Famosos que foram diagnosticados com demência
O jornalista Maurício Kubrusly foi diagnosticado com Demência Fronto Temporal.
Famosos que foram diagnosticados com demência
Na Medicina, a demência é um termo geral para a capacidade prejudicada de lembrar, pensar ou tomar decisões. Existem muitos distúrbios que se enquadram nessa categoria, desde o mal de Alzheimer até a demência por corpos de Lewy. Mas, embora muitas vezes pensemos na demência e na doença de Alzheimer como partes normais do envelhecimento, esse não é realmente o caso. O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA) estima que até 40% dos casos de demência são realmente evitáveis, ou pelo menos podem ser adiados.
Como o resto da população, muitas celebridades foram diagnosticadas com algum tipo de demência na terceira idade ou mesmo no final da vida. No entanto, alguns famosos desenvolveram a condição de forma mais precoce.
Na galeria, conheça as estrelas que vivem ou conviveram com demência.
©
TV Globo/Getty Images
Edyr de Castro
Famosa pelo grupo As Frenéticas, a atriz e cantora Edyr de Castro (na ponta à direita), morreu aos 72 anos, em 2019, de falência múltipla dos órgãos, segundo a Agência Brasil. A artista, que estava internada no Hospital Municipal Lourenço Jorge, no Rio de Janeiro, por causa de uma pneumonia, sofria do mal de Alzheimer.
Entre os maiores sucessos do grupo destacam-se 'Dancin’ Days', 'Caia na Gandaia' e 'Perigosa'. De 1985 a 2009, Edyr fez também participações em novelas, como 'Tenda dos Milagres', 'Roque Santeiro', 'Cabocla' e 'Sete Pecados' e em séries como 'Anos Rebeldes' e 'Chiquinha Gonzaga'
©
TV Globo / Alex Carvalho
Charles Bronson
Astro dos filmes de faroeste, de guerra e qualquer coisa de ação, Charles Bronson foi um nome familiar por décadas. Ele se aposentou da atuação quando começou a ter problemas de saúde na casa dos 70 anos. Sua família confirmou que ele havia sido diagnosticado com Alzheimer em 2001. Sua morte em 2005 foi causada por uma combinação de câncer de pulmão, insuficiência cardíaca, pneumonia e Alzheimer. Ele tinha 81 anos.
©
BrunoPress
Margaret Thatcher
A "Dama de Ferro" foi a primeira primeira-ministra da Grã-Bretanha e talvez a mais controversa. A líder política viveu com demência no final de sua vida e faleceu de um derrame em 2013, aos 87 anos.
©
Getty Images
Ronald Reagan
O ator de Hollywood que se tornou presidente dos EUA faleceu de pneumonia aos 93 anos, em 2004. Sua esposa Nancy revelou que ele convivia com a doença de Alzheimer nos últimos 10 anos de sua vida e que isso causou complicações que contribuíram para sua morte.
©
Getty Images
Robin Williams
Infelizmente, Robin Williams tirou a própria vida em 2014, aos 63 anos. O ator sofreu de depressão, perda de memória, paranoia e insônia por muitos anos. Sua autópsia revelou que ele tinha demência por corpos de Lewy (DCL) em estado grave, que não tinha sido diagnosticada. Sua esposa, Susan Schneider Williams, disse que o diagnóstico pós-morte finalmente explicou seus anos de declínio mental. Ela se tornou uma defensora da conscientização e pesquisa do DCL.
©
Getty Images
Rita Hayworth
Rita Hayworth foi uma das últimas estrelas da Era de Ouro de Hollywood. A atriz apareceu em mais de 60 filmes e foi apelidada de "A Deusa do Amor". Hayworth foi diagnosticada com Alzheimer aos 62 anos, o que contribuiu para sua morte precoce aos 68 anos. A doença não era uma condição conhecida na década de 1980 e seu diagnóstico ajudou a aumentar a sua conscientização pública.
©
Getty Images
Bruce Willis
Após seu diagnóstico de afasia em 2022, a família de Bruce Willis anunciou sua aposentadoria da atuação e dos holofotes. No início de 2023, sua família divulgou mais uma atualização do seu estado de saúde com a triste notícia de que ele tinha demência frontotemporal. Essa forma rara de demência afeta as partes do cérebro associadas à personalidade, comportamento e linguagem, em vez da memória.
