© University of Chicago / SDSS-V / Melissa Weiss
Um grupo de pesquisadores estudando uma supernova descobriu que ela é composta por restos de uma estrela ainda maior, com cerca de 50 vezes a massa do Sol.
PUB
O que torna essa descoberta ainda mais surpreendente é que uma estrela desse tamanho deveria colapsar diretamente em um buraco negro.
“Nunca vimos nada assim”, disse Alex Ji, um dos responsáveis pela pesquisa da Universidade de Chicago. “O que quer que tenha acontecido, deve ter sido incrível. Chamamos a progenitora da supernova de ‘Estrela Barbenheimer’ por sua nucleossíntese espetacular.”
A estrela em questão, chamada J0931+0038, foi avistada pela primeira vez em 1999. No entanto, apenas recentemente os avanços tecnológicos permitiram aos astrônomos obter mais detalhes sobre sua composição.
“Às vezes vemos algumas dessas características, mas nunca vimos todas elas em uma única estrela”, disse Jennifer Johnson, astrônoma da Universidade Estadual do Ohio.
A descoberta da Estrela Barbenheimer levanta novas questões sobre a evolução das estrelas e a formação de buracos negros.
Leia Também: NASA desvenda novo avião supersônico; veja as imagens