Agro e evangélicos montam ofensiva contra plano de educação do governo Lula

A ação dos parlamentares acirra ainda mais os ânimos da relação entre o governo petista e a ala mais conservadora do Congresso

© Shutterstock

Brasil Educação 25/01/24 POR Folhapress

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - As bancadas ruralista e evangélica do Congresso Nacional se mobilizaram contra o PNE (Plano Nacional de Educação) do governo Lula (PT).

PUB

Em nota conjunta publicada nesta quarta-feira (24), os dois grupos, além de outras frentes do Congresso ligadas a movimentos conservadores, pedem o adiamento da Conae (Conferência Nacional de Educação) deste ano e tecem críticas às políticas educacionais da gestão petista.

A ação dos parlamentares acirra ainda mais os ânimos da relação entre o governo petista e a ala mais conservadora do Congresso, e coloca novamente a educação como palco dessa disputa política.

Em novembro de 2023, a bancada ruralista já havia criticado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e pedido anulação de questões relacionadas ao agronegócio -as perguntas, segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, tinham sido elaboradas no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Mais recentemente, após Lula revogar uma norma que suspendia um benefício tributário a pastores, a bancada evangélica fez críticas à gestão petista e pediu a retomada da vantagem.

A Conae de 2024 foi convocada de forma extraordinária pelo governo Lula para debater o Plano Nacional de Educação e está marcada para começar em 28 de janeiro. A programação vai até o dia 30.

As frentes parlamentares criticam trechos do documento de referência da conferência e que deve balizar as discussões do grupo. Elas afirmam que há pontos com viés político e ideológico no documento.

A Conae propõe, por exemplo, a desmilitarização das escolas, critica a prática de "homeschooling" (ensino em casa), o movimento Escola Sem Partido e políticas chamadas de ultraconservadoras. Também defende temas como diversidade de gênero e religião, debates sobre questões LGBTQIA+ e ambientais.

"O texto base expõe diversas questões político-ideológicas, sem embasamento científico, ao qual recomendamos a suspensão para que todos os setores econômicos e sociais possam participar ativamente das discussões", reclamam evangélicos e ruralistas, em nota.

Trata-se de mais um capítulo da tensão entre Executivo e Legislativo durante o recesso do Congresso Nacional.

A bancada evangélica se mobilizou contra Lula após a revogação dos benefícios tributários para pastores.

No início de 2024, cumprindo um acordo firmado no início de 2023, a Frente Parlamentar Evangélica voltará a ser comandado pela ala mais conservadora e bolsonarista -avessa à gestão petista.

Após ser comandada por Silas Câmara (Republicanos-AM), deputado que mantém diálogo com integrantes do governo Lula, o grupo passará a ser liderado por Eli Borges (PL-TO), do partido de Bolsonaro.

Já a bancada ruralista se consolidou durante o governo Bolsonaro como uma das frentes mais poderosas da Câmara dos Deputados.

Em 2023, liderou não só os movimentos contra o STF (Supremo Tribunal Federal), mas também aplicou derrotas importantes no governo Lula.

Também assinam o documento contra a Conae outras frentes parlamentares, como a de Comércio e Serviço, da Segurança Pública (ligada à bancada da bala) e a do Brasil Texas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Reino Unido Há 19 Horas

Segurança é culpado por planejar raptar, estuprar e matar apresentadora

mundo OMS Há 10 Horas

Talco classificado como "provavelmente cancerígeno" para humanos pela OMS

fama MORTE-GO Há 12 Horas

Morre DJ Blogueirinha, aos 29 anos, em Goiás

fama Neymar Há 19 Horas

Nasce Helena, suposta filha de Neymar Junior com Amanda Kimberlly

fama Bombom Há 19 Horas

Irmã gêmea de Adriana Bombom é encontrada morta no banheiro de casa

tech Cometa 13P/Olbers Há 18 Horas

Cometa que só aparece a cada 69 anos será visível neste sábado

mundo TikTok Há 17 Horas

Funcionária usa atestado falso para viajar e encontra chefe no avião

fama Rafa Justus Há 15 Horas

Rafa Justus posa linda em Miami: "Cabelo de praia, não quero saber!"

brasil Bahia Há 19 Horas

Entenda o caso da criança de 5 anos que ateou fogo na casa por vingança

brasil Transporte de Pet Há 18 Horas

Golden morre durante transporte e família recebe corpo em caixa de gelo