©
Getty Images
Bruce Willis
Mudanças de comportamento, empatia e regulação emocional são sintomas comuns dessa forma de demência, que pode ser muito angustiante para quem sofre e seus entes queridos. Willis tinha 67 anos quando seu diagnóstico foi compartilhado.
©
Getty Images
Vanusa
Em 2020, a cantora Vanusa faleceu aos 73 anos, após sofrer insuficiência respiratória. Segundo Rafael, um dos três filhos que ela deixou, a mãe travava uma luta contra uma doença neurológica que não foi diagnosticada e que leva à demência, semelhante ao Alzheimer, 15 anos antes da sua morte. A descoberta aconteceu na época em que a artista começou a tratar de uma depressão, agravada pela dependência de medicamentos.
Consagrada na MPB, a diva fez muito sucesso nos anos 1970 e é conhecida por grandes interpretações em canções como 'Manhãs de Setembro, 'Paralelas', 'Pra Nunca Mais Chorar', 'Sonho de um Palhaço', 'Mudanças', 'Como Vai Você', entre outras. A loira também flertou com a Jovem Guarda, o rock e a psicodelia, o que mostra a sua versatilidade como artista.
©
AgNews/Francisco Silva
Maguila
Um dos maiores nomes do boxe no Brasil, José Adilson dos Santos Rodrigues, mais conhecido como Maguila, vive há mais de seis anos em uma clínica de Itu, no interior de São Paulo. Segundo o 'Globo Esporte', o ex-lutador recebe tratamento paliativo em busca de melhor qualidade de vida e longevidade por conta de uma Encefalopatia Traumática Crônica (ETC).
Maguila convive há vários anos com a condição, também conhecida como "demência pugilística", doença neurodegenerativa evolutiva e incurável. O caso do ex-lutador tem relação direta com os golpes sofridos ao longo da carreira.
Maguila lutou profissionalmente entre 1983 e 2000. Ao todo, foram 85 lutas oficiais em 17 anos. Seu currículo é impressionante: 77 vitórias - sendo 61 por nocaute -, sete derrotas e um empate técnico. Entre as lutas mais especiais, confrontos contra nomes como Evander Holyfield e George Foreman foram alguns dos mais icônicos.
©
TV Globo/Divulgação
Etta James
Etta James foi uma das grandes vozes femininas do século XX. Depois de uma longa carreira, a cantora foi diagnosticada com Alzheimer em 2008, quando tinha 70 anos. Ela faleceu pouco depois, em 2012.
©
Getty Images
Paulo Maluf
Em maio de 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) negou concessão de indulto a Paulo Maluf, ex-governador e ex-prefeito de São Paulo. Segundo o Correio Braziliense, a defesa do político alegou que o laudo, assinado por três médicos, que lhe diagnosticaram a doença de Alzheimer, não tinha sido levado em consideração na análise do processo.
Em 2017, Maluf foi condenado pela Primeira Turma da Corte por lavagem de dinheiro, com pena de 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão em regime fechado. Entretanto, o político cumpria a pena em liberdade desde fevereiro deste ano, quando o ministro Edson Fachin concedeu a condicional.
©
Getty Images
Sean Connery
O ator escocês, mais conhecido por interpretar James Bond por muitos anos, faleceu em 2020. Connery tinha 90 anos e vivia com demência em seus últimos anos. A causa da morte foi pneumonia e insuficiência cardíaca.
© Getty Images
James Stewart
A ilustre carreira cinematográfica de James Stewart durou cinco décadas. O ator só desacelerou depois de ser diagnosticado com Alzheimer por volta dos seus 80 anos. O astro faleceu de um ataque cardíaco em 1997, aos 89 anos.
©
Getty Images
Marco Maciel
Vice-presidente do Brasil por dois mandatos consecutivos (era Fernando Henrique Cardoso, de 1995-2003), Marco Maciel (ao lado de José Serra) morreu aos 80 anos, em 12 de junho de 2021. O ex-senador conviveu com Alzheimer desde 2014 e, e, segundo os médicos, faleceu em decorrência de um "quadro infeccioso respiratório".
©
Getty Images
Tony Bennett
O lendário cantor foi diagnosticado com a Doença de Alzheimer em 2016, embora ele e sua família só tenham divulgado essa informação em 2021, quando tinha 94 anos. Apesar da memória em declínio, sua parceira musical e amiga Lady Gaga afirmou que ele sabe exatamente o que está fazendo quando a música começa. Infelizmente, a lenda da música morreu em 21 de julho de 2023, aos 96 anos.
