Advogado e bióloga são as vítimas do acidente com lanchas em Boipeba, no sul da Bahia

Laryssa Galantini, 35, era bióloga formada pela Unicamp, educadora e ativista ambiental na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Ela participou de um dos primeiros mandatos coletivos do país, eleito em 2016 para a Câmara Municipal de Alto Paraíso de Goiás (GO), ao lado de outros quatro ativistas.

© Pixabay

Brasil ACIDENTE-BA 31/12/23 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP, E RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - As duas pessoas que morreram nesta sexta-feira (29) em acidente de lancha na região de Boipeba, no sul da Bahia, estavam viajando de férias e moravam em outros estados.

PUB

Laryssa Galantini, 35, era bióloga formada pela Unicamp, educadora e ativista ambiental na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Ela participou de um dos primeiros mandatos coletivos do país, eleito em 2016 para a Câmara Municipal de Alto Paraíso de Goiás (GO), ao lado de outros quatro ativistas.

O Instituto Biorregional do Cerrado afirmou, em nota, que Laryssa era "uma ativista linha de frente, sempre disposta a lutar pelas causas difusas".

"Participava ativamente de movimentos feministas e das causas que envolviam crianças e adolescentes. Era entusiasta dos cogumelos e mantinha em parceria uma produção orgânica de distintas cepas medicinais e comestíveis", afirmou o instituto.

"Lary era jovem, vibrante, alegre, sorriso no rosto, cheia de energia, projetos e sonhos. Era conciliadora, executava muitas coisas, acreditava no poder da educação e política para transformar o mundo. Sua partida deixa um grande vazio no coração de seus amigos, familiares, do seu companheiro de vida João Yuji e de toda a família da Chapada dos Veadeiros", disse a entidade.

A morte de Laryssa também foi lamentada pela equipe Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, do qual foi conselheira. "Laryssa prestou grandes contribuições às pautas deste conselho e ao trabalho de educação ambiental na Chapada dos Veadeiros."

A outra vítima é o advogado e doutor em direito econômico Mário André Machado Cabral, 34. Ele era natural de Maceió, em Alagoas, mas morava em São Paulo e tinha família no Ceará.Com quase 17 anos dedicados à vida acadêmica, Cabral se formou em direito na UFC (Universidade Federal do Ceará), fez mestrado pela Universidade de Nova York (NYU) e doutorado pela USP.

Também atuou por quase uma década em um escritório de advocacia na capital paulista e foi professor na Universidade Mackenzie.

A Faculdade de Direito da USP lamentou sua morte e ressaltou sua trajetória na instituição, onde teve tese aprovada com distinção e indicação a prêmio.

Ao longo de 2023, Cabral atuou como pesquisador de pós-doutorado na FGV (Fundação Getulio Vargas), e mais recentemente foi selecionado em acirrado processo seletivo para se tornar docente na instituição. Ele iria iniciar, em fevereiro, o trabalho como professor de Direito dos Negócios.

"Profissional dedicado ao Direito concorrencial e ao Direito dos negócios, teve uma marcante experiência docente e destacada trajetória na advocacia. Lembraremos sempre de sua inquietude intelectual, de sua vivacidade acadêmica e da gentileza de sua convivência. Nos solidarizamos à dor de seus parentes e amigos", diz nota de pesar publicada pela FGV.Cabral estava de férias e viajou à Bahia com a namorada. Ele deixa a mãe e o irmão.

RELEMBRE O CASOAs vítimas morreram após colisão entre duas lanchas na tarde desta sexta-feira, em canal próximo à ilha de Boipeba. As embarcações se chocaram por volta das 15h30 em trecho conhecido como Rio do Inferno, destino turístico da região.Segundo a Polícia Civil, o condutor de uma das lanchas foi preso em flagrante por apresentar sinais de embriaguez. Ele foi encaminhado à Delegacia Territorial de Cairu, onde ficará à disposição da Justiça.

Uma mulher foi encontrada com vida horas depois do acidente e resgatada para o Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus, no Recôncavo baiano, com o quadro de saúde estável. Ela estava na embarcação que saiu de Valença com destino a Boipeba. De acordo com a polícia, o piloto dessa lancha foi gravemente atingido na colisão e está internado, mas sem risco de vida.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Suzane von Richthofen Há 13 Horas

Carta psicografada revela pedido da mãe de Suzane von Richthofen

mundo EUA Há 14 Horas

Passageiros separam casal e enfrentam marido violento em pleno voo; veja

justica Belo Horizonte Há 13 Horas

Menino autista é achado morto após sumiço; mãe foi vítima de homicídio

fama LUTO Há 5 Horas

Morre ator Emiliano Queiroz aos 88 anos no RJ

fama Marcello Antony Há 13 Horas

Marcello Antony consegue vender a casa mais cara de Portugal

fama Cid Moreira Há 13 Horas

Disputa pela herança de Cid Moreira já está em andamento

brasil Susto Há 14 Horas

Marido registra filha com nome errado, e influenciadora viraliza na web

fama Gretchen Há 13 Horas

Gretchen rebate críticas após mostrar calvície:"Não tenho vergonha"

mundo Estados Unidos Há 5 Horas

Bebê fica 'desfigurado' após ataque de rato; pai foi condenado

mundo Gaza Há 13 Horas

Menina raptada pelo EI e vendida ao Hamas há dez anos é libertada