Regras rígidas que os famosos devem seguir no Oscar: Até ir ao banheiro!
Tudo é cronometrado, até o tempo para o famoso ir ao toalete!
Regras rígidas que os famosos devem seguir no Oscar: Até ir ao banheiro!
Embora as premiações sejam destinadas a celebrar as produções e os famosos, essas cerimônias também são um 'espetáculo' à parte... Cada aspecto da cerimônia é cuidadosamente pensado e gerenciado para que o nível de prestígio continue altíssimo e possa manter uma certa imagem e integridade aos olhos do público.
Justamente por isso, há uma série de regras que as celebridades devem seguir, algumas das quais começam antes mesmo do início do evento e se estendem até o pós-festa. Tudo é cronometrado, até o tempo para o famoso ir ao banheiro! Bizarro? Pois...
Na galeria, saiba mais sobre as regras e o protocolo rígido nos bastidores das premiações mais conhecidas!
© Getty Images
Fique na sua pista designada!
O tapete vermelho é essencialmente dividido em duas pistas, de acordo com a ABC. Uma pista é para os famosos do primeiro escalão de Hollywood e a outra é para, bem, todos os outros. O motivo da separação é ajudar os fotógrafos a obterem as melhores fotos das maiores estrelas.
©
Getty Images
Distância dos parceiros não famosos
Os fotógrafos também exigirão que pessoas anônimas se afastem dos seus parceiros famosos, e eles o fazem usando a frase educada: "Can we get a fashion?" ("Podemos ter moda?" em português) que, de acordo com o fotógrafo do Los Angeles Times Jay L. Clendenin, é bem conhecido por significar "saia de cena".
©
Getty Images
Os discursos não devem exceder 45 segundos
Em 2010, o limite de tempo do discurso de aceitação do Oscar foi reduzido para 45 segundos, embora tenha aumentado para 90 segundos em 2019, incluindo o tempo que leva para sair do assento até chegar à estatueta. "Quanto mais rápido você chegar ao palco, mais tempo terá para falar", disse a produtora Donna Gigliotti ao USA Today. Se você for como a atriz Jennifer Coolidge, pode simplesmente dançar ao som da música tentando dar aquela enganadinha!
©
Getty Images
Os discursos não devem exceder 45 segundos
A regra foi inspirada primeiro pela atriz Greer Garson, que falou por mais de cinco minutos em seu discurso de aceitação em 1943, e novamente quando Adrien Brody falou por três minutos quando ganhou o Oscar de Melhor Ator por seu papel em 'O Pianista', durante o qual ele reconheceu o limite de tempo piscando e, quando a música começou a tocar, pediu ao produtor para "cortar".
©
Getty Images
Dress code para homens
O Oscar originalmente tinha um código de vestimenta que os homens "devem usar fraque com gravata borboleta branca e gola alta", mas a premiação depois aceitou "gravata preta de Hollywood", o que significa que os homens não precisam mais de fraque, mas deve-se usar gravata ou gravata borboleta.
©
Getty Images
Dress code para mulheres
As mulheres devem usar vestidos de noite compridos, e quanto mais alta costura, melhor. No entanto, a história do Oscar viu algumas estrelas quebrarem as regras, como em 1974, quando Cher usava um look escandaloso (ou carnavalesco?) que mostrava sua barriga e apresentava uma grande peça pomposa na cabeça.
©
Getty Images
Atenção ao linguajar
As estrelas não têm permissão para xingar ou usar linguagem chula no palco, embora isso ainda aconteça ocasionalmente na onda das emoções. Todas as músicas tocadas no Grammy, por exemplo, devem ser limpas, e locutores e artistas devem evitar xingamentos a todo custo.
©
Getty Images
Os artistas do Grammy não podem beber
A tolerância é zero para o álcool durante ou antes do show quando se trata de artistas no Grammy. Apesar de não haver teste de bafômetro, a real é que se os famosos forem flagrados quebrando essa regra, eles não mais convidados a voltar nas próximas edições da premiação.
©
Getty Images
Grammy deve aprovar cabelo e maquiagem
Cada artista no Grammy, e seus dançarinos e cantores de fundo, devem passar pela equipe de cabelo e maquiagem da premiação antes de subir no palco. Se acharem que está over, vão orientar mudanças no visual...
©
Getty Images
Os artistas do Grammy têm que se 'cobrir'
Em 2013, a CBS, rede que transmite o Grammy Awards, enviou um e-mail solicitando que "nádegas e seios femininos sejam adequadamente cobertos" e que "roupas transparentes" fossem evitadas, assim como quaisquer marcas ou logotipos.