©
Getty Images
Malcolm Young
Malcolm Young, o icônico guitarrista do AC/DC, se aposentou da banda em 2014 por motivos de saúde. Seu colega de banda e irmão, Angus Young, revelou que Malcolm havia sido diagnosticado com demência e estava morando em uma casa de repouso recebendo cuidados em tempo integral. Ele morreu da doença em 2017, aos 64 anos.
© Getty Images
Vincente Minnelli
Vincente Minnelli, o famoso diretor de cinema que foi marido de Judy Garland e pai de Liza Minnelli, sofreu de Alzheimer mais tarde na vida. Ele morreu de enfisema e pneumonia em 1986, aos 83 anos.
©
Getty Images
Charlton Heston
Charlton Heston foi um prolífico ator premiado que também é lembrado como um ativista dedicado, tanto pelo movimento dos direitos civis quanto pela política mais conservadora. Heston se aposentou da atuação em 2002, após ser diagnosticado com Alzheimer. Faleceu em 2008, aos 84 anos.
©
Getty Images
Evelyn Keyes
Evelyn Keyes foi uma estrela da Era de Ouro de Hollywood que apareceu em clássicos como 'E o Vento Levou' (1939) e 'O Pecado Mora ao Lado' (1955). A atriz foi diagnosticada com Alzheimer na década de 1990 e faleceu de câncer em 2008, aos 91 anos.
©
Getty Images
Omar Sharif
O ator egípcio Omar Sharif estrelou alguns dos filmes mais importantes do século XX, de 'Lawrence da Arábia' (1962) a 'Doutor Jivago' (1965). Seu filho anunciou que a lenda do cinema havia sido diagnosticada com Alzheimer em 2015, depois de começar a ficar esquecido e confuso. Ele morreu de ataque cardíaco no mesmo ano, aos 83.
©
Getty Images
Maurício Kubrusly
Famoso especialmente por conta de suas reportagens no quadro 'Me Leva Brasil', o jornalista Maurício Kubrusly foi homenageado no 'Fantástico', em 20 de agosto de 2023. O tributo fez parte do especial de 50 anos do programa, quando o apresentador e também jornalista Pedro Bial citou o colega: "Ele tinha um faro, uma sensibilidade para tocar aquilo... Maurício Kubrusly merece todas as nossas homenagens. Não só pelo Me Leva Brasil. Grande jornalista".
Bem-humorado, o icônico repórter do 'Fantástico' teve o diagnóstico de Demência Fronto Temporal e informações sobre o seu atual estado de saúde foram divulgadas no dominical da Globo.
"Maurício Kubrusly hoje vive no sul da Bahia com a esposa, Beatriz Goulart, e com Shiva, o simpático cachorro que o acompanha na praia. Deixou sua São Paulo do coração para mergulhar na natureza depois que foi diagnosticado com Demência Fronto Temporal (DFT)".
"A memória se foi, mas, como ele sempre diz, permanece sua enorme paixão pela vida e pela gente brasileira", encerrou a homenagem a Kubrusly no 'Fantástico'.
©
TV Globo / Zé Paulo Cardeal
Sugar Ray Robinson
Sugar Ray Robinson é lembrado como um dos maiores boxeadores de todos os tempos. O ex-lutador faleceu em 1989 aos 87 anos. Ele vivia com a doença de Alzheimer em seus últimos anos.
©
Getty Images
Estelle Getty
Estelle Getty, mais lembrada como a Sophia da série 'Supergatas', morreu de demência por corpos de Lewy em 2008, poucos dias antes de seu 84º aniversário.
©
Getty Images
Glenn Campbell
O astro da música country Glenn Campbell talvez seja mais conhecido por seu sucesso de 1975, 'Rhinestone Cowboy'. O cantor lançou mais de 70 álbuns durante sua longa carreira, mas se aposentou logo após anunciar seu diagnóstico de Alzheimer em 2011.
©
Getty Images
Glenn Campbell
No entanto, Glenn Campbell fez um documentário aclamado pela crítica sobre sua condição chamado 'Glen Campbell: I'll Be Me' em 2014. Incluía a última música do artista country, 'I'm Not Gonna Miss You', que ganhou um Grammy e uma indicação para o Oscar de Melhor Canção Original. Faleceu em 2017, aos 81 anos.
