Australiana se torna 2ª mulher mais rápida da história da natação

Em dois dias, Cate Campbell fez duas das quatro melhores apresentações da história

© Reuters

Esporte Irmãos 14/04/16 POR Estadao Conteudo

Depois de perder para a irmã mais nova, Bronte, nas finais dos 50m livre e dos 100m livre no Mundial de Kazan, no ano passado, Cate Campbell está novamente disposta a ser a grande estrela das provas femininas de velocidade na natação. Nesta quinta-feira (14), ela fechou a seletiva australiana para os Jogos Olímpicos do Rio com uma vitória incrível nos 50m livre. Completou em 23s84, segundo melhor marca da história na prova.

PUB

Cate já havia assumido o posto de terceira mulher mais rápida da natação em todos os tempos ao vencer a semifinal, quarta, com 23s93. Assim, em dois dias, fez duas das quatro melhores apresentações da história. Só fica atrás dos 23s73 que a alemã Britta Steffen conseguiu em 2009, utilizando os depois proibidos trajes tecnológicos.

Atual campeã mundial, Bronte Campbell ficou em segundo na final dos 50m livre e também garantiu lugar nessa prova no Rio-2016. As duas irmãs vão nadar os 50m e os 100m livre, além dos revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley.

CONVOCAÇÃO - Com o encerramento da seletiva, a Austrália anunciou a convocação de 34 nadadores para os Jogos Olímpicos do Rio, mas sabendo que esse número fatalmente será ampliado para 37.

Isso porque a Austrália não conseguiu terminar entre as 12 primeiras do revezamento 4x100m livre masculino no Mundial de Kazan e, por isso, não assegurou vaga direta no Rio-2016. Nesta quinta, os australianos fizeram uma tomada de tempo e assumiram o terceiro lugar do ranking mundial considerando as temporadas 2015 e 2016, só atrás de França e Rússia, ouro e prata no Mundial de Kazan.

Com 3min12s26, a Austrália tem a melhor marca entre os quatro países que vão ao Rio-2016 pelo ranking, com gigantesca folga sobre a Espanha, segunda colocada nesse ranking e 14.ª no geral. Como o período de classificação não terminou, a Austrália ainda não pode agir com a certeza de que disputará o 4x100m livre masculino no Rio-2016.

Isso faz com que, por enquanto, James Magnussen não esteja convocado para a Olimpíada. Com a natural classificação da Austrália para o 4x100m livre, ele será chamado junto com ames Roberts e Matthew Abood.

Cameron McEvoy, agora terceiro mais rápido da história nos 100m livre, vai nadar também os 50m e os 200m, além dos três revezamentos. Kyle Chalmers, que tirou o recorde mundial júnior dos 100m livre de Matheus Santana, só nadará essa prova e o 4x100m livre. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 15 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 15 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 23 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 8 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 16 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 16 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 11 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 15 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos