Fifa elogia recondução de presidente da CBF e afasta risco de punições

A Fifa e a Conmebol estiveram na CBF e encontraram Ednaldo Rodrigues

© Lucas Figueiredo / CBF

Esporte FIFA 08/01/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O retorno de Ednaldo Rodrigues à presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) foi bem recebida pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) e pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).

PUB

Representantes das duas entidades estiveram nesta segunda-feira (8) reunidos com Ednaldo na sede da CBF, no Rio de Janeiro, e demonstraram alívio com a recondução do dirigente ao cargo, após decisão liminar do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes.

"A Fifa veio aqui para garantir a independência da CBF e o cumprimento dos estatutos da Fifa e da Conmebol. Ficamos aliviados com a decisão do STF que restaura a presidência da CBF a Ednaldo", afirmou o diretor de assuntos jurídicos da Fifa, Emílio Garcia, que esteve acompanhado do gerente jurídico da Conmebol, Rodrigo Aguirre.

"Estamos contentes que voltamos à situação original, em que o futebol brasileiro elege o seu presidente", acrescentou Garcia.

Fifa e Conmebol anunciaram que viriam ao país na semana de 8 de janeiro para inspecionar a situação do futebol brasileiro depois de uma decisão de dezembro do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) que destituiu Ednaldo Rodrigues do cargo de presidente da CBF.

A decisão da Justiça carioca colocou o presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), José Perdiz, no cargo de presidente em exercício da CBF, com a missão de convocar novas eleições em até 30 dias.

As entidades alertaram à CBF que a interferência externa, por parte da Justiça comum, poderia acarretar em punições, como a exclusão da seleção e dos clubes brasileiros de competições organizadas por elas.

Ao reconduzir Ednaldo ao cargo, Gilmar Mendes chegou a citar o risco de a seleção brasileira não poder disputar os Jogos Olímpicos de Paris entre as argumentações que embasaram a decisão.

Na visita desta segunda-feira, o risco de exclusão do Brasil em competições organizadas pela Fifa e pela Conmebol foi descartado.

"A CBF e o futebol brasileiro estavam em risco", disse o diretor da Fifa. "Havia um risco real de que o Conselho da Fifa impedisse as seleções brasileiras, em todas as categorias, e os clubes brasileiros de disputar competições internacionais", afirmou Garcia.

A decisão de Gilmar ainda precisa ser ratificada pelo plenário do STF, o que deve ocorrer apenas em fevereiro.

Ednaldo Rodrigues defendeu que o momento agora é de "restaurar a normalidade". "Temos muitos compromissos que são inadiáveis e urgentes com relação ao calendário do futebol brasileiro."

Ele concluiu a inscrição da seleção brasileira para o torneio pré-olímpico na última sexta-feira (5), no dia seguinte à sua recondução ao cargo, o último do prazo para que as seleções confirmassem a participação.

"Queremos que a partir de agora nos concentremos no desenvolvimento do futebol brasileiro, em todas as suas modalidades, em todos os seus segmentos e em todos os seus estados", acrescentou o cartola brasileiro, que teve como primeiro ato pós-recondução demitir o técnico interino Fernando Diniz e contratar Dorival Júnior, em acerto até 2026.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 22 Horas

Cássia Kis protagoniza confusão em mercado por causa de jovens de biquíni

economia Salário Mínimo Há 23 Horas

Novo salário mínimo altera seguro-desemprego e outros benefícios; entenda

lifestyle Signos Há 22 Horas

'Chuva' de dinheiro! A conta bancária de três signos vai voltar a sorrir

mundo Uzbequistão Há 22 Horas

Tratador acaba filmando a própria morte em jaula com leões

fama Vídeo Há 17 Horas

Âncoras da Globo têm crise de riso ao noticiar sumiço de privada

mundo China Há 22 Horas

HMPV: vírus respiratório enche hospitais na China e acende alerta

mundo EUA Há 23 Horas

Juiz confirma condenação de Donald Trump

esporte Argentina Há 17 Horas

Rodrigo Garro se envolve em acidente e causa morte de motociclista

fama Liam Payne Há 23 Horas

Preso o homem suspeito de ter fornecido drogas a Liam Payne

economia INSS-JUSTIÇA Há 19 Horas

Veja quem irá receber atrasados do INSS em 2025