Netanyahu diz que África do Sul 'representa monstros' e rebate acusação de genocídio

A África do Sul acusou Tel Aviv de agir com "intenção genocida" na Faixa de Gaza

© <p>Getty Images</p>

Mundo Guerra 11/01/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, disse nesta quinta-feira (11) que a África do Sul "representa monstros" ao acusar Tel Aviv, em audiência na Corte Internacional de Justiça (CIJ), de agir com "intenção genocida" na Faixa de Gaza.

PUB

"Uma organização terrorista comete o pior crime contra o povo judeu desde o Holocausto e agora aparece alguém para defendê-la em nome do Holocausto", disse ele, mencionado pelo jornal The Times of Israel.

"A hipocrisia clama aos céus. [...] Onde vocês estavam, África do Sul, quando milhões de pessoas foram mortas ou deslocadas de suas casas na Síria e no Iêmen? E por quem? Pelos parceiros do Hamas."

Netanyahu descreveu a denúncia feita por Pretória, com o apoio do Brasil, de "atrevimento". O texto, segundo ele, mostra que o mundo está "virado de cabeça para baixo". Ele afirmou vai continuar rebatendo o que chamou de mentiras enquanto luta contra terroristas até a "vitória total".

Antes, às vésperas de a África do Sul apresentar a denúncia ao órgão internacional, Netanyahu reiterou que Israel "não tem intenção de ocupar permanentemente Gaza ou de deslocar a população civil"

Pretória apelou à CIJ, também conhecida como Corte de Haia, para pressionar Tel Aviv a suspender a ofensiva contra Gaza. Quase cem dias após a eclosão da guerra, mais de 23 mil pessoas, a maioria civis, foram mortas no território palestino. As ofensivas são respostas aos atentados realizados pelo Hamas em 7 de outubro que mataram cerca de 1.200 pessoas e fizeram reféns em Israel.

CRITÉRIO ESTABELECIDOS NA CONVENÇÃO INTERNACIONAL CONTRA O GENOCÍDIO PARA DEFINIR O CRIME

Matar membros de um determinado grupo nacional, étnico, racial ou religioso; Causar danos físicos ou mentais graves; Infligir condições de vida que destruam a capacidade de sobrevivência; Impedir a proliferação de um determinado grupo; Transferir crianças de um grupo para outro local de forma forçada;

A África do Sul solicitou na audiência desta quinta a suspensão imediata das operações israelenses contra Gaza, o fim do "assassinato" e deslocamento da população palestina, além da normalização da entrada de alimentos, água e medicamentos à faixa. Também pediu que Israel tome "todas as medidas razoáveis ao seu alcance" para prevenir um genocídio no território.

A denúncia do país africano foi apresentada ao tribunal no último dia 29. O documento acusa o Estado judeu de descumprir a Convenção Internacional contra o Genocídio, segundo o qual o termo pode ser definido a partir de cinco diferentes práticas: matar membros de um determinado grupo nacional, étnico, racial ou religioso; causar danos físicos ou mentais graves a eles; infligir a essas pessoas condições de vida que destruam sua capacidade de sobrevivência; impedir sua proliferação; transferir crianças desse grupo para outro local de forma forçada.

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta apoio à denúncia da África do Sul. O posicionamento foi divulgado horas depois de o presidente ter se reunido com o embaixador palestino no Brasil, Ibrahim Alzeben.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Briga pela direita Há 5 Horas

'Só depois que eu estiver morto', diz Bolsonaro de Tarcísio e lideranças da direita para 2026

economia Nubank Há 5 Horas

Clientes que sacaram dinheiro sem saldo no Nubank podem ser presos

justica Vídeo Há 4 Horas

Imagens mostram momento em que empresário é morto a tiros em Guarulhos

mundo EUA Há 5 Horas

'Brincadeira' de Halloween deixa jovem cega em Chicago

fama Redes Sociais Há 4 Horas

Produtor se pronuncia após vazamento de vídeo de sexo

fama JAMES-VAN DER BEEK Há 23 Horas

Astro de 'Dawson's Creek' abre o coração sobre câncer

fama Georgina Cooper Há 7 Horas

Morre Georgina Cooper, popular modelo dos anos 90

fama Príncipe William Há 22 Horas

Príncipe William confessa que este foi o ano "mais difícil" da sua vida

tech Espaço Há 6 Horas

Astronauta da NASA mostra foto da Terra como nunca se viu

fama Justiça Há 5 Horas

Suspeitos de envolvimento em morte de Liam Payne são presos na Argentina