CBF cria agenda contra a crise enquanto guerra ferve nos bastidores

Do furacão provocado pela sombra de uma nova eleição à demissão de Fernando Diniz, a entidade tenta recolocar o trem nos trilhos e transparecer um ar de normalidade em meio ao caos.

© Shutterstock

Esporte FUTEBOL-CBF 10/01/24 POR Folhapress

(UOL/FOLHAPRESS) - A CBF vive dias agitadíssimos desde a queda de Ednaldo Rodrigues e sua recondução à presidência. Do furacão provocado pela sombra de uma nova eleição à demissão de Fernando Diniz, a entidade tenta recolocar o trem nos trilhos e transparecer um ar de normalidade em meio ao caos.

PUB

O QUE ACONTECEU

A Fifa veio ao Brasil e externou seu apoio a Ednaldo. Emilio Garcia, diretor jurídico da entidade, esteve na sede da CBF e festejou a decisão do STF que recolocou Rodrigues na presidência.

"Ficamos contentes e aliviados com a decisão do supremo tribunal de justiça que reestabelece o presidente Ednaldo presidente que foi eleito pelo futebol brasileiro, e isto é o mais importante para a Fifa e para a Conmebol", disse.

Ednaldo reuniu representantes das federações. Ainda que conte com inúmeros desafetos entre seus pares, o baiano conseguiu colocar todos na mesma mesa.

A reunião durou quatro horas e o tom foi de cobrança. Apesar de ter sido pressionado, o cartola passou uma mensagem de concórdia e prometeu ser mais flexível.

"Encerramos o processo eleitoral. Não existe mais. É assunto do passado. Faz parte das nossas 27 federações contribuirmos para unidade do futebol, principalmente por mudanças, renovação, novos métodos e atitudes. Foi importante, uma conversa muito franca, leal, para olharmos daqui para frente", afirmou Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF.

Os clubes das Séries A e B também foram à CBF. Rodrigues manteve o tom pacificador, ouviu sugestões e prometeu ser mais atento às necessidades.

A nossa pretensão é construir um futebol brasileiro cada vez mais forte e com a participação direta dos clubes. Aproveito para agradecer a solidariedade de todos os clubes, que já apoiavam nosso trabalho, pois foram eles que nos elegeram, construindo a pavimentação para um futebol mais amploEdnaldo

Agora, Dorival é o trunfo. Após esses acenos e manifestações públicas, Ednaldo prepara o anúncio do técnico. O dirigente entende que o treinador terá aceitação rápida por parte da maioria.

AS APARÊNCIAS ENGANAM

Publicamente, a mensagem que se passa é a de união, mas a paz está muito longe de reinar no futebol brasileiro. A oposição vê Rodrigues ainda fragilizado e promete intensificar os ataques e os movimentos nos bastidores.

O grupo, que tem os ex-presidentes Ricardo Teixeira e Marco Polo del Neto entre seus mais ativos membros, entende que Ednaldo não tem capacidade alguma de liderar e governar.

Ainda há uma esperança muito grande de uma reversão na decisão do STF que recolocou Rodrigues na cadeira. Pode não parecer, mas a guerra pela sucessão na CBF ainda promete muitos capítulos.

Leia Também: Anthony Davis brilha e Lakers vencem Raptors na NBA; técnico ataca arbitragem

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Guarujá Há 23 Horas

Advogado mata mãe, cachorro e se suicida após estupro de sobrinho

mundo Violência Há 57 mins

Modelo trans é assassinada após Geórgia aprovar lei anti-LGBTQ+

mundo Tailândia Há 1 Hora

Mulher é resgatada após duas horas 'presa' por píton na Tailândia

fama AGATHA-MOREIRA Há 21 Horas

Atriz da Globo, Agatha Moreira erra endereço e vai parar em produtora da RedeTV!

fama PRETA-GIL Há 23 Horas

'Não assumi nada, as pessoas que rotulam', diz O Kanalha ao negar namoro com Preta Gil

mundo EUA Há 17 Horas

Ator de parque temático é acusado de ignorar crianças negras

esporte FLAMENGO-TITE Há 21 Horas

Tite mostra preocupação com emprego, mas sabe que desfecho pode ser 'tchau'

economia LUIZA-TRAJANO Há 22 Horas

'Deus me livre de mulher CEO': Luiza Trajano faz publicação contra fala de empresário

mundo África do Sul Há 23 Horas

Mulher encontra rato morto em pão de forma após consumir algumas fatias

esporte Flamengo Há 19 Horas

Torcida do Flamengo perde a paciência com Tite e xinga o técnico no Maracanã