©
Getty Images
Os artistas do Grammy têm que se 'cobrir'
Inclusive, Anitta atendeu os requisitos do Grammy. A cantora, que foi indicada ao prêmio de Artista Revelação em 2023, elegeu esse belo look elegante e comportado - e a gente sabe que a Poderosa adora um modelito sensual, né?
©
Getty Images
Sem playback no Grammy
Alguns dos maiores artistas foram pegos fazendo playback ao vivo, mas atribuem isso à necessidade porque estavam doentes ou havia problemas técnicos. Isso não é uma opção no Grammy, uma vez que a sincronização labial foi banida de suas apresentações desde 2012.
©
Getty Images
Sem playback no Grammy
O veterano coordenador de áudio da premiação, Michael Abbott, proibiu o playback, mas compartilhou "algumas apresentações são tão exigentes em termos de design de som que deve haver algo do que chamamos de aumento de faixa", o que pode explicar a performance de Cardi B em 2019 cantando 'Money '
©
Getty Images
É proibido trazer lanches e bebidas
Algumas premiações duram cerca de três horas, fora o tempo de tapete vermelho, e enquanto o Globo de Ouro oferece jantar, o Oscar não. Organizadores dessas cerimônias também proíbem as estrelas de trazerem seus próprios lanches e bebidas, embora muitos sejam conhecidos por quebrarem essa regra contrabandeando barras energéticas em seus bolsos.
©
Getty Images
É proibido trazer lanches e bebidas
No Oscar de 2014, a apresentadora Ellen DeGeneres zombou da política de proibição de comida e mandou entregar pizza na cerimônia. Jimmy Kimmel fez algo semelhante ao oferecer pequenas marmitas para os convidados com batatas fritas, biscoitos, lanchonetes e balas de menta.
©
Getty Images
Tempo de pausa muito curto
No conforto das nossas casas podemos correr para o banheiro facilmente durante os comerciais, mas não é tão simples para as celebridades quando precisam recorrer ao toalete, que costuma estar do lado de fora da sala de premiação e ter filas enormes! Michael Keaton perdeu o momento em que foi anunciado como vencedor do SAG Award de Melhor Ator em Filme para TV ou Série Limitada, e precisou correr para o palco: "Desculpe, ida rápida ao banheiro masculino e a propósito, está cheio", disse ele, antes de começar o seu discurso de aceitação do prêmio.
©
Getty Images
Tempo de pausa muito curto
Se as estrelas demorarem muito no intervalo e as câmeras começarem a rodar novamente, elas não poderão voltar aos seus lugares. Os famosos têm que esperar até o próximo comercial e, enquanto isso, seu lugar será ocupado por outra pessoa. No caso de celebridades ganhando prêmios enquanto estão no banheiro, no Brit Awards de 2014, Harry Styles foi autorizado a se juntar ao One Direction, pois eles ganharam o Global Success Award. O cantor chegou e se desculpou pelo atraso porque teve que "fazer xixi".
©
Getty Images
Sem assentos vazios
A premiação deve ser um dos eventos mais badalados, e ter assentos vazios não torna isso muito crível, então os produtores garantem que todas as cadeiras estejam ocupadas, de acordo com o E! News. Por sinal, os ocupantes de assento também têm regras rígidas a seguir.
©
Getty Images
Sem assentos vazios
Os ocupantes de assentos não podem usar cores vivas ou qualquer coisa que possa ofuscar uma celebridade, portanto, suas roupas também costumam ser pré-aprovadas. Eles não têm permissão para falar com celebridades ou tirar fotos, ou olhar para a câmera se estiver por perto.
©
Getty Images
Não vender ou jogar fora a estatueta
O Oscar diz especificamente em seu site: "Os vencedores do prêmio não devem vender ou de outra forma dispor da estatueta do Oscar, nem permitir que ela seja vendida ou alienada por força de lei, sem primeiro oferecer a venda à Academia pela quantia de 1 dólar. Esta regra também se aplica aos herdeiros e cessionários dos vencedores do Oscar que possam adquirir uma estatueta por doação ou herança".
©
Getty Images
O riso é obrigatório
As coisas inevitavelmente dão errado durante a transmissão porque as estrelas são, afinal, humanas. Mas o humor é a maneira preferida da Academia de evitar esses erros, e é por isso que eles supostamente têm roteiristas de comédia nos bastidores fazendo piadas para ajudar os apresentadores nas situações mais embaraçosas. A piada de Jimmy Kimmel após o desastre de 'La La Land'/'Moonlight' foi um exemplo, de acordo com Ossa.