©
Getty Images
Rosa Parks
A mundialmente famosa ativista dos direitos civis Rosa Parks é mais conhecida por se recusar a ceder seu assento em um ônibus público para para passageiros brancos sentarem. Ela se tornou uma figura icônica do movimento, mas continuou vivendo uma vida relativamente tranquila depois disso. Ela escreveu uma autobiografia chamada 'My Story' em 1992. Parks foi diagnosticada com Alzheimer em seus últimos anos e faleceu em 2005 aos 92 anos.
© Public Domain
Norman Rockwell
Um dos pintores americanos mais famosos do século XX, Norman Rockwell foi diagnosticado com demência em seus últimos anos, o que o tornou incapaz de continuar com sua arte. O artista plástico morreu de enfisema aos 84 anos em 1978.
©
Getty Images
Willem de Kooning
Outro artista famoso do século XX, desta vez um expressionista abstrato, Willem de Kooning começou a sofrer de perda de memória na casa dos 70 anos. Ele foi diagnosticado com Alzheimer na década de 1980 e morreu da doença em 1997, aos 92 anos.
©
Getty Images
Peter Falk
Peter Falk, o ator e comediante mais conhecido por interpretar o detetive titular na série policial 'Columbo', foi diagnosticado com Alzheimer em 2008. Ele faleceu em 2011 aos 83 anos de pneumonia com complicações causadas por Alzheimer.
©
Getty Images
Casey Kasem
Casey Kasem foi uma das personalidades do rádio mais famosas dos EUA por décadas, e também emprestou sua voz ao personagem Salsicha na franquia 'Scooby-Doo'. Ele se aposentou em 2009 e sua filha revelou que ele havia sido diagnosticado com demência por corpos de Lewy alguns anos depois. Sua condição tornou-se grave e ele não conseguia mais falar ou cuidar de si mesmo antes de sua morte. Faleceu em 2014, aos 82 anos.
©
Getty Images
Barbara Windsor
A ícone britânica Barbara Windsor era mais conhecida por suas aparições na franquia de filmes 'Carry On' e na novela 'EastEnders'. Em 2018, seu marido revelou que ela havia sido diagnosticada com Alzheimer em 2014. Windsor e seu marido fizeram campanha pela conscientização sobre o Alzheimer até sua morte em 2019, aos 83 anos.
© Getty Images
Terry Pratchett
O mágico autor britânico Terry Pratchett era famoso por livros cômicos de fantasia, principalmente a série 'Discworld'. Seus trabalhos inspiraram muitas séries de TV, como 'Belas Maldições', e filmes, como 'The Amazing Maurice' (2022). Infelizmente, ele foi diagnosticado com Alzheimer de início precoce em 2007. Ele faleceu em 2015 aos 66 anos. Ele fez contribuições substanciais para a conscientização e pesquisa de Alzheimer antes de sua morte, incluindo uma série de TV da BBC narrando sua experiência com a doença.
© Getty Images
Perry Como
Apelidado de "Mr. C", Perry Como foi um cantor e ator famoso por 50 anos. O artista faleceu em 2001 aos 89 anos, depois de sofrer de sintomas da doença de Alzheimer.
©
Getty Images
Eddie Albert
Conhecido por filmes clássicos como 'A Princesa e o Plebeu' (1953) e 'O Rapaz Que Partia Corações' (1972), o ator foi diagnosticado com Alzheimer em 1995. Eddie Albert faleceu de pneumonia em 2005 aos 99 anos.
Fontes: (Brevard Alzheimer’s Foundation) (Verywell Health)
©
Getty Images
Fama
Saúde
20/12/23
POR Notícias Ao Minuto
Na Medicina, a demência é um termo geral para a capacidade prejudicada de lembrar, pensar ou tomar decisões. Existem muitos distúrbios que se enquadram nessa categoria, desde o mal de Alzheimer até a demência por corpos de Lewy. Mas, embora muitas vezes pensemos na demência e na doença de Alzheimer como partes normais do envelhecimento, esse não é realmente o caso. O CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA) estima que até 40% dos casos de demência são realmente evitáveis, ou pelo menos podem ser adiados.
Como o resto da população, muitas celebridades foram diagnosticadas com algum tipo de demência na terceira idade ou mesmo no final da vida. No entanto, alguns famosos desenvolveram a condição de forma mais precoce.
Na galeria, conheça as estrelas que vivem ou conviveram com demência.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA