Estratégia funciona e Grêmio avança na Libertadores

A quase 3 mil metros de altitude, o time brasileiro derrotou o time equatoriano por 3 a 2 e garantiu sua classificação

© Reprodução/Facebook FBPA

Esporte Classificado 14/04/16 POR Estadao Conteudo

O Grêmio foi cuidadoso para fazer bonito na altitude de Quito. Numa decisão incomum, chegou ao Equador com quase uma semana de antecedência para enfrentar a LDU. E todo o planejamento do clube foi recompensado na noite desta quarta-feira. A quase 3 mil metros de altitude, o time brasileiro derrotou o time equatoriano por 3 a 2 e garantiu sua classificação às oitavas de final da Copa Libertadores.

PUB

O triunfo levou a equipe gaúcha aos oito pontos, na segunda colocação do Grupo 6. Assim, ficou com a segunda vaga da chave na próxima fase. A primeira já era do Toluca, com campanha invicta e 13 pontos. LDU e San Lorenzo (ambos com três pontos), campeão da Libertadores em 2014, não têm mais chances de avançar, faltando ainda uma rodada para fechar o grupo.

O Grêmio decidiu a partida desta quarta ainda no primeiro tempo, ao abrir 2 a 0 aos 25 minutos. Sem se abalar pela altitude, o time brasileiro controlou a partida com uma forte disciplina tática. Firme na defesa e preciso nos ataques pontuais, quase sempre em contra-ataque, na etapa inicial, buscou os gols que precisava para assegurar a vitória.

O JOGO - O Grêmio tinha diversos obstáculos em seu caminho nesta noite. Desde os naturais - o campo encharcado e mal cuidado e a altitude de quase 3 mil metros - até os técnicos, que são as qualidades da LDU, acostumada a ser superior em casa. Mas, para tanto, a diretoria fez uma aposta ousada: levou o time para se adaptar às condições equatorianas com uma semana de antecedência.

Se teve ousadia no planejamento, Roger Machado preferiu a cautela em campo. Ciente do bom poder de fogo da LDU em casa, o técnico colocou seu time na retranca no primeiro tempo e, exigindo forte aplicação tática dos seus jogadores, apostou nos contra-ataques. Como resultado, o Grêmio já vencia a LDU por 2 a 0 aos 25 minutos de jogo. Foram duas investidas no ataque, foram dois gols.

O primeiro surgiu aos 12 em rápida tabela entre Douglas e Luan. O veterano acabou recebendo a bola entre dois marcadores, cortou um dos zagueiros dentro da área e bateu para as redes. Aos 25, outra boa enfiada, desta vez de Giuliano para Bobô. O atacante, cara a cara com o goleiro Domínguez, bateu rasteiro e ampliou a vantagem dos visitantes.

Bem-sucedida no ataque, a estratégia também deu resultados na defesa. A zaga de Roger Machado conteve três boas investidas do setor ofensivo equatoriano antes do intervalo. Garantido atrás, o time gaúcho ainda teve chance de marcar o terceiro, em finalização de longe de Bobô, aos 40. Domínguez fez boa defesa.

Após conter a pressão da LDU no fim do primeiro tempo, o Grêmio levou um susto aos 31 segundos da etapa final. Quinteros disparou pela direita e bateu forte. Marcelo Grohe foi buscar a bola no fundo do gol. Era tudo o que o time da casa queria para emplacar nova pressão em busca do empate.

Mas Walace, novamente destaque do time gremista, esfriou os ânimos da LDU ao marcar o terceiro do Grêmio logo na sequência. Após cruzamento de Marcelo Hermes na área, o goleiro espalmou para a entrada da área. Walace encheu o pé e acertou o ângulo, aos seis minutos: 3 a 1.

Novamente com boa vantagem, o Grêmio voltou a buscar o ataque com mais frequência. No entanto, também levou sustos. A LDU tinha dificuldade na armação, mas mesmo assim conseguiu marcar o segundo gol. O lance, de sorte, surgiu em finalização de Cevallos. A bola desviou na defesa e enganou Marcelo Grohe, aos 31.

O gol deu certa sobrevida à esperança ao time equatoriano, que via ser encerrada qualquer chance de classificação com a derrota. Nos minutos finais, a retranca de Roger Machado funcionou bem e o Grêmio assegurou os três pontos.

O time gaúcho vai encerrar sua participação na fase grupos na próxima terça-feira. O time brasileiro receberá o Toluca sem maiores preocupações por já ter a classificação garantida.

FICHA TÉCNICA:

LDU 2 x 3 GRÊMIO

LDU - Alexander Domínguez; José Quinteros (Jairo Padilla), Luis Romero, Julio Ayovi e Pervis Estupiñán (José Cevallos); Edison Vega, Exequiel Benavídes, Brahian Alemán e Diego Morales; Edson Puch (Alejandro Villalva) e Carlos Tenorio. Técnico: Álvaro Gutiérrez.

GRÊMIO - Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Fred, Pedro Geromel e Marcelo Hermes; Walace, Edinho, Giuliano, Douglas (Pedro Rocha) e Luan (Bressan); Bobô (Lincoln). Técnico: Roger Machado.

GOLS - Douglas, aos 12, e Bobô, aos 25 minutos do primeiro tempo. Quinteros, aos 31 segundos, Walace, aos 6, e Cevallos, aos 31 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Alemán, Bobô, Marcelo Grohe, Tenorio, Wallace Oliveira.

ÁRBITRO - Roberto Tobar (Chile).

RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.

LOCAL - Estádio Casa Blanca, em Quito (Equador).

Com informações do Estadão Conteúdo. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 11 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

fama MAIDÊ-MAHL Há 12 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

justica Itaúna Há 11 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

economia Carrefour Há 9 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

esporte Indefinição Há 11 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

fama Harry e Meghan Markle Há 3 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

brasil Brasil Há 7 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

brasil São Paulo Há 12 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama Documentário Há 4 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

fama Autobiografias Há 6 Horas

Celebridades que publicaram autobiografias reveladoras