©
Getty Images
Do discurso direto para mini entrevistas!
Imediatamente após o discurso de aceitação e quase sem tempo para processar a conquista, as estrelas têm que ir para uma sessão de perguntas e respostas rápidas com a imprensa, respondendo questões padrões. Por exemplo, como é vencer e onde eles vão guardar o troféu.
©
Getty Images
É preciso declarar e pagar impostos sobre sacolas de presentes
Embora as estatuetas sejam obviamente o principal prêmio da noite, os indicados ao Oscar também recebem sacolas de "brindes" que geralmente valem mais de 100 mil dólares! Em 2022, uma sacola - que incluía desde azeite com infusão de ouro até um voucher de 10 mil dólares em cirurgia plástica - valia mais de 137 mil dólares, relatou o CNBC. Se a estrela aceitar o chamado presente, eles são de fato tributáveis. Na foto está a sacola de presente de 2004, que incluía uma Scooter elétrica, um voucher de viagem para uma ilha particular em Fisher Island, bolsas Jelly Brand, uma coleção de produtos para a pele e pulseiras de couro vintage.
©
Getty Images
É preciso declarar e pagar impostos sobre sacolas de presentes
A Receita Federal dos EUA considera esses mimos tributáveis porque não são realmente "presentes", mas sim destinados a influenciar celebridades a usarem determinados produtos e serviços. Assim, o valor dos brindes, que depende do aproveitamento de todas as férias e serviços, é contabilizado como rendimento no imposto de renda dos destinatários.
©
Getty Images
É preciso declarar e pagar impostos sobre sacolas de presentes
De acordo com a CNBC, o Oscar realmente parou de distribuir sacolas de presentes para apresentadores e artistas em 2006 devido ao escrutínio do imposto. "Parecia um pouco inapropriado oferecer um gesto de agradecimento que carregava consigo uma obrigação [fiscal]", disse um porta-voz da Academia à CNN em 2006.
©
Getty Images
A moda sustentável é incentivada
Para reduzir o impacto do desperdício da indústria da moda, muitas cerimônias como o SAG Awards e o Oscar pediram aos convidados que fizessem escolhas sustentáveis. O BAFTA até compartilhou um guia de moda sustentável para encorajar as estrelas a atualizarem antigos looks, alugarem roupas de grife ou escolherem peças vintage. Um exemplo foi no SAG Awards de 2020, onde Jennifer Aniston usou um vestido vintage de cetim branco Dior de 1999.
©
Getty Images
A moda sustentável é incentivada
A atriz de 'Lady Bird - A Hora de Voar' (2017), Saoirse Ronan, deu uma grande aula no guia de moda sustentável ao usar um vestido Gucci no Oscar de 2020 com um corpete feito com o excesso de tecido de seu vestido no BAFTA, informou a Elle.
©
Getty Images
A moda sustentável é incentivada
Joaquin Phoenix foi provavelmente a celebridade masculina mais dedicada quando se trata dessa regra, e ele usou o mesmo smoking Stella McCartney para o Globo de Ouro, o Critics' Choice Awards, o SAG Awards, o BAFTA e o Oscar durante sua temporada de prêmios conquistados por conta do seu Coringa.
©
Getty Images
Precisão até na pós-festa!
A festa pós-Oscar da Vanity Fair mostra as estrelas mudando para roupas um pouco mais confortáveis, mas ainda há algumas regras a serem seguidas. De acordo com a repórter de entretenimento Angela Bishop, toda celebridade tem um horário de chegada definido que deve seguir. "Diga que são 21h11 até 21h13 e se você não chegar nesse horário, não entrará", frisou.
©
Getty Images
Fama
Premiações
23/01/24
POR Notícias Ao Minuto
Embora as premiações sejam destinadas a celebrar as produções e os famosos, essas cerimônias também são um 'espetáculo' à parte... Cada aspecto da cerimônia é cuidadosamente pensado e gerenciado para que o nível de prestígio continue altíssimo e possa manter uma certa imagem e integridade aos olhos do público.
Justamente por isso, há uma série de regras que as celebridades devem seguir, algumas das quais começam antes mesmo do início do evento e se estendem até o pós-festa. Tudo é cronometrado, até o tempo para o famoso ir ao banheiro! Bizarro? Pois...
Na galeria, saiba mais sobre as regras e o protocolo rígido nos bastidores das premiações mais conhecidas!
PARTILHE ESTA NOTÍCIA