kid" ("criança iPad") proliferou no TikTok, à medida que professores compartilham suas histórias fora de controle em salas de aula e sobre crianças que têm dificuldade em fazer coisas básicas para sua idade, como ler e escrever.Curioso? Clique para descobrir por que a geração alfa já está tendo uma má reputação!
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