Ederson fica com o prêmio de melhor goleiro do mundo

Arqueiro do Manchester City, ele foi um dos responsáveis pelo ano extremamente vitorioso do Manchester City

© Getty Images

Esporte The Best 15/01/24 POR Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ederson foi escolhido pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) como o melhor goleiro da temporada 2022/23. O brasileiro de 30 anos foi um dos premiados da cerimônia The Best, realizada em Londres na noite inglesa de segunda-feira (15).

PUB

Arqueiro do Manchester City, ele foi um dos responsáveis pelo ano extremamente vitorioso do Manchester City. A equipe azul conquistou o Campeonato Inglês, a Copa da Inglaterra e a Liga dos Campeões da Europa.

Em 51 partidas disputadas -três delas pela seleção brasileira-, Ederson tomou 45 gols. No caminho para o título europeu, buscou a bola no fundo da rede apenas quatro vezes em 11 partidas. Ainda mais impressionante, foi vazado só em três ocasiões nas sete partidas do mata-mata.

O paulista de Osasco se tornou o segundo brasileiro a vencer a eleição de melhor goleiro da Fifa, que tem votos de capitães e técnicos de seleções nacionais, jornalistas e torcedores. Alisson, do Liverpool, ficou com o troféu em 2019.

Para receber o prêmio, Ederson superou o belga Thibaut Courtois, 31, do Real Madrid, e o marroquino Yassine Bono, do Al Hilal. Em seu breve discurso, agradeceu a familiares, treinadores de goleiros do Manchester City e seus companheiros no time.

SELEÇÃO BRASILEIRA E VINICIUS JUNIOR TAMBÉM SÃO PREMIADOS

Fora lista de finalistas ao prêmio de melhor jogador, Vinicius Junior foi incluído na seleção da temporada, que é construída em parceria com a Fifpro, o sindicato mundial dos jogadores de futebol. Foi o único brasileiro da lista, que não tem Ederson.

Vinicius Junior forma o trio de ataque com o argentino Messi, que defendeu o Paris Saint-Germain antes de se transferir ao Inter Miami, e o inglês Bellingham, que chegou ao Real Madrid após período de destaque no Borussia Dortmund.

A seleção brasileira, apesar da fase terrível, também foi premiada. O time verde-amarelo foi agraciado com o prêmio Fifa Fair Play, por reconhecimento de seu ato contra o racismo, com o uso de uniforme preto em amistoso contra Guiné.

Ex-jogadores ilustres subiram ao palco para receber o troféu: Cafu, Roberto Carlos, Julio Cesar, Ronaldo, Belletti e Roque Júnior. "Futebol é uma das maiores ferramentas de inclusão social que existem no mundo. O racismo é uma questão de educação. Vamos educar as pessoas para que possamos viver em um mundo de igualdade", disse Cafu.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Investigação 26/12/24

Laudo aponta que míssil da Rússia derrubou avião no Cazaquistão

brasil Urgência Há 3 Horas

Avião da Latam declara emergência após decolar de Brasília e faz pouso forçado

fama Emergência Médica Há 22 Horas

Internado na UTI, saiba quem é Toguro, influencer indiciado por homicídio

fama Tragédia Há 21 Horas

Ator de 'Baby Driver', Hudson Meek, morre aos 16 anos

fama LUTO Há 23 Horas

Famosos lamentam morte de Ney Latorraca

economia Trabalhadores Há 5 Horas

Salário mínimo subirá R$ 106 e novo valor passará a ser de R$ 1.518 a partir de 1º de janeiro

brasil São Mateus do Sul Há 22 Horas

Equipe médica e paciente morrem em acidente com ambulância no Paraná

fama Justiça Há 14 Horas

Baldoni é processado por ex-assessora em polêmica envolvendo Blake Lively

mundo Cazaquistão Há 5 Horas

Homem que filmou despedida à mulher durante queda de avião sobreviveu

esporte Redes Sociais Há 21 Horas

Muçulmano, Salah posta foto celebrando Natal e é criticado por internautas: 'Hipocrisia'